Top

Saúde feminina: hábitos simples para começar o dia

Foto: Divulgação/iStock

O ditado é antigo, mas funciona muito bem: nada como um dia atrás do outro. Uma boa noite de sono é revitalizante, revigorante e muito importante para a saúde física e mental. Mas a forma como você começa o dia pode influenciar toda sua rotina e lhe deixar mais disposta, focada e confiante. Faça do acordar um ritual de autocuidado com alguns hábitos que vão repercutir no seu dia inteiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mal seus olhos se abriram para um novo dia e você já está apalpando as coisas à sua volta em busca do celular? Saiba que esse hábito joga uma dose extra de adrenalina no seu corpo desnecessária para o despertar. Exercite a gratidão neste momento, a oportunidade de ver um novo dia, ouvir o som da chuva ou sentir o cheiro do café. Aprecie a vida e o dia que começa.

Alongamento

Ao acordar, o mais saudável é fazer atividades lentamente, se espreguiçar com calma, fazer um alongamento para preparar o corpo para o movimento e só então pensar em levantar da cama. Como cada um tem um jeito peculiar de dormir, para evitar dores durante o dia, alongue o seu corpo para ele entender que é hora de agir. Aproveite para silenciar a mente enquanto se alonga e foque apenas na sua respiração.

Atividades físicas

O período da manhã é ideal para praticar atividades físicas, pois é neste momento que os níveis de testosterona são maiores no corpo, o que vai dar força e disposição ao longo do dia e sono durante a noite. Além disso, é neste período que o corpo mais libera endorfina, a substância do bem-estar. É o momento ideal para fazer exercício aeróbico em jejum, caminhada, yoga, natação, ou qualquer outra atividade que te dê prazer.

Música

Uma das melhores formas de conexão com o dia que começa é ouvir uma boa música. Acordar cedo, se arrumar com calma, tomar um banho gostoso, fazer uma atividade física e escutar músicas que você goste vai te dar energia e fazer um bem para seu corpo que vai repercutir em vários setores da sua vida.

Calcular rota

Para quem tem insônia e é invadido por pensamentos perturbadores durante a noite, aproveitar as primeiras horas da manhã para fazer exercícios ao ar livre é fundamental para recalcular a rota e pensar sobre o que aflige no momento certo, quando o corpo está cheio de energia. Além disso, o hábito vai dar qualidade de sono e condicionará os pensamentos a aparecerem no momento certo.

Exercite a presença

Embora estejamos sempre conectados à internet, estamos cada vez mais desconectados da natureza e do contato com as pessoas. A interação com o mundo, com o aqui e o agora é um shot de energia que vale por um dia inteiro. Então, viva as primeiras horas do dia de forma intensa, mude o caminho, desça um ponto antes e ande um pouco mais, vá trabalhar um dia sem carro, dê uma carona, peça uma carona, tome um café na padaria perto da sua casa, etc. Comece todos os dias se prestigiando e se paparicando, pois esse momento é seu.

Mais de Beleza