Top

Seu cabelo está ficando fino? Saiba as possíveis causas

Foto: Pixabay

Se você já percebeu perda de volume do cabelo ao longo do tempo, ou muitos dos seus fios caem ao pentear, é preciso tomar alguns cuidados, pois você pode estar passando por um processo de afinamento capilar, uma manifestação que leva à queda e perda dos fios.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Viviane Coutinho, tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), explica as causas desse problema e como tratá-lo.

“Uma das grandes causas de afinamento capilar é a questão genética e biológica da ‘alopecia androgenética’, ou calvície. Isso ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, gerando a ‘queda do cabelo’; essa queda continuada substitui os fios por outros cada vez mais finos e menores, diminuindo assim os cabelos e afastando a risca do cabelo mais larga”, explica.

A tricologista conta que além do problema genético, a falta de vitaminas e o uso de produtos químicos são outras causas.

“O afinamento capilar pode ocorrer também pelas alterações de vitamina no organismo, como a deficiência de biotina, zinco, vitaminas C, D, ferro e vitaminas do complexo B. Além disso, o uso excessivo de produtos químicos, pode ocasionar o afinamento dos fios, sem contar em outros problemas para a saúde capilar”, esclarece Viviane.

O problema de afinamento capilar tem solução, e a tricologista fala mais sobre as formas de tratamento.

“Ao ser identificado o problema de afinamento capilar por um profissional do cabelo, é preciso buscar ajuda dermatológica e tricológica. Passando pela análise do paciente, o quadro poderá ser tratado com aporte nutricional, agregando a carência de vitaminas necessárias; indicar o uso de xampus e loções específicas, terapia capilar e até casos de reposição hormonal. Lembrando novamente que o tratamento depende de cada caso, e o especialista indicará a melhor conduta”, finaliza.

Mais de Beleza