Top

Cuidados com a pele: dermatologista ensina rotina simples e eficaz

Foto: Pexels

Cultivar bons costumes é essencial para a nossa saúde. Com a aparência não é diferente, os cuidados não precisam ser rebuscados e alguns conselhos simples podem ajudar em como sua imagem vai ser refletida no espelho. Pensando no seu bem-estar, saúde e satisfação pessoal, reunimos algumas dicas para o cotidiano.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A aparência física é um fator que preocupa a maioria dos brasileiros e quando está em desacordo com o que cada indivíduo gostaria, pode prejudicar a autoestima e saúde. A pele é um reflexo do funcionamento de nosso organismo”, revela Dra. Adriana de Souza Fernandes, dermatologista no Grupo São Cristóvão Saúde.

De acordo com dados da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, houve um crescimento de 21,9% nas vendas de produtos e cuidados com a pele em 2020 na comparação com 2019 e estes números seguem aumentando. “As pessoas estarem mais preocupadas com os cuidados com a pele é certamente um dado positivo. Afinal, além de cuidados com a aparência, é um preventivo com o risco de câncer de pele”, pontua Dra. Adriana.

Alguns produtos possuem a proposta de autocuidado para a rotina diária, como é o caso de máscaras faciais, argilas, pomadas e outros produtos encontrados no mercado. Porém, eles nem sempre serão adequados para a sua pele. “Nenhum produto químico é absolutamente seguro e incapaz de causar alergia. Ao estrear um creme, observe se há coceira, vermelhidão, ardência, descamação da pele e caso identifique sintomas, suspenda o uso imediatamente e procure um médico dermatologista”, afirma Dra. Adriana. Além disso, um especialista poderia orientar melhor sobre seu tipo de pele e as possíveis lesões, indicando qual o melhor cosmético.

Forma de utilização, componentes da fórmula, reações adversas e frequência de uso estão sempre descritas na embalagem e são questões que devem ser estudadas pelo consumidor antes da aquisição. “Dependendo dos ativos presentes e das suas concentrações, podemos ter um resultado de melhoria da aparência da pele; mas não há resultados duradouros e milagrosos”, revela a médica. Por isso, o cuidado deve ser diário, incluindo uso de chapéus, bonés e protetor solar no rosto e no corpo, em caso de exposição ao Sol entre 10h e 16h.

Além disso, simples práticas podem trazer eficientes resultados: tomar banhos mais mornos e rápidos, evitar se ensaboar demais, usar sabonetes mais hidratantes, evitar as buchas no banho, hidratar a pele com cremes pós banho, usar hidratantes labiais, especialmente em épocas de seca ou frio, ingerir pelo menos 2 litros de água por dia e ter uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas e antioxidantes. Este pequeno ritual diário trará inúmeros benefícios para sua aparência e saúde! Porém, em caso de dúvidas, não hesite em conversar com um especialista, para uma avaliação e orientação individual.

 

Mais de Beleza