Top

Cabelo com química sofre mais no verão; evite danos do sol, cloro, calor e água do mar nos fios

Foto: Divulgação

O verão coincide com a época de festas e viagens, portanto é normal que as pessoas queiram aproveitar a temporada curtindo piscina, clube ou praia. Para a pele, usamos proteção solar, mas é necessário entender que o cabelo também é bastante danificado nessa época do verão. “Hoje em dia, a maioria das mulheres e homens se submete a muitos processos químicos como escovas progressivas, balaiagem, mudança da coloração do cabelo. Tudo isso já traz um dano à estrutura capilar. Esse cabelo que já tem um dano estrutural ou mesmo o cabelo virgem, quando submetido à exposição do mar, por conta do sal, ou mesmo à areia, cloro, vento e sol, sofrerá um dano à estrutura do fio, que é composta por proteínas – e que são quebradas com essa exposição sem proteção”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além disso, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente para aqueles que têm os cabelos muito finos e muitas vezes se esquecem de usar o chapéu ou boné, ou dividem o cabelo da risca do meio à lateral e esquecem de passar o protetor solar em spray”, acrescenta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De acordo com o dermatologista, para evitar os danos do cabelo, a melhor opção é sempre protegê-lo: “Boné ou chapéu de abas largas com proteção de fibra ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção, ajudam a proteger o cabelo; assim que voltar do mar ou piscina, passar a água sem o cloro, tomar uma chuveirada e se não houver essa possibilidade, utilize as brumas em spray ou a água termal; e, além disso, os óleos capilares podem ser interessantes, já que acabam formando um filme no cabelo, de emoliência e de resistência, que protegem como se fosse uma capa de lipídeos”, afirma o médico.

Cassiano lembra que fios descoloridos e tingidos merecem maior atenção com relação à água do mar e da piscina. “Esse contato com a água acaba desbotando e oxidando a cor dos fios tingidos, alterando o tom. A água do mar causa um desgaste de forma que o cabelo loiro tende a ficar amarelado e alaranjado. Já o cloro, que é ainda mais prejudicial, pode deixar os fios esverdeados”, explica o dermatologista. “É possível evitar esses danos, mas o paciente deve usar produtos que contenham filtro solar em suas fórmulas ou com ativos que ajudem a proteger contra o desbotamento da cor e o ressecamento.” “Cabelo descolorido precisa de um bom sistema antioxidante, pois tiramos a pigmentação que confere a proteção contra os raios UV e a hidratação dos fios”, acrescenta o médico.

A farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, sugere dois poderosos ativos: Liponutrium Hair e Reparage. “O primeiro é um complexo de óleos vegetais que possui alto poder de penetração na fibra, elevada afinidade e interação com as estruturas capilares lipídicas internas e externas, garantindo cuidado multinível dos fios danificados e ressecados. Já ReparAge repõe aminoácidos e proteínas, devolvendo a saúde capilar, além de ter a função de aumentar o diâmetro do fio e impedir a cascata de danos resultantes do envelhecimento pelos danos “ambientais”, processos químicos, térmicos e mecânicos diz Patrícia. “Para proteção, Shield MDC é capaz de impedir danos das radiações UV, luz visível e tem ação antipoluição, além de proteger também os fios descoloridos dos danos dos radicais livres”, explica.

A forma de utilização desses produtos varia, porém, de forma geral, o produto deve ser aplicado no cabelo ainda úmido, mecha a mecha, massageando da raiz em direção às pontas. “Quando o uso é feito na praia ou na piscina, você deve espalhar o produto pelos fios antes da exposição e reaplicar depois de cada mergulho ou a cada duas horas”, recomenda o médico, que finaliza: “Não pense que o uso é necessário apenas na praia ou na piscina. Assim como devemos fazer com a pele, o uso do protetor solar no cabelo é indicado diariamente quando o paciente está em exposição direta, mesmo nos dias nublado”, diz o médico.

De acordo com Patrícia, os complexos orais com suplementos alimentares (vitaminas, minerais e nutrientes funcionais) colaboram e muito para que haja uma ação antioxidante efetiva nos fios de proteção contra esses danos, da mesma forma que conseguem reestruturar e melhorar a qualidade desse fio. 

O folículo capilar por conter glicocálix (conjunto de cadeias de carboidratos aderidos externamente às proteínas) em sua estrutura, necessita de Exsynutriment, silício orgânico rico em colágeno, para manter a integridade desta estrutura e proporcionar uma ancoragem de alta eficiência, diminuindo a queda do cabelo e promover um incremento do fluxo de nutrientes, favorecendo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da densidade capilar. Já In.Cell é um ingrediente funcional preparado a partir da gema do ovo esterilizada rica em DHA. Ele contém aminoácidos essenciais, lipídeos e ácidos graxos mono e poli-insaturados (ômegas 3, 6, 7 e 9) nas proporções adequadas para o consumo humano. O ativo age na nutrição celular, que melhora o aporte proteico do fio de cabelo. Essa suplementação é capaz de garantir uma ação protetora global diante das diferentes condições que degradam a estrutura dos fios durante o verão”, finaliza Patrícia.

 

Mais de Beleza