Top

Depilação a laser: busca por serviço aumenta entre público masculino

Foto: Spencer Selover/Pexels

O mercado de estética brasileiro é um dos mais diversificados e dinâmicos do mundo, com crescimento consistente mesmo em momentos de crise. Essa diversidade é diretamente refletida no aumento da busca por produtos e procedimentos estéticos, antes conhecidos e mais predominante no público feminino, agora vem conquistando cada vez mais homens.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o segmento de beleza masculina brasileiro é considerado um dos mais inovadores do mundo. E como uma das responsáveis por uma grande parcela da demanda por procedimentos estéticos, está a depilação a laser, dentro de um mercado que movimenta R$ 32 bilhões por ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF. Já em pesquisa de mercado realizada pela Espaçolaser em 2021, a procura pelo procedimento cresceu para 5,0%, frente aos 69 milhões de brasileiros que realizam o procedimento de depilação, e não apenas entre o público feminino.

O movimento, percebido também pela Espaçolaser – maior empresa de depilação a laser do mundo -, teve um aumento significativo nos últimos três anos, com crescimento expressivo: cerca de 40 mil homens passaram a realizar o tratamento na rede, registrando uma variação de mais de 3%. Mesmo com a alta procura pelo procedimento por mulheres, hoje os homens já ocupam quase 10% da base total de clientes da companhia.

Além do aumento da demanda pelo público masculino, a mudança de comportamento do consumidor também é perceptível ao longo dos anos, uma vez que os homens entenderem que já realizam a depilação ao tirar pelos do nariz, orelha e barba, com frequência. Em 2018, as áreas mais procuradas por homens eram barba, tórax e costas. Contudo, após perceberem a eficácia e praticidade do procedimento, foi identificado um aumento pela procura do procedimento nas regiões da virilha (com a maior variação, registrando um aumento de 7,44%), abdômen, ânus, costas e tórax. 

“É importante destacar que o tratamento se torna ainda mais relevante para esse público, uma vez que a depilação a laser é um processo permanente, que não agride a pele, sendo capaz de eliminar a foliculite, por exemplo. Além disso, comparado aos métodos tradicionais, é considerado o procedimento mais sustentável, desta forma, sem impactar o meio ambiente”, comenta Ana Carolina Cury, fisioterapeuta dermatofuncional e gerente da área técnica da Espaçolaser.

A ideia de que homens não são vaidosos e se preocupam apenas com barba, cabelo e bigode ficou para trás e algumas regiões do Brasil, que mostram um avanço significativo no mercado, com destaque para estados do Nordeste do País, que quase dobraram a porcentagem na busca do serviço no período, com o exemplo de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, que tiveram um crescimento de mais de 6% entre os clientes masculinos. 

Mais de Beleza