Top

Aprenda a testar a elasticidade natural do seu cabelo

Foto: Valeriia Kogan/Unsplash

A elasticidade é um dos itens mais importantes na avaliação do cabelo. Esse elemento se refere à capacidade do cabelo de se esticar e contrair. Fios com pouca elasticidade apresentam-se quebradiços, podendo ser consequência de diversos fatores, como processos químicos, sol, vento, inflamações no couro cabeludo etc.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para a tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, a elasticidade do cabelo é importante, pois promove a integridade dos fios e evita que se quebrem com facilidade, durante a escovação e manipulação do cabelo. Ela ressalta ainda, como fazer o teste para analisar como está a elasticidade natural dos seus fios.

“Faça um teste pegando um fio de cabelo. Tente puxá-lo levemente, antes que quebre por conta da força. Se seu cabelo quebra rapidamente, ele está sem força e elasticidade; caso quando você puxa o fio ele até estica, mas não volta ao estado normal, ele precisa ser reconstruído; mas, se o fio após ser puxado volta à forma original e não quebra, é sinal de que ele está saudável!”, explica.

Viviane salienta que após o teste no cabelo é possível fazer uma análise e, através de tratamentos específicos, devolver a elasticidade aos fios.

“O método que recomendo é criar um cronograma capilar, para cuidar dos fios. Quando o fio se mostrar com resistência, mas depois se parte, você pode fazer uma nutrição e hidratação, utilizando óleos e máscaras. Já se o fio estica, mas não volta ao estado normal, é sinal de que precisam de reconstrução, com produtos à base de proteínas e queratina”, esclarece.

A tricologista declara ainda que o teste de elasticidade capilar não substitui uma avaliação profissional.

“O teste de elasticidade ajuda a identificar o que os fios precisam, mas um profissional dispõe de equipamentos específicos para análise do fio e conhecimento técnico e científico, principalmente no caso de alguma disfunção capilar mais grave”, finaliza.

Mais de Beleza