Top

Beleza no verão: veja 5 estratégias para manter a pele linda

Foto: Gustavo Fring/Pexels

As altas temperaturas chegaram e, por conta delas, devemos ter consciência dos cuidados com a pele nesse período. Mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, o verão também pode ser uma época importante para cuidar da pele – é claro que com procedimentos menos agressivos. Quer saber quais são as estratégias mais eficientes para manter sua pele linda e saudável agora? Veja abaixo:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Protetor solar diário: ele é o mais importante da rotina skincare e o segredo para manter a pele jovem. Isso por que ele protege contra os raios ultravioleta, que são uma das maiores causas de rugas prematuras. “Proteger sua pele dos raios ultravioleta ajudará a prevenir a formação de novas rugas, bem como a retardar o agravamento das existentes em seu rosto. Use-o diariamente e respeitando a reaplicação do produto: a cada duas horas em exposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética.

Alimentação antioxidante: aquela velha máxima de “você é aquilo que come” faz todo sentido. Cremes caríssimos podem sair pela culatra se a sua alimentação for pró-inflamatória. A pele responde bem quando a alimentação está balanceada e equilibrada. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir sinais de envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado. “A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada”, afirma a médica nutróloga. Isso também vale para o pós-procedimento. “É importante consumirmos legumes, frutas e verduras, que são as maiores fontes de vitaminas e nutrientes, além de serem alimentos altamente anti-inflamatórios e antioxidantes. A alimentação também está relacionada com a beleza da pele, das unhas, e dos cabelos, portanto a ingestão das vitaminas A, C e E são fundamentais, pois são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele”, completa a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

Procedimentos não invasivos: graças às inovações e ao aumento dos procedimentos não invasivos, agora é mais fácil do que nunca obter ótimos resultados com pouco investimento de tempo (e nas altas temperaturas). Uma das novidades é o HydraFacial, um procedimento de 30 minutos e 3 etapas proporciona a melhor pele da sua vida. Baseado no conceito de Beauty Health, que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que promove manutenção da saúde do tecido cutâneo, o procedimento HydraFacial é uma experiência única, feita com um equipamento de hidrodermoabrasão, que é realizado em (pelo menos) 30 minutos, com (pelo menos) 3 etapas, suficientes para conferir a melhor pele da sua vida. “O equipamento conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o principal ponto para diferenciar a experiência de uma microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutuca, lesiona e faz a pele arder. Hydrafacial, pelo contrário, não machuca, não resseca, não tem tempo de inatividade. É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave”, afirma a dermatologista Dra. Adriana Awada, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “É um complemento e melhora do regime diário de cuidados com a pele, além de preparar e aprimorar os resultados de tratamentos médicos que atuam na correção da pele”, completa a hydrafacialista Fernanda Ruiz.

Hidratação injetável e neurotoxinas: no verão, para melhorar a qualidade da pele, existem procedimentos médicos como o skinbooster, um ‘hidratante injetável’ que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica). “O skinbooster é um procedimento que se faz para aumentar a hidratação da pele. Ele se faz com ácido hialurônico bem fino, em uma densidade bem pequena. E a aplicação é feita com uma agulha em vários pontos distribuídos na pele, com uma distância pequena (mais ou menos 0,5 cm). Depositamos o ácido hialurônico logo abaixo da pele. E esse depósito de ácido hialurônico nesses locais vai favorecer a reestruturação da derme, então a pele vai ficar um pouco mais firme, mas o principal efeito que temos com esse procedimento é a hidratação daquela região”, destaca o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Segundo o médico, o ácido hialurônico atrai a água, então há um duplo efeito: “Ele dá estruturação pela própria presença do ácido hialurônico, que é o principal “tijolo” que dá estruturação à pele, e essa atração da água”, explica. O skinbooster pode ser aplicado em várias regiões onde há uma certa flacidez: na face (a não ser muito perto dos olhos, na região das pálpebras porque fica muito aparente), no colo, no pescoço e nas mãos. Já no caso da toxina botulínica, a Dra. Roberta explica que ela para temporariamente as contrações musculares responsáveis pelas rugas dinâmicas. “Ela relaxa os músculos sob a pele, evitando que a pele se dobre nessas linhas e rugas”, explica a médica. As neurotoxinas são usadas na testa, ao longo dos pés de galinha e nas linhas glabelares, embora também sejam usadas com segurança “off-label” para suavizar linhas em outras áreas do corpo, como o pescoço e ao redor da boca. Demora de três a sete dias para ver o efeito completo e dura até quatro meses na testa e cerca de três meses nos pés de galinha.

Enrijecimento muscular: muitas pessoas costumam buscar as academias no final do ano. A verdade é que não há momento certo para começar, mas é interessante sempre continuar. Para emagrecimento ou fortalecer a musculatura, há novos aliados no mercado, como o T Sculptor. O procedimento, feito em 30 minutos, utiliza da tecnologia HIFEM (High-Intensity Focused Electromagnetic), o que permite ao paciente fazer um treino muito mais forte e pesado do que ele conseguiria na academia. “A tecnologia não invasiva, ao entrar em contato com a pele, gera um campo eletromagnético focado de alta intensidade capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. São realizadas até 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica o medico Abdo Salomão Jr. De forma geral, os estudos mostram 19% de redução de gordura e 16% de aumento de massa magra com o tratamento.

Mais de Beleza