Top

Tricologista: saiba o que você não pode fazer com o cabelo molhado

Foto: Pixabay

É preciso redobrar os cuidados com os fios enquanto eles estão molhados. A tricologista Viviane Coutinho aponta hábitos que devem ser abandonados para manter a saúdedo cabelo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pentear os fios muito molhados

Nunca penteie debaixo do chuveiro. Quando ele está encharcado, fica mais elástico, então tende a quebrar com mais facilidade.

Apesar de não poder passar o pente ou escova, é durante o banho que começa o processo de desembaraçar os fios. No banho, condicione os fios, devolvendo emoliência e vá desembaraçando com os dedos.

Só use a escova ou pente com o cabelo mais para úmido do que para molhado.

Além disso, escolha sempre pentes e escovas ideais para os seus fios, começando com pentes de dentes mais largos e sempre debaixo para cima.

Prender os fios com eles molhados

Prender o cabelo quando estiver molhado, principalmente antes de dormir, pode ajudar na proliferação de fungos. Em caso de atividades físicas que nos façam suar, sempre lave para retirar o suor e seque antes de prender.

Dormir com o cabelo molhado

Não vá dormir sem que os fios tenham secado totalmente. Esse hábito contribui para a oleosidade, pois facilita a proliferação de bactérias.

Além da oleosidade, dormir com o cabelo molhado pode gerar caspa, queda capilar e mau odor. Uma boa dica é lavar o cabelo logo pela manhã, deixando-o solto para secar naturalmente ou sempre secar antes de dormir.

Cuidados na hora de secar

Toalha 

Esfregar a toalha no cabelo pode resultar em quebra e frizz. A melhor forma de usar a toalha é apertando os fios delicadamente, sem causar fricção.

O hábito de usar a toalha errada também pode prejudicar o cabelo. Por exemplo, toalhas mais grossas podem até causar a quebra do fio. Escolha toalhas mais macias, como  e delicadas para remover o excesso de água, como de algodão e microfibras.

Secador de cabelo

Prefira sempre deixar o cabelo secar naturalmente. Mas se for usar, é preciso alguns cuidados.

O calor excessivo produzido pelo secador é sim prejudicial ao cabelo, mas há formas de amenizar esse problema e manter as madeixas bonitas e saudáveis. Antes mesmo de ligar o secador, passe um protetor. Esse produto funciona como uma película ao redor das mechas e protege a fibra capilar do ar quente, evitando o ressecamento.

Com o cabelo protegido, é hora de medir a temperatura do secador. Mesmo que a pessoa esteja com pressa de secar o cabelo, não é indicado ligar o aparelho na temperatura máxima. Outra dica é manter uma distância de cerca de 30 cm entre o secador e o cabelo, para que o calor não prejudique os fios e o couro cabeludo.

Saiu do banho e o cabelo está muito molhado? Retire o excesso com uma toalha e vá secando em temperatura média até que o cabelo esteja menos úmido. “Quando ele estiver parcialmente seco, aí você começa a fazer o que pretende, seja modelar, finalizar, montar um penteado, entre outras opções.

Mais de Beleza