Top

Shots funcionais são aliados para manter boa saúde

Foto: Divulgação/iStock

Cada vez mais, a procura por uma vida saudável está aumentando. As pessoas estão começando a pensar no futuro e buscam um estilo de vida mais duradouro. Para isso, é preciso mudar também os hábitos alimentares e ingerir alimentos benéficos para a saúde, só que com uma rotina agitada é difícil tirar um tempo para pensar no que estamos comendo. Para quem se encaixa nessa rotina, o shot funcional pode ser um grande aliado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O shot funcional é uma bebida concentrada, feita para ser ingerida em pequena dose ou em um único gole. É composto por ingredientes naturais, combinados com o propósito de promover um benefício específico ao corpo.

Não existe um horário padrão para tomar, podendo ser ingerido antes de dormir, para melhorar o sono, antes de alguma refeição, para melhorar a digestão, como pré-treino, ajudando o metabolismo, ou no início do dia, para começar com mais energia – vai depender do ingrediente utilizado.

Receitas de shots funcionais caseiros incluem, geralmente, uma base de água, um líquido ácido e especiarias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou termogênica, podendo variar conforme o objetivo pretendido, seja emagrecer, desintoxicar, aumentar a imunidade ou aumentar a disposição, por exemplo.

Se você está disposto a fazer a receita em casa, veja abaixo algumas sugestões de ingredientes e seus benefícios.

Gengibre

Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que, consequentemente, contribuem para a prevenção de doenças. Além disso, é um alimento termogênico que pode acelerar o metabolismo.

Limão

Oferece vitamina C e é um grande aliado na digestão. Além disso, ajuda na absorção do ferro dos alimentos.

Maçã

É rica em vitamina C, sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de fibras, que reduzem os níveis de colesterol no sangue, e quercetina, um antioxidante que protege as células contra o envelhecimento precoce.

Maca peruana

A maca peruana é uma raiz originária do Peru e é conhecida por aumentar a libido e a vitalidade. Ela também ajuda na resistência do corpo, memória e concentração.

Canela

Dá sabor e aroma aos shots, além de ser antioxidante.

Glutamina

Suplemento nutricional que auxilia na imunidade e na prevenção de perda de massa muscular para os praticantes de atividade física.

Própolis

Age nos sistemas de defesa de forma anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica e cicatrizante, melhorando o sistema imune.

Mesmo com todos os benefícios do shot funcional, é importante lembrar que a bebida serve como uma aliada a uma rotina de alimentação balanceada, e não substitui a necessidade do consumo de frutas e vegetais.

Mais de Beleza