Top

Tricologista indica os principais cuidados com o cabelo no verão

Foto: Ayoo Ogunseinde/Unsplash

No verão, os fios do cabelo ficam mais sensíveis e podem sofrer com a ação agressiva de fatores externos como sol, sal e cloro. Tricologista e CEO do spa para cabelo BR Concept, Dra. Bruna Rezende mostra que existem alguns cuidados para cuidar da estrutura das madeixas e proteger o cabelo durante todo o verão.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A água é muito importante no tratamento do cabelo, em especial, depois do desgaste de praia e piscina. A dermatologista explica que é preciso usar água doce na lavagem dos fios, e utilizar uma proteção térmica.

“É essencial lavar em água doce  antes de entrar no mar ou piscina para evitar a absorção do cloro, e enxaguar em água doce sempre que sair da piscina ou do mar para limpar os fios, principalmente para o cabelo quimicamente tratado. Lembre-se também de sempre usar protetor térmico antes de se expor ao sol, ele pode ser uma bruma capilar, spray ou em creme”, explica.

Bruna também ressalta a necessidade de evitar banhos muito quentes, além de demais cuidados com temperaturas e calor.

“É importante não tomar banhos muito quentes, pois pode danificar os fios. Evite também o uso de secador de cabelo, e quando usar, passe protetor térmico antes e mantenha uma distância de 20 cm dos fios. Também não friccionar os fios ao enxugar com a toalha. Para o cabelo oleoso, que sofre mais com a descamação na época mais quente do ano, podem ser usados produtos que obstruem o couro cabeludo como o peeling capilar”, esclarece.

Com o cabelo quimicamente tratado, a especialista indica alguns cuidados específicos, essenciais para os fios.

“O tratamento de terapia capilar no cabelo com química é especial. No SPA, oferecemos o preparo dos fios que estão mais porosos e fragilizados para serem expostos ao sol e a alta temperatura. Nesses casos também, é interessante evitar dormir com elástico no cabelo, ou usá-los com frequência, pois acabam quebrando e fragilizando a haste capilar.”

Já o cabelo loiro, que sofre mais com o cloro da piscina por conta da alteração no Ph dos fios, enfraquece, e pode ficar mais opaco e quebradiço. Bruna indica os cuidados nesse caso.

“As loiras podem usar máscaras com filtro solar sem enxágue, quando forem se expor ao sol ou à água do mar ou piscina. E é considerável não abrir mão do xampu e do condicionador hidratante no dia a dia, que pode ser uma linha manipulada especialmente para esse tipo de fio”, finaliza.

Dra. Bruna Rezende – Foto: Divulgação

Mais de Beleza