Top

Primavera: 4 motivos para investir em cuidados da pele agora

Foto: Anna Shvets/Pexels

Sabemos muita coisa sobre o estado da nossa pele nas temporadas de verão e inverno, mas muito pouco sobre o que podemos fazer para rejuvenescer a beleza nas estações intermediárias, principalmente na primavera. Afinal, é calor, mas não tanto, será que devemos descontinuar os ácidos? Vale a pena fazer cirurgia plástica? E os procedimentos estéticos, como ficam? E no caso da alimentação? Fique tranquilo, consultamos especialistas para indicar motivos pelos quais a primavera pode – e deve – ser uma grande aliada da sua beleza. Veja a seguir:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Essa é uma fase de transição. Nem tão frio a ponto de congelar e ver as células da pele encolhendo e piorando a hidratação nem tão calor a ponto de ter a pele brilhosa o tempo inteiro. “No outono e no inverno, ou em locais onde o ar é muito seco, a pele pode e deve ser hidratada mais vezes durante o dia, porque irá sofrer com o clima e ficar mais ressecada. Mas devemos manter os hábitos de hidratação. Para cada tipo de pele existem os ativos e os veículos ideais. Por exemplo, para pele oleosa o melhor veículo é sérum e gel, enquanto que para pele seca é creme (de preferência um creme “mais denso”). Enquanto as peles sensíveis (como na rosácea por exemplo) necessitam de ativos calmantes, as peles oleosas devem ser tratadas com ativos ‘secativos’. E assim por diante. Mas todas as peles, inclusive as oleosas, necessitam de hidratação”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Na hora de escolher o creme, o ideal é investir em ativos consagrados, como o ácido hialurônico de baixo peso molecular (que penetra mais profundamente na pele) e o resveratrol. 

Ainda dá para usar ácidos, com cautela. Como estamos falando de um período de transição de temperatura, ainda dá para usar ácidos na pele, desde que orientados pelos médicos. “Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, diminuindo a coesão das células e reduzindo a espessura da camada de queratina, o que torna a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme”, destaca o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ácidos como retinoico, salicílico e glicólico, além dos retinoides, podem ser usados, mas com cautela. Lembre-se sempre de usar protetor solar diariamente, impedindo que o calor e a radiação danifiquem a pele. A renovação superficial da pele também pode ser feita com esfoliantes.

O começo do calor favorece a hidratação e o consumo de frutas e verduras. Existem vários benefícios em se consumir as frutas e verduras da estação, mas sabemos que quando o calor está mais próximo, o consumo de frutas ricas em água e vitaminas aumenta, trazendo também benefícios para a pele. “Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e qualidade do tecido cutâneo, não apenas em um mês, mas também em um, dois anos ou mais. A alimentação com perfil antioxidante é uma das principais formas de prevenção do envelhecimento, inclusive da pele, enquanto uma dieta rica em alimentos pró-inflamatórios pode causar diversas disfunções, desde acne ao aparecimento de rugas precoces”, afirma o médico nutrólogo, cardiologista e geriatra Dr. Juliano Burckhardt, membro titular da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e da International Colleges for Advancement of Nutrology. “Frutas vermelhas e vegetais de todas as cores, no geral, também figuram entre alimentos que contêm antioxidantes em quantidades médias e altas”, afirma Burckhardt. 

As uvas, melancia e mamão são boas opções, segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). “A uva conta com resvetrol que, com relação à pele, traz ação antioxidante e protetora contra a radiação ultravioleta e é importante para um efeito pró-idade complementar, na medida em que aumenta a longevidade celular. A melancia, devido a sua composição rica em carotenoides, como o licopeno, é uma ótima opção para ajudar a proteger a pele dos danos oxidativos causados pelo sol e assim evitar o envelhecimento precoce do tecido cutâneo e deve ser consumida preferencialmente em pedaços. E o mamão é rico em nutrientes como potássio, magnésio, vitamina C que ajudam a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele e reduzem a aparência de rugas e linhas de expressão e betacaroteno que além de ser precursor de vitamina A, tem efeito fotoprotetor quando consumido em boas quantidades por via oral”, esclarece Marcella.

Você pode investir em procedimentos menos e mais invasivos. Opções menos e mais invasivas, com relação a procedimentos estéticos, também podem ser feitas. Apesar do aumento da temperatura, o calor da primavera não é tão intenso quanto o do verão, o que possibilita também a realização de procedimentos cirúrgicos, segundo os médicos. Na clínica, dá para tratar rugas com ultrassom microfocado Ultraction 3D, investir no rejuvenescimento facial do laser Pro Collagen e tratar todos os sinais do envelhecimento com o microagulhamento robótico Eletroderme, um procedimento completo que une as microperfurações da pele por meio de agulhas finas banhadas a ouro com a já conhecida radiofrequência, que promove o aquecimento das camadas profundas da pele. 

“A associação faz então com que o tratamento seja mais eficiente, pois as ondas eletromagnéticas da radiofrequência são emitidas pelas agulhas de ouro (que melhoram a liberação e uniformidade do calor emanado pela radiofrequência) apenas nas camadas mais profundas da pele, aquecendo a pele de dentro para fora e assim preservando sua superfície”, explica a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. Indicada para o tratamento de flacidez, rugas, cicatrizes (de acne, queimadura e cirúrgica), melasma, estrias e melhora da textura da pele (poros dilatados), o grande diferencial da tecnologia está no fato de ser possível estimular e remodelar o colágeno ao mesmo tempo, promovendo então a melhora da aparência da pele, segundo a médica.

Quando o assunto é cirurgia plástica, uma novidade é o Rinoface Glow, procedimento que une a rinoplastia (cirurgia do nariz) com a lipoenxertia facial, um injetável que utiliza a gordura do próprio paciente para rejuvenescer. “A lipoenxertia facial é um dos melhores métodos para dar brilho, devolver harmonia e firmeza ao rosto. Isso por que a gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, quando injetada na face confere resultados mais naturais e permanentes. Além disso, ela é rica em células-tronco que melhoram a qualidade e o aspecto da pele”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy. A rinoplastia é cirúrgica e a lipoenxertia é aplicada em pontos estratégicos para melhorar o aspecto facial. “Combinando os procedimentos, há uma melhora global da harmonia facial, de maneira definitiva, com benefícios também para a luminosidade da pele”, completa o especialista.

Os tratamentos corporais também começam a ser mais valorizados e, nesse caso, há muita inovação tecnológica que diminui a necessidade de procedimento cirúrgico. É o caso do T Sculptor, que contribui para o enrijecimento e fortalecimento muscular, utilizando a tecnologia HIFEM (High-Intensity Focused Electromagnetic), o que permite ao paciente fazer um treino muito mais forte e pesado do que ele conseguiria na academia. “A tecnologia não invasiva, ao entrar em contato com a pele, gera um campo eletromagnético focado de alta intensidade capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. São realizadas até 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De forma geral, os estudos mostram 19% de redução de gordura e 16% de aumento de massa magra com o tratamento.

Independentemente do procedimento, o melhor a fazer é consultar um médico, que indicará tratamentos e um manual de cuidados de rotina para potencializar os resultados nos cuidados com a pele.

Mais de Beleza