Top

Chapinha causa queda de cabelo? Especialista explica 

Jackeline Alecrim – Foto: Divulgação/MF Press Global

A queda de cabelo é um problema bastante comum em mulheres e homens em todo o mundo. Mais do que a estética, a queda capilar influencia, também, na saúde física e mental.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De acordo com Jackeline Alecrim, empreendedora, pesquisadora e especialista em cosmetologia avançada, a queda de cabelo pode ter diversas causas.

“Existem muitos fatores que podem levar à queda capilar. Atualmente, uma das maiores queixas se refere à covid-19, já que diversas pessoas que se recuperaram da doença tiveram a queda de cabelo como uma sequela”, explica.

Por outro lado, a especialista destaca que a chapinha, os secadores e semelhantes não provocam a queda dos fios, mas podem causar danos à fibra capilar tão graves quanto.

“O uso da chapinha pode causar a quebra do cabelo devido à alta temperatura, assim como outros equipamentos que moldam os fios por meio de mecanismos térmicos sem a proteção e os cuidados devidos”, aponta.

Segundo Jackeline, a alta temperatura das chapinhas sensibiliza e enfraquece a estrutura da fibra capilar, bem como rompe as ligações de sustentação da fibra e provoca danos estruturais em todo o cabelo.

“O uso da chapinha precisa envolver uma série de cuidados, como a aplicação de protetores térmicos antes do uso. Além disso, jamais utilize a chapinha se os fios ainda estiverem úmidos ou sujos. Evite passar a chapinha mais de uma vez por mecha e evite deslizá-la lentamente pela fibra”, aconselha a especialista.

Para quem já sofre com os danos provocados pelo aparelho, a especialista aconselha evitar a chapinha e apostar em tratamentos específicos para quadro como esses.

Foto: Divulgação/MF Press Global

“A chapinha é prejudicial para os fios e os danos são acumulativos, ou seja, quanto maior for o tempo e a frequência de exposição, maiores serão os danos. Para minimizar os efeitos, é importante diminuir ou até mesmo suspender o uso e apostar em um cronograma de tratamento que reponha compostos lipídios (nutrição). Estes irão deixar os fios mais sedosos e maleáveis. Além disso, invista em ativos relacionados à hidratação para reestabelecer o brilho e penetrabilidade do cabelo, optando também por compostos ligados à reconstrução em fibras fragilizadas e quebradiças, para reforçar o fortalecimento desta estrutura. Por outro lado, lembre-se de que excesso de tratamentos de reconstrução também provoca quebra capilar”, conta.

Jackeline aponta que a cosmética avançada evoluiu muito e, atualmente, já é possível encontrar formulações inteligentes que doam para a fibra capilar somente os componentes ausentes, suprindo as carências individuais de cada cabelo.

Esse é o caso da biotecnologia inteligente desenvolvida pela cientista, que aposta em formulações com capacidade de doar para a fibra os componentes de acordo com as características e danos individuais do cabelo, sem sobrecarregar a fibra capilar, evitando também sobrecarga de componentes desnecessários e resultados mais eficientes.

“A inovação já está disponível no mercado e ganhou adeptos pelo mundo devido à sua praticidade e eficácia”, finaliza a especialista.

Mais de Beleza