Top

Cabelo cacheado: tricologista lista 5 dicas para deixar os cachos definidos

Pathy de Jesus – Foto: Reprodução/Instagram/@pathydejesus

Quem tem cabelo cacheado sabe que há uma busca constante pela definição dos cachos, e, ao mesmo tempo, um desejo por fios com movimento, brilho e leveza. Apesar de parecer uma missão difícil, existem produtos e técnicas que trazem esse resultado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Viviane Coutinho, tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), lista cinco dicas que irão te ajudar a conquistar a definição dos sonhos.

Corte em camadas

Para cabelo cacheado, o corte em camadas pode auxiliar bastante no quesito definição. “É uma opção bem bacana para mexer no caimento do volume dos fios, e, com isso, deixar os cachos mais definidos”, afirma.

Como o corte diminui a quantidade de fios que chegam ao comprimento total, ele vai distribuir o peso das madeixas, sendo ideal para tirar o efeito armado e entregar cachos que não se desmancham tão facilmente. “No entanto, se o objetivo for dar mais volume, as camadas também podem ajudar. Tudo vai depender da técnica usada pelo cabeleireiro”, afirma.

Ativador de cachos

O ativador de cachos é um daqueles produtos que basicamente todas as cacheadas devem ter, de acordo com a tricologista. Isso porque o item é capaz de modelar e formar os cachos, ajudando a reduzir o frizz.

“Eles normalmente possuem óleos em suas fórmulas, que facilitam a definição. Vale lembrar que ele precisa ser usado no cabelo limpo e úmido. Basta aplicá-los com cuidado, de mecha em mecha, e você terá cachos super definidos por alguns dias seguidos”, ensina Viviane.

Fitagem

A fitagem é uma finalização bem famosa no universo dos cachos, que também serve para cabelo ondulado e crespo. Ela consiste em separar mechas do cabelo e aplicar leave-in ou creme de pentear com a finalidade de proporcionar uma alta definição para os fios.

“É uma das técnicas com o maior poder de potencializar o formato dos cachos, com a vantagem de não precisar usar ferramentas que emitem calor, como secador e babyliss, ou até mesmo algum processo químico”, destaca. A fitagem tradicional é feita da seguinte maneira: após a lavagem, com o cabelo limpo e úmido, a pessoa divide o cabelo em quatro partes (duas na frente e duas atrás).

“Separe uma mecha e aplique uma quantidade generosa de creme, espalhando-o por todo o comprimento dos fios. Se o cabelo estiver embaraçado, use os próprios dedos, um pente ou escova para desembaraçá-lo. Em seguida, passe os dedos entre os fios. Eles vão se transformar em pequenas fitas. Amasse os fios com a mão, de baixo para cima, em direção à raiz. Repita o procedimento em todo o cabelo, e, assim que terminar, espere o cabelo secar naturalmente”, recomenda a tricologista.

Cronograma capilar

Seguir um cronograma capilar é super importante para cabelos de qualquer tipo de textura. Para ter fios cacheados saudáveis, belos e definidos, é preciso investir nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução ao cuidar das madeixas.

“Não dá apenas para se preocupar com o cabelo de forma superficial. Além dos cuidados diários, os tratamentos profundos são maravilhosos para manter o cabelo bonito. Assim, será possível devolver a água, óleo e queratina que o cabelo perde no dia a dia”, acrescenta. No caso dos cachos, um dos focos deve ser a nutrição. “Itens como manteiga de karité e óleo de jojoba são ótimos para trazer definição.”

Umectação

Nada mais chato para as cacheadas do que ficar com o cabelo cheio de frizz e com aspecto ressecado, até porque isso também atrapalha na definição dos cachos. Muitas vezes, o principal fator que causa essa aparência é a falta de oleosidade natural.

“O cabelo também precisa repor nutrientes perdidos, como queratina e proteínas. O procedimento que realmente vai proporcionar isso é a umectação”, indica a tricologista.

De acordo com Viviane, é uma prática que busca fortalecer o cabelo por meio da aplicação de óleos vegetais, como de argan, abacate, macadâmia, entre outros. É possível escolher várias opções diferentes e a técnica é igualmente adaptável. “Vai variar a partir das necessidades e situação atual dos fios”, completa.

A tricologista Viviane Coutinho – Foto: Divulgação

Mais de Beleza