Top

Veja 5 substâncias multifuncionais presentes nos cremes

Foto: Divulgação

Hidratar a pele e protegê-la são duas ações básicas e fundamentais, mas você já se perguntou que substâncias estão em contato com a sua pele? Existem diversos ativos no mercado e alguns são tão bons que oferecem mais de uma ação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM 

“O ácido hialurônico de baixo peso molecular tem maior permeação e ajuda a hidratar; a vitamina C, ácido ferúlico e resveratrol são excelentes antioxidantes e pró-idades, agindo para proteger o colágeno e o DNA celular, além de eliminar os radicais livres aceleradores do envelhecimento precoce. E os ácidos e retinoides ajudam a melhorar o turn-over (renovação) celular, o que ajuda também a estimular colágeno”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Abaixo, selecionamos 5 substâncias multifuncionais que podem ser o “algo a mais” que sua pele precisa:

Ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular: Nossa pele precisa repor ácido hialurônico todos os dias em sua camada mais profunda, a derme, para ficar mais hidratada e protegida contra as agressões que a envelhecem, segundo a cosmiatra Ludmila Bonelli, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. “Para isto, o ácido hialurônico que vamos escolher para o uso diretamente na pele deve ter moléculas que o levem até esta camada para manter altos níveis de água nesta região. Por isso, temos que saber que existem diferentes moléculas desse ativo, que podem levá-lo profundamente na pele, mas nem todos são iguais. Por exemplo, o ácido hialurônico fracionado com baixíssimo peso molecular é diferente dos outros por conter uma nanotecnologia em moléculas reduzidas que atravessam a pele até a derme, o destino correto para liberação deste ácido, de forma lenta, mas com resultados imediatos. O produto vai se integrando e encaixando nos tecidos e assim os resultados são mais reais e perceptíveis em poucas aplicações”, afirma a especialista. 

Vitamina C estabilizada: Como um antioxidante, a Vitamina C funciona como verdadeira defensora da pele, atuando para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele e, portanto, causam rugas, segundo a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. “Mas a vitamina C também aumenta a produção de colágeno e tem efeito clareador”, afirma a médica. Além disso, ela tem uma função ainda mais importante: de potencializar a fotoproteção. “Anteriormente ao uso do fotoprotetor, é possível aplicar um produto com vitamina C. Esse ingrediente aumenta a proteção da pele contra a radiação UV e tem ação contrária à imunossupressão causada por essa radiação. Também é conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório”, acrescenta o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No caso do efeito clareador, a vitamina C pode ser potencializada pelo booster SuperOx-C. “Ele é um ativo botânico extraído da mais rica fonte de vitamina C do mundo, uma superfruta australiana, Kakadu plum (ameixa australiana), que além de atuar no estímulo do transportador da vitamina C nas camadas da pele para ajudar a clarear, ainda promove luminosidade cutânea, reduz o fator angiogênico (vermelhidão) e melhora a uniformidade do tom da pele”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Trans-resveratrol ou resveratrol mimético: O resveratrol é um excelente exemplo de um ativo multifunção. Além de conferir poder antioxidante e anti-idade, ele ainda clareia a pele. “Ele é capaz de combater significativamente os radicais livres, moléculas altamente reativas que, na pele, podem provocar danos celulares, favorecendo o envelhecimento precoce com consequente aparecimento de rugas, flacidez, manchas e perda de luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. A novidade é um resveratrol mimético idêntico ao natural com alta performance, poderosa capacidade antioxidante e propriedades multifuncionais de clareamento da pele. “Composto pelo trans-resveratrol, forma mais estável e biodisponível do ingrediente, esse ativo cosmético possui múltiplo mecanismo de ação no combate às hiperpigmentações da pele para iluminá-la visivelmente em apenas duas semanas. O resveratrol mimético reduz a síntese de melanina (pigmento que dá cor à pele e é responsável pela formação das manchas) de diferentes formas”, destaca o dermatologista Saczk. Dessa forma, o ativo é capaz de reduzir a melanogênese, isto é, a síntese de melanina para clarear manchas e tornar a pele mais radiante.

Ácido ferúlico: O apelo de marketing mais comum do ácido ferúlico é sua ação antioxidante, mas ele faz mais do que isso. Ele é uma substância aprovada como filtro solar no Japão, podendo desta forma ser utilizado em protetores solares ou produtos de combate aos efeitos nocivos dos raios UV. “Ele é um polifenol natural extraído da casca dos cereais integrais. Como todo polifenol, o Ácido Ferúlico é um poderoso antioxidante, assim protegendo as células da nossa pele, promovendo clareamento, ajudando no tratamento do melasma, prevenindo os danos do sol e tornando a pele iluminada, bonita e reluzente. O ativo pode ser incorporado em séruns, loções, cremes e mousses, não existindo contraindicação para aplicação. O Ácido Ferúlico, apesar do nome, não agride a pele, então pode ser utilizado em todos os tipos de pele e em qualquer horário do dia”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Uma característica muito importante é que ele tem a capacidade de estabilizar em até 90% a vitamina C pura, então ele pode ser muito bem combinado com o ativo. “Mesmo com esse poder protetor, o uso do filtro solar com FPS de no mínimo 30 após o uso do creme antioxidante, é fundamental para evitar os danos da radiação solar”, explica o médico.

Niacinamida ou Vitamina B3: A Niacinamida é um dos melhores ingredientes da cosmetologia moderna, sendo conhecida também como Vitamina B3. “Essa vitamina já foi destacada em vários estudos que reforçaram sua intensa atividade antioxidante. Aplicada após algum dano, como o da radiação solar por exemplo, a Niacinamida aumenta o reparo do DNA e modula a reação inflamatória, com efeito calmante. A Niacinamida também é usada em cremes antimanchas e tem poder protetor contra a luz azul emitida por celulares e computadores, que piora as manchas do melasma”, completa a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A Niacinamida também age inibindo a transferência de melanossomos, organelas responsáveis pela produção e armazenamento do pigmento que dá cor à pele (melanina), para os queratinócitos, onde a melanina é liberada para pigmentar o tecido cutâneo. Dessa forma, o ingrediente é extremamente eficaz no tratamento de manchas, inclusive do melasma, e de olheiras, tanto melânicas, quanto vasculares, já que também age estimulando e regulando a circulação sanguínea na pele”, destaca o dermatologista Saczk. A vitamina B3 também está relacionada a uma melhora da hidratação cutânea. “Essa vitamina essencial do complexo B é capaz de fortalecer a barreira da pele para reduzir o ressecamento, combater os sinais do envelhecimento, melhorar a textura, amenizar a aparência de manchas e diminuir a inflamação”, explica Ludmila Bonelli, da Be Belle. A marca traz o ativo em associação à vitamina C, no sérum Derm Deep C, que concentra ações clareadoras, antioxidantes e rejuvenescedoras, por ser formulado com Vitamina C encapsulada em permeadores biocompatíveis de Silício Orgânico.

De acordo com o Salomão Jr., essas substâncias podem ser adicionadas à rotina skincare, mas tendem a funcionar melhor se o paciente passar por um dermatologista, já que ele prescreverá uma fórmula personalizada. Ele lembra que são os ácidos e os esfoliantes os grandes responsáveis pela renovação celular, o que melhorar a eficácia desses ativos. De forma geral, os esfoliantes são produtos mais bem tolerados que os ácidos e fazem uma renovação mais superficial, mas já ajudam na permeação dos cremes. Uma novidade é o Esfoliante Facial Rednek, especialmente desenvolvido para realizar uma higiene profunda e eficaz da pele, desobstruindo os poros e removendo células mortas, impurezas e excesso de oleosidade para torná-la limpa, suave e radiante. Em sua formulação, o esfoliante traz como destaque as Nanopartículas de Quartzo com nanotecnologia, que é capaz de quebrar as partículas do esfoliante em tamanhos minúsculos para potencializar sua eficácia.

Quando à aplicação do creme, a Patrícia Mafra enfatiza que existe, sim, uma quantidade mínima necessária para conseguir uma hidratação efetiva da pele. “Na hora de passar o hidratante devemos observar se conseguimos cobrir toda a área. No rosto por exemplo, a quantidade é equivale ao tamanho de uma moeda de 1 centavo. No corpo, quantidade média é equivalente ao tamanho de uma noz por área corporal. Exagerar na quantidade de hidratante não necessariamente vai melhorar a hidratação, em algumas áreas pode aumentar a oleosidade e gera desperdício de produto. A pele precisa absorver esse produto. E essa absorção de grande quantidade não é tão imediata. Por isso quando aplicamos o hidratante, a orientação é de massagear o produto até a completa absorção”, finaliza a dermatologista.

Mais de Beleza