Top

Veja 7 técnicas para evitar poros dilatados e manter uma pele lisa

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Diminuir o tamanho aparente dos poros: esse é um desafio em tratamentos estéticos, uma vez que esse tamanho é determinado geneticamente. “Ele está relacionado ao tamanho da glândula sebácea subjacente, com glândulas maiores produzindo poros maiores”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A maneira mais rápida de reduzir a aparência de poros grandes é aplicar uma base facial com partículas que refletem a luz, como mica ou escama de peixe, mas definitivamente isso não resolve o problema. Abaixo, especialistas explicam as melhores maneiras de tratar.

Esfoliação com Sementes de Apricot

Apesar de não resolver definitivamente questões ligadas a poros extremamente dilatados, a esfoliação pode tornar os poros menos visíveis. “No entanto, o poro pode ser expandido por sebo retido e restos de pele. Esses materiais podem ser removidos para minimizar a aparência dos poros com o uso de dispositivos de limpeza facial mais recentes e um esfoliante”, diz a dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. Para obter os resultados desejados, você precisa esfoliar com segurança para evitar danos à pele. A esfoliação tem uma tripla tarefa: complementar a higienização, remover oleosidade (e células mortas) e desobstruir os poros. O ideal é utilizar esfoliantes não abrasivos que são ideais para hidratar e
higienizar o tecido cutâneo.

Sabonetes com Acneol SR

A acne obstrui os poros, o que pode torná-los mais visíveis. Usar um limpador com ácido salicílico pode ajudar. Nesse caso, ativos como Acneol SR, uma composição exclusiva de ácido salicílico, zinco, silício e enxofre, podem ser usados para ação seborreguladora, além de estimular a renovação celular.

Hidratantes com Miniporyl

Esse ativo é um extrato de trevo vermelho. “O ativo Miniporyl conta com a Biochanina A, um flavonoide potente antioxidante e inibidor da 5α-redutase, enzima responsável pelo aumento da oleosidade da pele”, afirma a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. Com isso, o ativo reduz o tamanho dos poros e a oleosidade, além de deixar a pele luminosa. Miniporyl pode inclusive estar presente em hidratantes para peles oleosas.

Retinoides em cosméticos noturnos

Eles são o que chamamos de ‘padrão ouro’ para redução de rugas em casa. “São derivados da vitamina A, então estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. Retinóides é o termo genérico para todos esses derivados, incluindo retinol, que você pode encontrar em produtos sem receita, e ácido retinóico, disponível sob prescrição. De qualquer forma, consultar um médico é vital nesse caso. “Os retinóides podem suavizar a pele, reduzir poros, uniformizar a textura e atenuar manchas escuras. Mas com grande potência vem o risco de irritação. Para evitar vermelhidão e descamação (sinais de que a forma ativa do retinol, um composto chamado ácido retinóico, está trabalhando para produzir mais colágeno), existem estratégias como começar a usar um retinóide duas vezes por semana e, em seguida, um hidratante. Após algumas semanas, podemos aumentar o uso para três vezes por semana”, afirma a Dra. Roberta. E como os retinóides podem torná-lo mais sensível aos raios ultravioleta, os especialistas recomendam usá-los apenas à noite, quando você não está exposto ao sol. E no dia seguinte, não esqueça do protetor solar.

Pico Ultra 300

O laser de picossegundos Pico Ultra 300 é uma tecnologia diferente de praticamente tudo que existe no mercado, porque ele não tem uma reação fototérmica para fechar os poros. “Tradicionalmente, os lasers funcionam assim: a energia luminosa do laser chega até as camadas superficiais de pele e, quando atinge o seu alvo, é convertida em calor, em uma reação fototérmica. Já o laser de picossegundos não: é uma reação fotoacústica, porque o tempo de exposição é tão curto, que não transfere calor, não dá tempo. Apenas fragmenta o alvo em micropartículas que são absorvidas. Para tratar poros abertos, usamos uma pasta de carbono na pele que penetra nos poros e depois aplicamos o laser em cima; a tecnologia desempenha um efeito fotoacústico na pasta de carbono que está dentro dos poros. Isso faz com que a parede dos poros cole uma na outra e o poro se fecha. É algo muito inovador”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. A indicação é de duas sessões por ano, porque essa é uma tendência genética. “Após cada tratamento, a pele fica no máximo um pouco avermelhada, não fica edema e o paciente pode até voltar ao trabalho imediatamente. Não tem dor”, destaca.

Eletroderme + Pro Collagen

Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., a associação da radiofrequência microagulhada Eletroderme com o laser 2940 Pro Collagen resolve o problema com efeito benéfico sobre a textura da pele. “A radiofrequência microagulhada Eletroderme penetra profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno. A temperatura da derme chega até a 70ºC, estimulando a regeneração celular por meio do processo de cicatrização, a proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina, da neocolagênese (produção de colágeno) e angiogênese (proliferação de vasos sanquíneos)”, explica o médico. Já o laser 2940 Pro Collagen age na derme estimulando intensamente o colágeno. Este novo colágeno melhora o tônus da derme fazendo com que os ductos das glândulas se fechem com melhora da sua aparência”, completa. A associação é feita da seguinte maneira: um mês é feito o Eletroderme, no segundo o Pro-Collagen. “Em três meses a melhora é exuberante e definitiva”, garante.

Total Remake

Os tratamentos rejuvenescedores a laser nem sempre precisam lesionar a camada mais superficial da pele – o que exige alguns dias longe das atividades diárias. Um exemplo é o Total Remake, um laser Erbium Glass com comprimento de onda de 1350 nanômetros. “Este laser tem afinidade pela água, sendo interessante para tratamentos onde a produção de colágeno é desejada. Esse é um tratamento não ablativo, ou seja, não faz furinhos na pele, mas age na derme promovendo coagulação, o que estimula colágeno”, explica a dermatologista Dra. Daniella Curi. Além dos poros abertos, o tratamento também melhora as cicatrizes de acne e a textura da pele, ajudando também a tratar linhas finas. Apesar de não lesionar a camada superficial, o tratamento não é indolor, mas o uso de anestésico tópico ou resfriador externo auxiliam bastante no manejo dessa sensação. No geral, são indicadas de três a cinco sessões, com intervalo mensal entre elas.

Mais de Beleza