Top

Quem tem cabelo oleoso deve usar condicionador?

Foto: Unsplash

Ainda há muitas dúvidas sobre a lavagem do cabelo, que envolvem a frequência, a ordem dos produtos capilares, a temperatura da água, o uso correto do xampu e do condicionador. Karla Lessa, médica pós-graduada em dermatologia clínica e cirúrgica, esclarece essas questões para que você não erre e tenha fios lindos, fortes e saudáveis.

Frequência

A médica diz que a frequência de lavagens vai depender do tipo de cabelo.

“Para quem tem o couro cabeludo muito oleoso, o ideal é lavar o cabelo todos os dias pela manhã, porque ele fica muito gorduroso e vai obstruindo os folículos, o que pode gerar doenças fúngicas, dermatite seborreica, irritação no couro cabeludo. Em relação ao cabelo seco, lavar todos os dias pode deixá-los mais ressecados. Quem tem o cabelo normal, pode intercalar os dias de lavagem”, aconselha.

Ordem dos produtos capilares

O que eu uso primeiro: xampu, máscara ou condicionador? A médica ensina a ordem dos produtos:

“O xampu deve ser usado primeiro porque ele lava o cabelo e abre a cutícula. Depois a gente deve usar a máscara, porque, com a cutícula aberta, o produto vai hidratar os fios capilares. Por último, aplicamos o condicionador. Ele tem um pH menor do que o do xampu, tendo uma eficácia no fechamento das cutículas”, diz Karla.

A médica Karla Lessa – Foto: Divulgação

Uso correto do xampu

Segundo a profissional, o xampu deve ser direcionado ao couro cabeludo.

“Depois de aplicar o xampu no couro cabeludo, essa região deve ser massageada de forma suave sem o uso das unhas. A espuma formada com a massagem deve escorrer e limpar o comprimento dos fios”, disse.

Temperatura da água

No inverno, por mais que a água quente pareça ser uma maravilha, ela é na verdade uma grande vilã para a nossa pele e cabelos. Quando for lavar os fios, use sempre água fria ou morna.

“A temperatura alta da água tende a ressecar os fios, deixando-os mais opacos e sem brilho. Além disso, estimula as glândulas sebáceas, podendo aumentar a oleosidade do couro cabeludo. O excesso de calor também pode causar dermatite seborreica, caspa e descamação”, pontua a médica.

Uso do condicionador em cabelo oleoso

Quem tem cabelo oleoso pode e deve usar condicionador. Isso porque o produto tem uma função importante, que é de selar as cutículas que foram abertas pelo xampu.

“Se você sofre com a oleosidade excessiva, não deve parar de usar o condicionador na lavagem, e sim aprender a usá-lo do jeito certo. Uma das funções do produto é selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo no processo de higienização. O xampu abre as escamas da fibra capilar. Já o condicionador garante que tudo fique bem fechado, protegendo os fios das agressões externas, como a poluição. Assim, evita danos como quebra e pontas duplas”, explica Karla.

Diferentemente do xampu, o condicionador deve ser usado apenas no comprimento e pontas do cabelo – nunca no couro cabeludo.

“Em seguida, é preciso enxaguar bem para que não fique resquícios do condicionador no cabelo. Caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com aspecto pesado. Nunca use o condicionador na raiz, uma vez que pode provocar aumento da oleosidade e surgimento de caspa e dermatite seborreica”, finaliza.

Mais de Beleza