Top

Veja 5 truques na rotina de beleza para uma pele saudável

Foto: Divulgação

 

Cuidar da pele é algo básico para manter a saúde do tecido cutâneo, mas será que você está fazendo tudo certo? Na verdade, existem alguns truques que podem fazer sua pele ficar mais bonita e bem tratada, basta seguir uma rotina skincare. Consultamos especialistas para dizer o que é bem-vindo no nosso dia a dia para tratar da pele de maneira eficaz.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Higienize com um produto eficaz, mas suave: sua pele precisa ser higienizada duas vezes ao dia (de manhã e à noite), mas tome cuidado com alguns sabonetes de limpeza. Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo. “Não use ingredientes agressivos (sintéticos ou naturais) ou limpe demais a pele. Na hora da limpeza, evite surfactantes agressivos que retiram a oleosidade natural da pele e desnaturam as proteínas. Uma atmosfera ultra-higiênica pode provocar um desequilíbrio do ecossistema de microrganismos benéficos que habitam na nossa pele, o que pode favorecer a irritação, ressecamento e sensibilidade da pele”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. “Opte por produtos suaves com listas de ingredientes limpas e simplificadas. Estar mais atento ao microbioma da pele melhorará a saúde da pele em sua origem”, diz. E eles podem sensibilizar a pele, que pode ser mais predisposta a apresentar vermelhidão e irritação. 

“No caso da pele sensível, vários genes e marcadores estão envolvidos: TNF ALFA, IL-6, IL-1BETA estão ligados a um maior desconforto cutâneo. Ela também pode ser mais propensa a alergias por características genéticas”, explica o geneticista Dr. Marcelo Sady, pós-doutor em genética e diretor geral da Multigene.

Esfolie para melhorar a performance do hidratante: o processo de esfoliação, segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, estimula a renovação celular e melhora a textura da pele. “Além disso, o esfoliante retira o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger o tecido de cravos e espinhas, e também potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes”, diz. 

Capaz de retirar células mortas e melhorar a qualidade da pele, o esfoliante deve ser espalhado em movimentos circulares após o sabonete, mas com cuidado para não exagerar no atrito, o que pode sensibilizar e irritar a pele. Além disso, fique atento às fórmulas. Um bom esfoliante deve ter partículas uniformes de tamanho pequeno ou médio e origem natural, como seda do arroz, sementes de apricot e linhaça. A aposta em ativos naturais é uma tendência. 

Adicione antioxidantes ao hidratante: o nosso organismo possui um sistema antioxidante endógeno, que se encarrega de combater os radicais livres. “Contudo, por causa de um processo metabólico, nosso corpo produz mais radicais livres quando exposto aos raios UVA, UVB e calor. Então, o organismo não dá conta do recado”, explica a farmacêutica Maria Eugenia Ayres, estora técnica da Biotec Dermocosméticos. A genética também pode influenciar aqui: “Com o exame genético da pele, é possível notar se o paciente sofre com a carência de genótipos de genes como SOD2 e CAT, o que compromete a capacidade antioxidante da pele em responder bem contra a ação dos radicais livres. Ou seja, essas características predispõem o paciente a ter mais rugas e sofrer mais com o fotoenvelhecimento”, explica o geneticista Sady. Por esse motivo, a farmacêutica alerta para o uso desses ativos. “O ativo precisa ter boa permeação e biodisponibilidade, como o OTZ 10, que é capaz de chegar às camadas mais profundas e neutralizar a formação de radicais livres”, afirma. A ação do antioxidante se dá por meio da neutralização e redução da atividade dos radicais livres. 

Os antioxidantes também podem potencializar a ação endógena das nossas células imunes presentes na pele. “O antioxidante diminui a concentração dessas moléculas reativas e a inflamação no local; além disso, ele repara quase que de maneira imediata os danos”, conta a Maria Eugenia. Existem diversos desses ativos disponíveis em cosméticos e na farmácia de manipulação: Alistin, Coffee Skin, Arct-Alg, vitamina C, vitamina E, vitamina B3, Ácido Ferúlico e SuperOX C. 

Tenha o hábito de usar um creme noturno: o ideal é investir em cremes noturnos com ação pró-idade e reparadora. Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, um exemplo de antioxidante para uso noturno é o Resveratrol (que deriva da uva). “O resveratrol é apontado como uma substância que aumenta a telomerase, uma enzima que protege os telômeros, que são estruturas de DNA que, a cada replicação das células, se encurtam. Cientistas atribuem a isso o envelhecimento. Por isso, a ação antioxidante e protetora do resveratrol é tão importante”, comenta Paola.

Aplique protetor solar todas as manhãs (e reaplique): o filtro solar é vital para a prevenção do câncer de pele – mas também para manter a pele jovem, firme e elástica. “Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar: ele é o creme antienvelhecimento mais importante”, afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A proteção é de todas as camadas da pele, preservando também o colágeno.

As dicas básicas servem para garantir uma boa qualidade da pele, no entanto se você precisar tratar alguma alteração, é melhor procurar um médico. E uma maneira de ser ainda mais certeiro é por meio do exame de dermatogenética, uma ferramenta importante para ajudar a identificar a melhor estratégia de prevenção e tratamento de acordo com seu gene. “Por exemplo, o genótipo do gene MMP1 está relacionado a uma degradação do colágeno oito vezes maior que o normal após a exposição solar. Existe também o genótipo do gene COL1A1, ligado à menor produção de colágeno”, afirma Sady. “O exame faz com que seja possível uma abordagem mais precisa para a rotina de cuidados com a pele de cada um, com produtos e tratamentos específicos para oferecer o que o tecido cutâneo mais necessita”, finaliza Paola.

Mais de Beleza