Top

Veja como se livrar das manchas de pele durante o inverno

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Se você sentir que as manchas de idade estão dizendo às pessoas que você já passou do seu auge, pode ser a hora de apostar em cosméticos ou procedimentos com ação despigmentante, para se livrar das manchas. “A genética tem um peso importante na formação das manchas, já que por conta da expressão de alguns genes, algumas pessoas podem ser mais propensas a ter problemas de pele, e também poderão ser mais sensíveis às manchas de sol. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A boa notícia é que o seu estilo de vida afeta a expressão dos seus genes, e as mudanças certas nos seus hábitos podem reduzir drasticamente problemas com sua pele”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, pós-doutor em genética e diretor geral Multigene. Mas, antes de tratá-las, você deve saber alguns fatos, que podem proteger sua saúde e ajudá-lo a obter os melhores resultados. 

“Os dermocosméticos utilizados para o tratamento da hiperpigmentação trazem a ação de uniformização da coloração e da textura do tecido cutâneo, agindo para frear a produção excessiva de melanina, um pigmento que dá cor à pele. Seja inibindo a enzima responsável pela produção de melanina ou atuando nos mensageiros pró-inflamatórios ligados às manchas, são vários os mecanismos de ação dos ativos despigmentantes”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Em consultório, existem diversos tratamentos eficazes para combater as manchas, em tecnologias que trazem resultados mais rápidos. Mas é fundamental que se use fotoprotetor diariamente para prevenção de novas manchas”, completa.

Os procedimentos, que incluem terapia a laser e peelings químicos, tendem a funcionar mais rápido. Os procedimentos também custam mais e têm maior risco de causar efeitos colaterais, por isso buscar ajuda médica é fundamental. Cremes e loções, no entanto, exigem disciplina. Para ver os resultados, você deve aplicar um creme ou loção uma ou duas vezes ao dia durante semanas ou meses.

Cremes e loções: Você encontrará muitos produtos clareadores da pele que os fabricantes afirmam que eliminam as manchas senis. Muitos podem ser comprados sem receita médica. “Antes de comprar qualquer produto, é importante saber que alguns contêm ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde. O melhor a fazer é consultar um médico”, avisa Salomão Jr..

Existem ingredientes que são considerados eficazes e seguros, como a vitamina C. “Ela ajuda na prevenção e melhora das manchas da pele. O ativo possui uma ação clareadora que inibe a produção de melanina de forma excessiva, ou seja, ela ameniza e previne a formação das manchas”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

Outro exemplo é o resveratrol, um dos mais poderosos antioxidantes que existem. “Ele é capaz de combater significativamente os radicais livres, moléculas altamente reativas que, na pele, podem provocar danos celulares, favorecendo o envelhecimento precoce com consequente aparecimento de rugas, flacidez, manchas e perda de luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. A novidade é um resveratrol mimético idêntico ao natural com alta performance, poderosa capacidade antioxidante e propriedades multifuncionais de clareamento da pele. “Composto pelo trans-resveratrol, forma mais estável e biodisponível do ingrediente, esse ativo cosmético possui múltiplo mecanismo de ação no combate às hiperpigmentações da pele para iluminá-la visivelmente em apenas duas semanas. O resveratrol mimético reduz a síntese de melanina (pigmento que dá cor à pele e é responsável pela formação das manchas) de diferentes formas”, destaca o dermatologista Saczk. Dessa forma, o ativo é capaz de reduzir a melanogênese, isto é, a síntese de melanina para clarear manchas e tornar a pele mais radiante.

A ação antiglicante (antiaçúcar) em produtos clareadores também é uma novidade. Segundo a cosmiatra Ludmila Bonelli, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle, a glicação, ação do açúcar modificando e endurecendo a estrutura do colágeno, gera um desconforto ao melanócito internamente na derme, deixando-o tão desconfortável que ele produz ainda mais melanina. “Então, uma pele glicada faz com que a melanina seja ainda mais liberada produzindo as manchas, de uma forma muito mais nociva que a própria agressão solar”, diz Ludmila. 

Existem outros tratamentos cosméticos, mas que geralmente requerem receita, usando sustâncias como ácido retinoico e hidroquinona.

Procedimentos: Laser, radiofrequência microagulhada e peeling químico são os principais tratamentos feitos em consultório para diminuir as manchas. Os lasers também podem causar alguns efeitos colaterais, como crostas ou escurecimento temporário de manchas senis, que você não obterá com cremes, mas esses efeitos colaterais tendem a desaparecer rapidamente. Uma das tecnologias usadas em consultório é o laser Vektra QS, que emite uma alta fluência com uma duração de pulso muito curta. “Ou seja, o dispositivo entrega uma alta energia em curtíssimo espaço de tempo. Como essa duração é menor que o tempo de relaxamento térmico do pigmento melanina, o laser consegue destruir o pigmento em micropartículas, o que facilita a eliminação pelo organismo”, explica o dermatologista Dr. Luis Henrique Moura, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O tratamento é indolor e o número de sessões varia entre três e seis sessões, dependendo da gravidade do quadro.

Outra opção é o laser de picossegundos Pico Ultra 300. O laser de picossegundos é extremamente rápido e potente para destruir o pigmento causador das manchas, atuando como grande aliado no combate ao melasma, segundo a dermatologista Dra. Andressa Soares de Deus, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Atuando por efeito fotomecânico quase puro, o laser de picossegundos leva a um clareamento impactante com baixo risco de hiperpigmentação pós-inflamatória, já que há pouco efeito fototérmico. A grande vantagem é que há uma resposta clinicamente visível já nas primeiras sessões, que deixa o paciente satisfeito e estimulado a completar o tratamento”, afirma Andressa. “Além disso, pode ser feito em pacientes de fototipo alto e bronzeados com segurança, podendo ser utilizado em todos os períodos do ano e em locais de clima quente”, afirma. Já na primeira sessão é possível ver resultados de clareamento, associado ainda a melhora de textura e qualidade de pele, segundo a médica. “A dor durante o procedimento é leve. A quantidade de sessões indicadas varia de quatro a seis com intervalo curto, até semanalmente.”

A radiofrequência microagulhada Eletroderme, também chamada de microagulhamento robótico, pode ser interessante para rejuvenescer a pele e abrir microcanais na pele que podem servir para aplicação de medicações tópicas despigmentantes. Segundo o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os peelings químicos ajudarão a fazer o controle da pigmentação, na medida em que atuam nas células produtoras de melanina, interrompendo a sua produção excessiva. “Os peelings químicos também são componentes comuns do tratamento do melasma, uma dermatose caracterizada por manchas escuras ou acastanhadas (e geralmente com padrão bilateral), mas em pacientes com pele mais escura há risco maior de efeito rebote com hiperpigmentação pós-inflamatória”, diz Cassiano.

A proteção solar é essencial após o tratamento de manchas senis. “Não importa qual tratamento você escolha, é importante saber que as manchas da idade podem retornar. Você pode evitar isso protegendo sua pele do sol”, diz Salomão Jr.. “Um dermatologista também pode dizer se uma mancha é realmente uma mancha de idade. Outras manchas também se tornam mais comuns em nossa pele com a idade, incluindo ceratoses seborreicas e ceratoses actínicas”, finaliza o médico.

Mais de Beleza