Top

Sim, o ácido hialurônico também serve para o cabelo

Foto: Unsplash

O ácido hialurônico já faz parte da rotina de skincare há algumas temporadas, e agora vem ganhando espaço na indústria de cuidados com o cabelo. Ácido e cabelo, a princípio, parecem não pertencer à mesma frase, mas a verdade é que o ativo pode fazer maravilhas aos fios. Versátil, a substância ficou conhecida pelo seu alto poder de hidratação e preenchimento da pele. “No cabelo tem as mesmas funções, retendo a água no interior dos fios e reconstruindo a fibra capilar”, conta Tatiana Mancini, CEO da Walory, que aposta no ativo em suas linhas de hair care.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Processos químicos como a descoloração, alisamentos, escovas progressivas e os mecânicos como secador, chapinha e o baby liss afetam a saúde dos fios, principalmente por causarem a perda de água, deixando-os desidratados. Alguns hábitos que são potencializados no inverno, como banhos muito quentes e o uso do secador com maior frequência, também afetam a hidratação dos fios.

A falta de água e consequente desidratação causa frizz, além de deixar os fios quebradiços, com pontas duplas e sem brilho. “Muitos produtos para hidratação são lançados no mercado todos os anos, mas a maioria pesa nos fios e não atua diretamente no couro cabeludo, que também sofre agressões e merece atenção”, explica Tatiana.

A executiva conta que a maioria dos produtos atua no tratamento especificamente dos fios ou do couro cabeludo, deixando sempre um deles de lado. Esse inclusive foi um dos motivos da criação de sua própria marca, a falta de produtos nacionais que atendessem ao tratamento completo da estrutura capilar. Vinda da área de tecnologia, que muito se utiliza de inovações, Tatiana passou a investir na tecnologia dermocapilar para potencializar os produtos da Walory e torná-los dermocosméticos com propriedades de tratamento.

Produzido naturalmente pelo organismo, o ácido hialurônico é um dos componentes da tecnologia dermocapilar. Com ajuda da biotecnologia, que replica a substância idêntica à natural, minimizando riscos de alergias e potencializando sua absorção pelo organismo, o ativo é criado e incorporado aos produtos, do xampu ao sérum finalizador.

No cabelo, a molécula que tem capacidade de reter a umidade por absorver grandes quantidades de água, atua diretamente na hidratação, proporcionando um visual saudável e iluminado aos fios. A proteína também possui a capacidade de regeneração dos fios por seu poder de preencher fissuras nas fibras e, consequentemente, devolver a elasticidade e resistência dos cabelos. Já no couro cabeludo, devolve a hidratação da região, evitando a descamação.

“É importante pensar que, assim como outras proteínas sintetizadas pelo nosso organismo, a quantidade de produção natural cai ao longo dos anos, sendo o auge da retenção hídrica natural entre os nosso 20 e 30 anos. Assim como suplementamos vitaminas e minerais, é importante reforçar o ácido hialurônico ao longo dos anos, tanto para a pele, quanto para quem busca manter o cabelo saudável”, completa.

Mais de Beleza