Top

Água termal e micelar: qual a diferença entre elas?

Foto: Pixabay

O mercado de dermocosméticos lança produtos a todo momento – para alegria de quem é viciado em skincare. No entanto, alguns possuem nomes bem parecidos, como água termal e água micelar, gerando dúvidas em muita gente na hora da compra.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A médica Karla Lessa explica a diferença entre essas duas “águas da beleza”. Enquanto a termal é voltada para a hidratação da pele, a micelar é focada em fazer uma limpeza profunda do rosto.

“A água termal possui a função principal de hidratação e carrega alguns compostos com ação calmante. É extraída de rochas e é rica em minerais e pode ser usada em qualquer tipo de pele”, afirma. Algumas borrifadas ao dia já são suficientes para aproveitar os benefícios do produto na pele, no cabelo ou até mesmo no corpo.

“Ela também é ótima para fixar a maquiagem e ainda traz um efeito refrescante, assim como as chamadas brumas faciais – outro produtinho bem popular nos últimos meses”, cita. Já a água micelar é mais indicada para a limpeza da pele.

“A solução micelar serve principalmente para absorver impurezas e oleosidade devido à presença de alguns compostos, ajudando a tonificar o rosto. Em algumas opções, pode conter um pouco de água termal, ajudando também na hidratação”, indica. Além dessas vantagens, também atua como demaquilante. “Lembrando que ela não retira a make à prova d’água, pois não é sua função.”

Outro item que entra no debate quando o assunto é skincare é o cleansing oil, que pode ser traduzido para “óleo de limpeza”. Presente na rotina de beleza das asiáticas há vários anos, tornou-se queridinho nos países ocidentais há pouco tempo.

“Ele deixa a pele mais macia e higienizada. Apresenta em sua composição óleos naturais que se juntam ao óleo produzido pelas nossas glândulas sebáceas. Ao massagearmos a face, a gordura boa presente no produto remove sujeiras na pele, efeitos da poluição diária e até resíduos de cosméticos”, acrescenta.

Segundo a profissional, é possível usar esses produtos na skincare sem medo. Mas é essencial se consultar com um dermatologista antes de começar a usá-los.

“Converse com o seu médico para poder integrar na sua rotina diária esses componentes, de acordo com a necessidade da sua pele. Assim, é possível saber a melhor maneira de utilizá-los e com que frequência cada um deve ser aplicado”, completa.

Mais de Beleza