Top

Cantora e atriz Mar.iana conta como se recuperou do corte químico

Mar.iana – Foto: Divulgação

Quem vê a multitalentosa Mar.iana, que interpretou a protagonista Vivi na série “Juacas”, exibida na Disney Channel, e acaba de lançar “Calmaê”, primeiro single de sua nova fase musical, não imagina  que a dona dos belos  e chamativos fios dourados já sofreu um corte químico, que é o resultado de um desgaste intenso e agressivo do cabelo, onde ocorre a quebra ou queda dos fios, dependendo do caso. Esse desgaste é geralmente ocasionado pelo uso excessivo ou aplicação errada de químicos, como alisamentos, descoloração, tintura, entre outros.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Eu sempre fui loira e descoloria meu cabelo com frequência. Confesso que não mantinha cuidados específicos com meus fios, estava sempre na praia e deixava meu cabelo exposto ao sol, mar e vento. Sempre amei a aparência do meu cabelo e seu volume natural, então, sempre que falavam para eu ter cuidado com os fios loiros e com a química e profissional que iria mexer no meu cabelo, para ele não cair, eu achava que não aconteceria comigo, mas aconteceu, por um procedimento mal executado”, relata Mar.iana.

A cantora,  que está cuidando dos fios e recuperando os danos causados pelo corte químico há cerca de dois anos, sofreu com a queda de cabelo abundante após um procedimento de descoloração. “Quem nunca passou por essa sensação pode imaginar o quanto ela pode ser desesperadora. Você vai a um salão cuidar de você, da sua aparência e autoestima, e quando menos espera começam a cair tufos e mais tufos de cabelo. Um verdadeiro pesadelo e que mexe muito com o nosso emocional.”

Mar.iana – Foto: Divulgação

É assim que acontece o corte químico, causado pela fraqueza dos fios, pela reação com determinados produtos e principalmente por algum descuido das indicações e aplicações. A queda pode acontecer gradativamente ou logo que o produto é retirado do cabelo, o que leva para um longo processo de recuperação dos fios.

Mar.iana começou um cronograma capilar com uma profissional apta para cuidar dos fios loiros e com uma rotina intensiva de cuidados para repor nutrientes nos fios e hidratá-los.  “Comecei um processo para reconstruir e recompor o meu cabelo, com uma rotina de cuidados frequente tanto em casa quanto no salão. Nessa fase é essencial hidratar o cabelo com frequência e fazer a umectação, que é a aplicação de óleos vegetais no cabelo para revitalizá-lo, que eu fazia após o banho ou antes de dormir. Nesse período também aplicava no salão ampolas de nutrição e dei um tempo para meu cabelo respirar, evitando chapinha, babyliss e novas químicas. Também foi necessário cortar os fios para eliminar a parte não saudável e desgastada, e com isso me livrar daquela aparência danificada e devolver o volume”, conta Mar.iana

Com uma rotina de tratamentos reconstrutores  e a recuperação dos fios pouco a pouco, Mar.iana conseguiu voltar a usar mega hair, e hoje seu cabelo já está mais próximo do que era antes do corte químico. “Ano passado, na quarentena, eu consegui cortar meu cabelo na altura da nuca e fiquei sem mega nesse período, pois não teria como fazer manutenção devido ao isolamento social, e com o corte ele foi crescendo mais forte e volumoso. Em novembro eu consegui colocar mega novamente com a Nelma Véo, uma profissional incrível e que faz toda manutenção do meu mega para que meus fios continuem saudáveis. Hoje, se eu tirar meu mega, após quase dois anos de recuperação, eu posso dizer que meu cabelo está voltando ao que era. Acredito que até o final deste ano ele estará 100% recuperado”, conta Mar.iana.

Mar.iana – Foto: Divulgação

Para quem tem cabelo loiro é importante uma rotina de cuidado frequente, mesmo sem sofrer cortes químicos, justamente para evitar que o cabelo fique muito fragilizado e sofra danos. “Essa experiência mexeu muito comigo e me mostrou como o cabelo nos empodera. Perdê-lo prejudica nossa autoestima e abala nossa confiança para tudo, desde trabalho até vida social. Hoje, eu tenho um olhar mais atento para meus fios. Invisto em bons produtos para lavar e condicionar meu cabelo, finalizo a lavagem com um produto para  proteção solar e térmica, e mantenho uma rotina de hidratação. Mas a dica principal, antes de mais nada, é:  se você tem o hábito de descolorir e tingir seu cabelo, certifique-se de tomar as devidas precauções para evitar danos graves como um corte químico. Tenha um profissional de confiança, que conheça o histórico do seu cabelo”, indica Mar.iana.

Mais de Beleza