Top

Está com os fios danificados? Veja 6 passos para realizar uma reconstrução capilar

Foto: Istock/Divulgação

Seu cabelo está opaco, áspero, com excesso de frizz, fios quebradiços ou elásticos? É um sinal de que ele precisa de uma reconstrução capilar.

Esses sintomas são comuns em fios expostos à coloração, descoloração, alisamento, escova progressiva, além do uso constante de ferramentas de calor, como secador, prancha e modelador. Mas até mesmo quem é adepto de cabelos naturais pode sofrer com o excesso de exposição ao sol e à poluição.

Esses procedimentos provocam danos profundos à estrutura dos fios, que só podem ser revertidos com um tratamento mais profundo que uma simples hidratação. É aí que entra a reconstrução capilar.

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução é o tratamento de reposição do “alimento” do cabelo, também conhecido como repositor de massa capilar, pois devolve proteínas para a fibra dos fios, repara os danos já existentes e ao mesmo tempo previne prejuízos maiores, o que mantém as madeixas fortes e encorpadas.

Como é um procedimento muito potente, em cabelos saudáveis, fazer a reconstrução uma vez por mês é o suficiente, enquanto em cabelos razoavelmente danificados o recomendado é que seja realizado uma vez a cada 15 dias. Já os muito danificados podem pedir um tratamento de reconstrução capilar semanal, até os fios ficarem mais fortes.

Como fazer a reconstrução capilar?

Incluir o tratamento na sua rotina de cuidados capilar é muito simples. Basta seguir o passo a passo.

Limpe profundamente os fios

Um shampoo hidratante não remove do fio tudo que colocamos nele diariamente, por isso lave o cabelo com um shampoo antirresíduo. A alta concentração de detergência desses produtos, aliada ao pH alcalino, permite que as cutículas do cabelo se abram, conseguindo limpá-las com maior eficiência e fazendo com que o tratamento capilar seja melhor absorvido em nutrientes.

Retire o excesso de água

Após a lavagem com shampoo antirresíduo, enxágue, e, com o auxílio de uma toalha, retire a água das pontas à raiz, sem esfregar ou torcer as madeixas para não prejudicar os fios. Mas deixe o cabelo úmido, para aplicação do próximo passo.

Vá de queratina

A queratina é responsável por 90% da massa capilar, pois é ela que proporciona força e elasticidade aos fios. Por isso, quando perdemos esse componente, os fios ficam mais fragilizados. Para a reconstrução capilar, você pode usar a queratina líquida, em gel ou em creme. A dica é dividir os cabelos em quatro ou seis partes, passar a queratina em cada uma das mechas e deixar agir por cerca de 15 minutos.

Aplique a máscara de reconstrução

Para intensificar o tratamento, após a remoção da queratina, é possível enluvar os cabelos com uma máscara reconstrutora. Aplique a máscara em uma mecha de cada vez, deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue abundantemente.

Dê preferência para produtos que, além da queratina, tenham também em sua composição colágeno, creatina e arginina. A função dessas máscaras é hidratar, reconstruir e nutrir de forma profunda, devolvendo a vitalidade dos fios.

Finalize

Para encerrar, aplique o condicionador no comprimento e nas pontas para selar as cutículas. Enxágue bem para não deixar resíduos e prossiga com a finalização de costume.

Use protetor térmico

Caso o uso de ferramentas de calor seja inevitável, utilize um protetor térmico. Ele adiciona uma camada protetora sobre os fios, o que minimiza os efeitos da exposição, além de prolongar o resultado e garantir uma aparência mais saudável e brilhosa ao cabelo.

Mais de Beleza