Top

5 poderosos ingredientes cosméticos para ficar de olho desde já

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Para quem usa o fotoprotetor todos os dias, o termo “prevenção do envelhecimento” já é bem estabelecido. Mas existem cremes anti-idade e substâncias que podem ajudar ainda mais nesse processo, na medida em que hidratam, estimulam colágeno, reparam danos e promovem ação celular profunda. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Entre 25 e 30 anos se inicia a perda de colágeno da pele, há diminuição da produção de ácido hialurônico, perda da elasticidade e firmeza, ocorre o aparecimento das primeiras linhas de expressão, ou seja, se inicia o envelhecimento cutâneo. Por isso, consultar um médico é fundamental para iniciar uma rotina de prevenção do envelhecimento”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Abaixo, confira quais são cinco dos poderosos ingredientes cosméticos que ajudam a prevenir o envelhecimento cutâneo:

Telodormin: novidade no mercado, o ativo é extraído dos bulbos dormentes da planta Narcissus. Com uso tópico, a substância é capaz de modular a proliferação dos fibroblastos para desacelerar o encurtamento dos telômeros, o que está diretamente relacionado ao processo de envelhecimento. “Dessa forma, o ativo preserva a saúde e a jovialidade da pele, melhorando a elasticidade do tecido cutâneo e reduzindo visivelmente a aparência de rugas e linhas”, diz a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

Vitamina C: clássica e presente em grande escala na cosmética moderna, a Vitamina C é o ácido L-ascórbico, um importante ativo anti-idade, pois, além de ser antioxidante, estimula a síntese de colágeno e é fotoprotetor, ou seja, protege a pele dos danos causados pelo sol, segundo Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. “A vitamina C também é um poderoso clareador, já que inibe a ação da tirosinase, uma enzima responsável pela formação da melanina. Embora a capacidade proliferativa e a síntese de colágeno dependam da idade, a vitamina C é capaz de estimular a proliferação celular e a síntese de colágeno pelos fibroblastos dérmicos independentemente da idade do indivíduo”, completa a cosmetóloga. “Como oxida rapidamente em contato com o ar, o ideal é que a vitamina C esteja envolvida em permeadores feitos com o silício orgânico, que protegem o ativo da oxidação e o carregam até as camadas mais profundas da pele sem causar danos ou reações. O nome dessa vitamina C bionanatecnológica é Ascorbosilane C”, explica. Esse ativo está presente no sérum clareador Derm Deep C, da Belle.

Resveratrol: “Essa molécula traz vários benefícios para a saúde em virtude da sua ação antioxidante, que funciona para combater o envelhecimento. Além disso, o resveratrol é capaz de ativar a sirtuína-1, proteína que age no aumento da longevidade celular”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e do American College of LifeStyle Medicine. Os bons efeitos do resveratrol não param por aí, já que ele também é capaz de estimular a proliferação celular saudável. “É basicamente uma mina de ouro com efeitos antienvelhecimento, incluindo a proteção da pele contra enzimas prejudiciais e o aprimoramento da função dos fibroblastos responsáveis pela criação de colágeno saudável”, diz a médica Dra. Beatriz. Para manter a pele jovem por mais tempo, o sérum nutritivo Pearly Booster Resveratrol, da Be Belle, traz o Trans-Resveratrol. “Ele é capaz de fortalecer o colágeno existente e estimular os fibroblastos, células produtoras das fibras colágenas, além de melhorar a circulação local, reduzindo o inchaço e a vermelhidão, e inibir a tirosinase, enzima responsável pela produção do pigmento causador das manchas”, destaca a cosmiatra Ludmila.

Niacinamida (vitamina B3): a Niacinamida é um dos melhores ingredientes da cosmetologia moderna, sendo conhecida também como vitamina B3. “Essa vitamina já foi destacada em vários estudos que reforçaram sua intensa atividade antioxidante. Aplicada após algum dano, como o da radiação solar por exemplo, a Niacinamida aumenta o reparo do DNA e modula a reação inflamatória, com efeito calmante. A Niacinamida também é usada em cremes antimanchas e tem poder protetor contra a luz azul emitida por celulares e computadores, que piora as manchas do melasma”, completa a dermatologista Dra. Paola.

Hyaxel: curinga nas fórmulas anti-idade, o Ácido Hialurônico é um composto glicosaminoglicano, encontrado, naturalmente, na matriz extracelular da pele. Mas a penetração desse ativo deve ser alta, então a melhor opção é apostar no ácido hialurônico de baixo peso molecular, o Hyaxel. “No caso do Hyaxel, por ele estar num tamanho menor, ele consegue permear para as camadas mais profundas e, dessa maneira, melhora a auto-hidratação do tecido conjuntivo e cria um reservatório hídrico. Além disso, ele estimula a renovação celular, com um efeito anti-idade”, explica a farmacêutica Maria Eugênia, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. “Hyaxel aumenta a expressão de aquaporinas aumentando a hidratação nas camadas mais profundas e melhora a textura da pele. Por ser um ácido hialurônico ligado ao silício também tem atuação anti-idade importante ao promover estímulo de colágeno”, acrescenta. “Hyaxel é um potente antiaging com efeito preenchedor e firmado, capaz de promover hidratação profunda de dentro para fora, além de ser biocompatível com a pele, o que potencializa sua ação”, finaliza Ludmila.

Mais de Beleza