Top

Muito além do skincare, a prática de autocuidado antes de dormir

Foto: Divulgação

Em uma sociedade em que tudo deve ser feito de forma rápida e eficaz, encontrar tempo para cuidar de si mesmo é uma tarefa muito difícil. Passamos o dia todo concentrados em nossas responsabilidades de trabalho, estudos, família e com despesas e contas. Quando chega a hora de dormir, nossa cabeça está repleta de preocupações e nosso sono é prejudicado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ao acordar, seguimos a mesma rotina do dia anterior, criando um círculo vicioso. Aos poucos, o corpo começa a dar sinais de que precisa de um momento de autocuidado para manter a mente e o organismo em pleno funcionamento. 

O famoso skincare ajuda muito a proporcionar uma sensação de relaxamento durante a noite. Porém o autocuidado não se resume à pele ou aos tratamentos estéticos, mas, sim, ao corpo todo. Cuidar de si mesmo não é um luxo, mas, sim, um ato em prol da saúde e do bem-estar. 

A qualidade de sono dos brasileiros não é ideal e enfrenta uma série de obstáculos para atingir a plenitude e o estágio profundo. Segundo pesquisa da Royal Phillips, as razões para esse fato são a falta de tempo e os maus hábitos noturnos e diurnos.

Separar um período por dia para cuidar de si mesmo e realizar pequenas ações que beneficiem a hora de dormir ajudam a melhorar os níveis de energia ao acordar, o bom humor, diminuem a estafa e o cansaço e auxiliam o corpo a lidar melhor com situações de estresse. O autocuidado pode ser inserido na rua rotina a partir de alguns hábitos. Veja alguns exemplos.

Banho 

Nada melhor para renovar as energias do que um banho quentinho. Dedicar um tempo para aproveitar pequenos detalhes, como usar um novo sabonete, fazer uma esfoliação corporal ou testar algum produto diferente para o cabelo, é importante para desconectar dos problemas do dia a dia e focar apenas no seu bem-estar.

Abster-se de redes sociais e dispositivos móveis

Principalmente depois da pandemia, os celulares e computadores se tornaram uma extensão do corpo humano. Passamos mais da metade do nosso dia em exposição às telas. Deixar esses aparelhos em modo avião ou desligados pode trazer um grande ganho para a sua qualidade de sono. Tente substituir a ronda nas redes sociais por ler um livro, ouvir música, fazer skincare, ioga e até mesmo uma automassagem.

Vai um chazinho?

O nosso corpo aprende com a rotina. Preparar um chá quentinho, todo dia, pode ser um bom método de ensinar o seu organismo que está na hora de dormir. Dê preferência para os sabores mais suaves e que proporcionem maior relaxamento, como, por exemplo, a camomila. 

Prepare o ambiente para dormir

Acender uma vela aromática, deixar as luzes semiapagadas, colocar uma roupa confortável e manter uma troca frequente das roupas de cama do colchão de casal são práticas que contribuem para uma noite de sono tranquila.

Mais de Beleza