Top

Águas funcionais: entenda os benefícios para a pele

foto: Jernej Graj/Unsplash

As chamadas águas funcionais têm ganhado cada vez mais espaço na rotina de skincare dos brasileiros, seja para acalmar, demaquilar ou preparar para a maquiagem, por exemplo. O fato é que as águas dermatológicas e termais oferecem inúmeros benefícios para a pele já que possuem em suas formulações ativos e ingredientes para lá de tecnológicos e avançados. 

Conversamos com a Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos, para saber mais sobre como agem e quais as diferenças entre elas. Veja a seguir.

1- Quais as diferenças e características de cada uma?

Geralmente as águas termais tem como base de ativos os minerais, então sua função é mais calmante e refrescante, podendo até ser cicatrizante, se houver em sua fórmula algum ativo que trabalhe essa área de cicatrização. Já as águas dermatológicas são mais completas, tratam diversas condições inestéticas de acordo com os ativos em sua formulação. Podemos ter uma com ação antioxidante, fotoenvelhecimento, com vitamina C, vitamina E, Niacinamida, com ativos de redução de poros e assim elas agem tratando uma condição inestética.

2- Quais benefícios elas podem trazer para a pele (como matificar, hidratar e iluminar)?

As águas termais são pensadas mais para fins de hidratação, suavização, relaxamento, calma, energização ou ação antioxidante leve para a pele. Enquanto as águas dermatológicas têm ações mais abrangentes de acordo com os ativos inseridos nas fórmulas. Por exemplo, efeito mate, antiglicante (que combate a flacidez da pele) antifadiga, redução de poros, hidratação e luminosidade. A Niacinamida na formulação de águas dermatológicas pode trazer ação secativa na acne, auxilia na redução da hiperpigmentação pós-acne e na proteção contra poluição digital, já a vitamina E é um poderoso antioxidante que previne contra o envelhecimento cutâneo.

3- Para quem cada uma delas é mais recomendada?

Ambas podem ser usadas em todos os tipos de pele e idade, o que recomendo é escolher a que se adapta melhor para sua maior necessidade. Por exemplo, se possui uma pele oleosa, escolha uma água dermatológica com efeito mate, se acabou de realizar um procedimento ou possui muita sensibilidade, opte por alguma com ativos calmantes, ou se quiser luminosidade e glow escolha uma água com potência hidratante. 

Mais de Beleza