Top

Pilates: como ter uma boa alimentação antes e depois da prática?

Foto: Divulgação

A prática de atividades físicas é muito recomendada por médicos e psicólogos. Como o ioga e a meditação, o pilates é uma das modalidades que exige que a mente e o corpo estejam em sintonia, sendo a concentração e o controle da respiração um fator importante para que os movimentos sejam realizados corretamente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Por ser uma atividade menos intensa e de poucas repetições, proporciona um efeito eficaz, com menor desgaste dos músculos e das articulações. Além disso, o método também diminui a produção acelerada de hormônios prejudiciais, que elevam os níveis de estresse e ansiedade.

No entanto, para que as sessões de pilates obtenham resultados mais favoráveis, é importante investir em uma boa alimentação, tanto no pré-treino, como no pós-treino. Isso porque o consumo de alimentos é fundamental para manter as funções corporais estáveis e promover a recuperação muscular.

Veja algumas recomendações de alimentos para comer antes e depois da aula e potencializar o rendimento.

Antes do treino

A refeição antes do treino precisa ter energia suficiente para fornecer glicose para a prática da atividade. Por isso, o ideal é que não seja realizado nenhum tipo de exercício em jejum, pois pode causar hipoglicemia, que é quando o açúcar no sangue diminui demais, causando sintomas de palpitações cardíacas, palidez e sensação de desmaio.

Nessa etapa recomenda-se uma alimentação leve, sem gordura, para não sobrecarregar o corpo ou prejudicar o desempenho. Boas opções de cardápio são os alimentos ricos em carboidratos, como as frutas que podem ser combinadas com cereais, mel ou consumidas de forma individual. Outra alternativa seria a ingestão de frutas secas, para aqueles casos em que não há muito tempo disponível para preparar a refeição. Pães e batata-doce também são sugestões de boa tolerância antes da atividade física.

Preparando o corpo para a prática de pilates

Os alimentos devem ser ingeridos cerca de 40 minutos a uma hora antes do exercício, para dar tempo da digestão acontecer e evitar mal-estar, congestão e desconfortos abdominais. Mas esse intervalo não é suficiente se a refeição for realizada em grande quantidade! Por isso, é indicado ter moderação, visto que as posições do pilates são bastante diversas e envolvem muita flexibilidade.

Depois do treino

No pós-treino, o objetivo da alimentação é a reposição da energia perdida durante a atividade física e a recuperação das fibras musculares. A recomendação é de que seja feita em até 45 minutos após o exercício e conte com um forte aliado, que seriam as proteínas. O frango, por exemplo, é uma carne magra que fornece a dose proteica necessária.

São opções também: ovos, leite, iogurte, queijos, ervilhas, soja e grãos, pois possuem boas quantidades de proteína e podem, por isso, ser utilizados em uma dieta equilibrada para manter o bom funcionamento do organismo. O ideal é que seja feita uma refeição completa, como almoço ou jantar.

A hidratação é fundamental também no pilates

Tanto antes, como depois da atividade física, é muito importante manter a hidratação. O consumo de grandes quantidades de água ou isotônicos contribui para o equilíbrio dos sais minerais perdidos com a realização da atividade e regula o funcionamento do corpo antes, durante e depois do exercício.

Em dias quentes ou em treinos que duram mais de uma hora, torna-se ainda mais importante a ingestão de líquidos durante a prática do pilates, pois o corpo perde ainda mais sais minerais com o suor, que aumenta de intensidade devido à alta temperatura do ambiente.

Mais de Beleza