Top

Dermatologista lista 5 cuidados com a pele negra no inverno

Foto: Jeffery Erhunse/Unsplash

Com textura oleosa no rosto e mais ressecada nas outras partes do corpo, a pele negra tem características marcantes. Pela facilidade de produção de melanina, por exemplo, ela mancha facilmente por qualquer ponto inflamatório. Acne, arranhões e picadas de insetos podem evoluir com maior pigmentação.

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

Justamente por apresentar essas propriedades, a dermatologista Thatiana Hadlich aconselha o uso de filtro solar mesmo em dias mais frios.

“A maior quantidade de melanina facilita o desenvolvimento de manchas, também conhecidas por melasmas, e prejudica a uniformidade da pele. Por isso, aposte no uso do filtro solar diariamente”, aponta a especialista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Com tantos produtos disponíveis no mercado, como escolher uma rotina de skincare para esse tipo de pele nos dias mais frios? Thatiana esclarece as cinco principais dúvidas sobre o tema, a seguir. 

Como deve ser a rotina de skincare da pele negra?

O skincare deve incluir um sabonete, hidratante e protetor solar, principalmente porque essa pele tem grande tendência à formação de manchas, oleosidade e espinhas. Invista neste cuidado básico para manter a cútis bonita e saudável por mais tempo.

Pele negra também precisa de protetor solar no inverno? 

Sim. Ela tem uma resistência natural aos raios solares por conta da maior quantidade de melanina presente na pele, que facilita o desenvolvimento de manchas, também conhecidas como melasmas, e prejudica a uniformidade da derme. O que ocorre é um aumento da atividade de melanócitos e, consequentemente, um acréscimo no depósito deste pigmento quando não há uma fotoproteção.  

Como clarear as manchas na pele negra?

Clareadores, como o ácido kójico, ácido fítico e ácido tranexâmico são ótimos aliados.  

Devemos ficar atentos ao uso de hidroquinona, um agente despigmentante eficiente, mas que deve ser usado com cautela para não irritar muito e até manchar a pele. Apesar de ser um medicamento de venda livre, devemos tratar sob cuidados médicos, já que pode provocar lesões semelhantes ao vitiligo ou ocronose, que é o escurecimento acinzentado da pele. 

Quais são os ativos indicados para cuidar da pele negra? 

Dermocosméticos que contenham ativos calmantes, como a niacinamida; antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e o ácido ferúlico; renovadores celulares, como os esfoliantes enzimáticos e químicos a exemplo do ácido glicólico, são ótimas opções. 

A pele negra também fica ressecada no inverno? Como evitar o problema? 

Em geral, a pele negra tende a ser mais oleosa no rosto e mais seca no corpo. As glândulas sebáceas existem em número igual à pele branca, mas são maiores na pele negra e produzem maior quantidade de sebo.

Já a pele do corpo, especialmente os braços e pernas, tendem a ser mais ressecadas, ter aspecto esbranquiçado e descamar.

Os produtos hidratantes adequados são capazes de melhorar a hidratação e textura da pele. No entanto, para isso, devem ser recomendados por um especialista, que indicará a opção ideal para o grau de hidratação necessário.

Os melhores cremes e loções são feitos à base de lactato de amônia, ureia e ceramidas, aplicadas ao menos duas vezes por dia, após o banho e antes de dormir. Pode-se também associar óleos de semente de uva, amêndoas e manteiga de Karité para intensificar a hidratação corporal.

Mais de Beleza