Top

Máscaras capilares:  saiba por que é importante hidratar o cabelo mesmo no frio

Foto: Pixabay

Falta pouco para o inverno chegar, mas já podemos sentir a queda das temperaturas. Com isso, é preciso ficar atento aos cuidados com o cabelo que mudam a cada estação, porque as variações climáticas interferem na saúde dos fios.  As baixas temperaturas fazem com que tomemos banhos mais quentes e consequentemente o couro cabeludo perde o óleo natural, deixando os fios sem lubrificação e desprotegidos, além do uso excessivo dos secadores que também contribuem para ressecar o cabelo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Com a retirada do óleo natural, o cabelo fica com um aspecto ressecado e enfraquecido, podendo quebrar com mais facilidade e ter pontas duplas. Há casos em que o organismo repõe a oleosidade, deixando o cabelo com a aparência engordurada. Por isso, os fios precisam de cuidados especiais, que vão desde a lavagem até a reposição de nutrientes”, explica Jamar Tejard, farmacêutico naturopata com mais de 20 anos de atuação na área de saúde e beleza.

Segundo o especialista, a dupla água quente + secador faz com que o cabelo precise de hidratação extra. As máscaras capilares auxiliam justamente na reposição de água nos fios, necessária para que eles continuem resistentes, maleáveis e brilhantes. “Aplique as máscaras capilares de uma a duas vezes na semana, em casa, de acordo com a necessidade do cabelo. Aposte em produtos naturais, que são uma ótima opção para saúde capilar, pois eles apresentam muitas vantagens e quase nenhum efeito colateral.  A babosa, o óleo de coco, mel  e abacate são ingredientes ideais para repor os nutrientes nos fios durante a estação”, indica Tejard.

Mesmo para as pessoas com cabelos oleosos, a hidratação durante o inverno é importante, uma vez que é muito frequente a raiz ficar oleosa e os fios secos e danificados, devido a frequência lavagem, que tende a ser maior para controlar a oleosidade, e que acontece com banhos quentes, associada ao uso do secador. “Nesses casos, as máscaras e óleos de tratamentos devem ser aplicados apenas no comprimento dos fios, deixando a raiz livre”, orienta o especialista.

Além disso, Tejard recomenda aliar a hidratação com a lavagem com água morna ou fria, e caso seja necessário usar o secador, manter a temperatura certa. “A água quente danifica os fios e prejudica o efeito da hidratação. Usar o secador muito quente é outro hábito que danifica os fios e retarda os benefícios da hidratação. Coloque o aparelho no jato frio e a 30 centímetros da cabeça”.

A hidratação é feita de forma bem simples e pode ser feita em casa, basta aplicar a máscara capilar nos fios molhados e deixar agir por 10 minutos a 20 minutos, tempo necessário para os nutrientes serem absorvidos pelo cabelo.

Veja a receita de máscara capilar para fazer em casa indicada pelo especialista:

Para cabelo curto (se for para cabelo comprido , triplique as quantidades sugeridas )

Ingrediente

4 colheres de sopa de iogurte natural

1 colher de sopa de mel (esse mel deve ser diluído em um pouco água)

4 colheres de sopa de polpa de abacate maduro

1 colher de chá de óleo de oliva extravirgem

Modo de preparar

Amasse o abacate com os demais ingredientes e misture bem até formar uma pastinha e aplique em toda extensão do cabelo, deixe agir por até 20 minutos, após enxague bem, em água morna ou fria.

Mais de Beleza