Top

Hidratação: dermatologista dá dicas para não sofrer com o ressecamento

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

São os dias mais frios que nos fazem sentir, literalmente na pele, os efeitos do outono. Até quem tem tendência à oleosidade sofre com o ressecamento durante a estação. “O clima mais seco pode influenciar, e muito, na textura da pele. Exposição ao vento, ao frio e às mudanças da umidade relativa do ar tornam a cútis mais desidratada e sensível, com a textura áspera e craquelada”, comenta Thatiana Hadlich Blumenberg, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Hábitos errados também podem influenciar na hidratação da pele e do couro cabeludo. “Banhos muito quentes e demorados não são aconselhados, já que a alta temperatura da água retira a oleosidade natural do corpo, propenso em desenvolver dermatites e inflamações de pele caracterizadas pela descamação, como a famosa caspa”, pontua a dermatologista.

Para quem quer manter a hidratação em dia no outono, Thatiana dá dicas. Veja a seguir:

Existe algum sabonete facial mais indicado para o outono?

Com as temperaturas mais amenas, a pele tende a produzir menos oleosidade, mas não deixará de ser oleosa. Opte por um ativo mais suave em vez do tradicional ácido salicílico, presente em muitos sabonetes para pele oleosa. Ou evite usá-lo em todas as lavagens.

Você pode manter, por exemplo, este sabonete tradicional na lavagem da manhã e à noite optar por usar uma formulação mais delicada, menos abrasiva, com ativos como glicerina, ácido glicólico e nicotinamida.

É indicado aplicar um hidratante facial quantas vezes ao dia?

Com o tempo seco do outono, mas ainda com boa incidência de sol, a hidratação torna-se mais importante. O hidratante facial do verão deve ser alterado por um mais intenso. Se você preferir formulações mais leves, menos espessas, o ideal é aplicar duas vezes ao dia.

Os hidratantes repõem a água e não aumentam a oleosidade da pele, como ouvimos por aí. Portanto, peles oleosas precisam de hidratação, sim.

Quais componentes o hidratante de outono deve conter?

Uma pele hidratada é sinônimo de saudável, uma vez que o equilíbrio de água é fundamental para manter o bom funcionamento de todas as células, em todas as camadas. Substâncias como niacinamida, ácido hialurônico, ceramidas, ômegas, manteiga de Karité e vitamina E são alguns dos ativos presentes em formulações hidratantes.

Existe diferença de hidratante de dia e de noite?

Cremes diurnos tendem a ter componentes menos fotossensíveis, ou seja, estão mais estabilizados sob a luz solar, podendo apenas equilibrar a hidratação da pele e preveni-la de eventuais danos naturais. Os noturnos são mais espessos e costumam ter ativos rejuvenescedores. Deixam a pele preparada para enfrentar o dia seguinte, com nutrição extra, além de auxiliarem na produção de colágeno. Retinol, ácido glicólico e substâncias clareadoras, como arbutin, ácido fítico e ácido kójico podem estar presentes no hidratante noturno.

Se a cútis apresentar possíveis descamações e coceiras, o que devo fazer?

Uma das principais causas da coceira e descamação é a falta de hidratação da pele. Nesse caso, o indicado é beber a quantidade de água diária recomendada, de 3 litros, evitar banhos com água muito quente, usar sabonete neutro ou glicerinado e hidratar a cútis com cremes adequados à ela, inclusive as oleosas.

Preciso mudar de demaquilante em dias frios?

As melhores opções são as que não retiram tanto a oleosidade natural, já que o outono é uma época seca.

A água micelar composta por agentes de limpeza que purifica e reequilibra a cútis pode substituir a limpeza com sabonete nessa época do ano. Ela também pode ser usada, inclusive, para retirar a maquiagem, pois irá agir como um demaquilante mais profundo.

Os tônicos que ajudam na remoção das impurezas também retiram boa parte da oleosidade e são indicados.

Devemos evitar loções muito adstringentes para não promover o ressecamento da pele. Caso queira manter seu tônico de verão sem causar muito ressecamento, o truque é dilui-lo em algumas gotinhas de água antes da aplicação.

Os lábios não podem ser esquecidos, como deve ser feita a hidratação dessa região?

A pele dos lábios é mais fina e não produz a mesma quantidade de sebo que a do rosto, por exemplo. Sendo assim, está mais exposta aos danos do ressecamento no outono. Beber água é regra básica quando se fala em hidratação labial. Além disso, um bom hidratante labial tem que estar na bolsa e sua aplicação deve ser feita, pelo menos, três vezes ao dia. Dê preferência aos produtos que reparem a barreira labial, feitos à base de ingredientes nutritivos, como manteiga de karité, pantenol e vitamina E. Esses ativos hidratantes vão auxiliar no reparo e no alívio da área danificada.

Mais de Beleza