Top

Sérum-mania: o boom dos séruns na rotina skincare tem explicação

Foto: Pixabay

De forma geral, a população está cada vez mais ciente da importância de uma rotina diária de cuidados com a pele, seja para prevenir e combater os sinais do envelhecimento, controlar condições como a acne ou simplesmente manter a saúde do tecido em dia. Não é à toa então que a procura por dermocosméticos não para de crescer, afinal, sempre queremos produtos e ativos com mais benefícios e maior eficácia. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Justamente por esse motivo os séruns têm ganhado grande popularidade, pois não há um veículo cosmético tão poderoso como ele. “Os séruns são cosméticos com aparência, textura e penetração semelhante à de um soro.  Capazes de penetrar profundamente na pele e transportar ativos de maneira eficaz, já que possuem rápida absorção e fórmula concentrada, os séruns começaram a ganhar força na última década e, hoje em dia, quase todas as marcas dermocosméticas do mercado têm produtos desse tipo”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a médica, os séruns foram especialmente bem recebidos no Brasil, pois são ideais para quem possui pele oleosa e mista, o que é o caso de 80% da população brasileira. “Isso porque, devido a sua textura leve e fluida, o produto não deixa a pele com aspecto brilhante ou pegajosa”, destaca. Mas engana-se quem acredita que apenas a pele oleosa pode utilizar esse tipo de produto. “Quem possui a pele seca, por exemplo, também pode se beneficiar da ação dos séruns para otimizar o tratamento, desde que sejam combinados a um hidratante em creme para suprir as necessidades desse tipo de pele”, afirma Paola.

Na verdade, os séruns podem ser utilizados por todos, não apresentando qualquer contraindicação, já que esses cosméticos na forma de soro podem ser formulados com diferentes ingredientes ativos para atender as mais variadas necessidades da pele. Um dos ativos mais incorporados em séruns, por exemplo, é a vitamina C. “A vitamina C é um antioxidante, sendo capaz de combater a ação dos radicais livres, agentes que atuam degradando o colágeno e elastina da pele. Dessa forma, o ativo age no combate aos sinais do envelhecimento, promove clareamento de manchas causadas pelo sol ou acne, confere proteção celular e hidrata o tecido cutâneo na medida certa, sem deixá-lo oleoso”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. E o melhor é que nos séruns a vitamina C sempre aparece em sua forma estabilizada, pois a Vitamina C pura não pode ser combinada ao alto teor de água do veículo. 

“E a Vitamina C estabilizada possui uma série de vantagens adicionais, incluindo menor risco de oxidação, o que faz com que o ativo perca sua eficácia, e o fato de não possuir acidez, podendo então ser utilizada em qualquer período do dia e por todos os tipos de pele”, destaca o Dr. Maurizio Pupo, pesquisador, consultor em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ada Tina Italy.

De acordo com Pupo, outro ativo comumente incorporado nos séruns é o ácido salicílico, visto que é principalmente indicado para peles acneicas e oleosas. “O Ácido Salicílico é um beta-hidroxiácido capaz de penetrar profundamente nos poros para desobstruí-los, além de possuir ação antioleosidade, controlando a produção de sebo, queratolítica, eliminando as células mortas da pele para acelerar a renovação celular, e anti-idade, pois, assim como qualquer outro ácido, consegue estimular a produção de colágeno. Dessa forma, o ativo é muito utilizado no tratamento da acne, cravos, oleosidade excessiva e poros abertos”, ressalta. 

Outra substância muito utilizada para a formulação dos séruns é o ácido hialurônico. “O Ácido Hialurônico é um composto encontrado naturalmente na matriz extracelular da pele responsável por manter vivas as fibras de colágeno que conferem sustentação ao tecido cutâneo. Conforme envelhecemos, essa substância diminui gradativamente, o que colabora com o surgimento de flacidez e rugas. Mas podemos utilizar a substância em séruns para repor a quantidade de ácido hialurônico no organismo, além de promover hidratação, restauração da pele facial, preenchimento de rugas e ação anti-idade”, explica Isabel Piatti, consultora executiva em estética e inovação cosmética, especialista em estética e cosmetologia e membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – Abec. E não para por aí, pois as possibilidades de combinação de ativos nos séruns são infinitas.

Mas, afinal, como utilizar esses produtos? Segundo Isabel, caso você deseje incluir os séruns na sua rotina, o produto deve ser aplicado após a limpeza e a tonificação, mas antes do fotoprotetor e, no caso de peles mais secas, do hidratante em creme. “Como possuem uma fórmula mais concentrada e veículo mais fluídos, 3 a 5 gotas do produto são suficientes para aplicar no rosto inteiro”, aconselha a especialista. 

E caso você queira potencializar ainda mais a eficácia dos séruns, é interessante realizar, de uma a duas vezes por semana, uma esfoliação antes de aplicá-lo. “Isso porque a esfoliação é capaz de promover, de maneira controlada, uma renovação da pele, removendo as células mortas e impurezas e conferindo luminosidade e suavidade à pele, além de melhorar a permeação de ativos dos séruns que serão aplicados em seguida, o que potencializa sua ação e o processo de revitalização da pele”, finaliza Isabel.

Mais de Beleza