Top

Como cuidar da pele? Veja lista cuidados essenciais com ela em cada faixa etária

Foto: Oz Seyrek/Unsplash

Você é do time que toma todos os cuidados com a pele ou ainda tem certa preguiça quando se trata de skincare? Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que a partir dos 25 anos o corpo diminui a produção de colágeno, proteína fundamental para a saúde e beleza da cútis. Isso contribui para o aparecimento de rugas e linhas finas, além da flacidez.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mas quais são os cuidados essenciais que se deve ter em cada idade? A seguir, a Dra. Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, dá um passo a passo do que você deve fazer. 

Adultos jovens – dos 20 aos 30 anos

“Nesta fase, ocorre um aumento de perda de água na pele, alterando o nível de hidratação. Ela começa a perder colágeno e elastina, tornando-se menos firme e resistente. Podem aparecer manchas e as primeiras rugas  finas”, comenta a dermatologista que é especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center, e pelo pelo Hospital Mount Sinai New York.

As etapas de limpeza, tonificação, hidratação  e fotoproteção se tornam ainda mais importantes, e os cuidados devem se estender à área do colo e pescoço.

A partir dos 25 anos, produtos especiais para a área dos olhos e renovadores celulares podem começar a ser usados.

O uso diário de um fotoprotetor  de amplo espectro, que proteja dos raios (anti-)UVA e (anti-)UVB  e a luz visível não pode ser esquecido.

Uma vez por semana, vale investir em esfoliantes e máscaras para uma hidratação mais profunda. Já, uma vez ao mês, faça uma limpeza de pele com um profissional qualificado.

Principais categorias de ativos utilizados: continuam os controladores de oleosidade, mas começa a atenção especial aos hidratantes, antioxidantes e renovadores celulares.

Adultos – de 30 a 40 anos

Nesta fase, a pele  pode se torna mais seca e sensível. Acontece uma perda progressiva da elasticidade, revelando os primeiros sinais da ação da gravidade. Linhas suaves, como as rugas finas, vão se instalando na área dos olhos. Podem aparecer sinais de envelhecimento no rosto ou no corpo em consequência do excesso de exposição ao sol.

Produtos com vitaminas, antioxidantes e ácidos devem ser usados com o objetivo de promover a renovação e a nutrição da pele, aumentando sua firmeza.

Você pode lançar mão de procedimentos complementares que estimulem a produção de colágeno, como lasers, ultrassom e bioestimuladores de colágeno, além de preenchimentos (das linhas de expressão) , peelings químicos e aplicação de toxina botulínica.

Principais categorias de ativos utilizados: hidratantes, antioxidantes, renovadores celulares, antirrugas e firmadores.

Adultos maduros – acima de 40 anos

A pele  pode se tornar mais fina e sensível. A renovação celular diminui o ritmo e ocorre uma significativa redução da secreção sebácea. Para as mulheres, as flutuações hormonais da menopausa chegam acompanhadas de uma série de alterações, como desidratação, pigmentação, sensibilidade e redução da elasticidade da pele.

Para a higienização, (leites ou) loções de limpeza são os mais indicados, visto que  alguns sabonetes podem ressecá-la ainda mais.

Hidratantes em cremes ou loções cremosas que formam um filme oclusivo, impedindo a perda da água, são os veículos mais indicados. Deve-se dar preferência as fórmulas que, além de hidratar, tratem as principais necessidades da pele madura.

Para evitar o aparecimento das manchas amarronzadas, filtros solares com FPS igual ou superior a  50 devem ser aplicados também no dorso das mãos, área muitas vezes esquecida e altamente exposta ao sol por longos períodos.

Procedimentos complementares como (peelings), toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores de colágeno, jato de plasma, ultrassom microfocado , laserterapia e lifting podem ser recomendados a fim de amenizar os efeitos do tempo sobre a pele do rosto.

Principais categorias de ativos utilizados: protetores de barreira com hidratação diferenciada, antioxidantes, renovadores celulares, agentes firmadores, antirrugas e despigmentantes, se necessário.

Mais de Beleza