Top

Veja um pocket dicionário de perfumes e entenda as fragâncias

Plantação de lavanda – Foto: Pixabay

Você sabia que cada pessoa é capaz de distinguir mais de 10 mil cheiros diferentes? O olfato é o sentido mais instintivo e o único processado no centro das emoções, que fica no cérebro. Quando borrifa-se o perfume, a química do produto se mistura à química da pele tornando aquele cheiro simplesmente único!

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Pocket Dicionário Perfumado foi criado pela LovMe Cosméticos, empresa que traz para o Brasil os perfumes das marcas Lonkoom e Vivinevo, com a intenção de ajudar quem procura o perfume que combina com a sua personalidade. Nele você aprende alguns termos usados na perfumaria, conhece muito mais sobre famílias olfativas e as suas concentrações. Veja a seguir:

Glossário

Conheça alguns termos usados por especialistas da perfumaria.

Acorde – Combinação de matérias-primas (componentes do perfume); mistura de ingredientes que produzem a fragrância

Avaliador – Também conhecido como sommelier do perfume. Ele conhece os perfumes e o consumidor, tem como função ajudar na hora da compra. Trabalha em conjunto com o perfumista e o cliente.

Difusão – Em termo denota a rapidez com que uma fragrância se espalha pelo ambiente.

Eau – Do francês, água.

Encorpada – Uma fragrância cujo os acordes harmônicos conferem um odor rico e robusto.

Nota – Termo usado para indicar uma impressão olfativa de uma fragrância.

Parfum – Do francês, perfume.

Perfumista – Conhecido também como “nariz” ou “artista”. É ele quem cria as fragrâncias para os perfumes, colônias, aromatizantes de ambiente, sabonetes, xampus, cosméticos e produtos de limpeza. O perfumista consegue guardar na memória cerca de mil e 2.000 cheiros.

Redonda – Termo referente a mistura de uma fragrância quando atinge a perfeita harmonia e equilíbrio.

Toilette – Do francês, “cuidar-se, fazer a própria higiene”.

Famílias olfativas

Os perfumes são compostos por uma família olfativa. Cada grupo classifica as fragrâncias conforme suas características, ingredientes e tempo de duração na pele. Essas famílias olfativas podem ser divididas em nove grupos principais, são eles:

Adocicados – Essa família também pode ser chamada de “Oriental”, pois a maior parte dos ingredientes, para produzir um perfume desse grupo olfativo, vêm do Oriente. São eles: baunilha, mirra, cacau, caramelo, sândalo, âmbar e licor de cereja. Atraentes e divertidas, as fragrâncias adocicadas são tão indulgentes quanto um doce de sobremesa, é necessário tomar cuidado na quantidade de borrifadas do perfume sobre a pele, para que não fique enjoativa.

Amadeirados – Os cheiros amadeirados são fortes, elegantes, imponentes e inesquecíveis! É de longe a família que tem a maior durabilidade na pele. Muito comum em fragrâncias masculinas, o amadeirado vem crescendo nas perfumarias femininas do mundo todo. No Brasil são poucas as marcas que apresentam perfumes femininos dessa família olfativa. Os amadeirados são compostos por: copaíba, priprioca, vetiver, cedro, musgo, pinho, eucalipto, bambu e cipreste. Intensos e marcantes, os perfumes amadeirados têm um aroma marcante que remete a madeira, podem ser frescos ou intensos.

Aromáticas – Contém um mix de flores e ervas. Moderna e sofisticada, essa é uma fragrância predominantemente masculina, apresentam notas de hortelã, menta, erva doce, manjericão, poejo e lavanda. Os aromáticos são refrescantes, considerados vibrantes, frescos e atemporais. Combinam muito bem com notas amadeiradas.

Chipres  – Criada no início do século 20 pela perfumaria clássica, o Chipre é o aroma ideal para ocasiões à noite e aquelas bem especiais, são poderosas, elegantes, tradicionais e bem marcantes. A família olfativa chipre é uma harmonia entre cítrico e amadeirado, as notas mais usadas são: musgo de carvalho, laranja cravo e patchouli.

Cítricos – Os perfumes cítricos estão associados aos itens mais ácidos, são refrescantes, leves e alegres, muito indicado para o dia a dia! É comum achar fragrâncias unissex nessa família, as notas mais encontradas: limão taiti, limão sisiliano, bergamota, capim limão, flor de laranjeira e grapefruit. Todos esses ingredientes proporcionam explosão e impacto às criações perfumistas.

Floral – As fragrâncias dessa família costumam ser sofisticadas, mas sempre associadas à feminilidade. Suas essências são produzidas a partir de óleos extraídos de flores como jasmins, lírios, magnólias, rosas, violetas, lavandas, gardênia, orquídeas e gerânios. Elas podem trazer o cheiro de uma única flor ou, então, combinar vários tipos de espécies (assim denominados de buquês florais).

Frutais – Como o nome mesmo já diz, o aroma de frutas é predominante. Nessa família, estão presentes os perfumes mais joviais, vibrantes e descontraídos. Suas composições são inusitadas e autênticas, é majoritariamente feminina e algumas de suas notas são: lichia, frutas vermelhas, romã, amora, maracujá, abacaxi, morango, ameixa, framboesa e cupuaçu. As fábricas de perfumes brasileiros amam essa família olfativa, devido à grande diversidade de frutas no País.

Concentração dos Perfumes

O principal ingrediente de qualquer fragrância é a solução alcoólica com água, nas quais as notas ficam suspensas uniformemente para manter a potência do odor. Depois, é a porcentagem de perfume em relação à água que determinará sua intensidade! São conhecidas como Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Cologne e Eau Fraiche. Descubra mais abaixo.

Parfum – Essa é a concentração mais forte de um perfume. O parfum é a fragrância mais cara e encorpada de qualquer família. São perfumes luxuosos e duradouros. Não é necessário muitas borrifadas, sua fixação é a melhor de todas. Apresenta uma combinação potente de óleos essenciais, fragrância pura e álcool. Sua concentração pode chegar até 40%.

Eau de Parfum – O Eau de Parfum proporciona um odor duradouro (não igual ao Parfum) e um preço mais acessível. Sua concentração é de 15% a 20%, geralmente encontrado na forma de spray, embora às vezes as perfumarias mais tradicionais ofereçam em frascos.

Eau de Toilette – A fragrância menos concentrada, contendo apenas 15% de fragrância. As Eau de Toilettes não duram tanto na pele como o Parfum ou a Eau de Parfum, embora ainda sejam a concentração mais popular devido à versatilidade. As vendas são altas devido ao baixo preço.

Eau de Cologne – Conhecidas como água de colônia, normalmente tem uma concentração de até 8%. São populares no verão e na primavera, devido ao seu frescor, podem ser borrifadas tranquilamente sobre a pele.

Mais de Beleza