Top

Soluções para ter uma pele lisa e livre de cicatrizes e ondulações

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Marcas de acne, cicatrizes, linhas finas, rugas, tudo isso provoca mudanças na textura e relevo da pele. Algumas dessas alterações são visíveis e podem ser difíceis de serem camufladas com maquiagem. “Geralmente as marcas e cicatrizes de acne aparecem porque as glândulas das quais se originam as espinhas estão na derme profunda. Logo, as fibras de colágeno e elastina da pele têm sua arquitetura comprometida pela acne, gerando cicatrizes profundas”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas também o excesso de impurezas pode prejudicar o relevo da pele, além, é claro, do envelhecimento, quando há perda de colágeno. Consultamos especialistas para entregar o que há de mais eficiente para devolver uma textura lisa da pele:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sementes de apricot: quando a questão é superficial, uma esfoliação pode ajudar. É interessante que esse esfoliante não seja agressivo, mas ajude a retirar a primeira camada da pele, o que incentiva uma renovação celular, para melhorar a textura. “As sementes de apricot são ideais para eliminar células mortas e impurezas, higienizar o tecido, renovar as células e hidratar a pele”, afirma Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB.

Multistation: quando o relevo da pele é afetado por ondulações relacionadas ao envelhecimento, uma opção para rejuvenescimento sem afastar o paciente das atividades diárias é o laser Multistation para bioestimulação. “O laser nessa configuração dá disparos muito rápidos no rosto, o que leva ao aquecimento da derme, que é aquecida a uma temperatura ao redor de 41ºC, 42ºC, e este calor vai estimular a síntese de colágeno novo. É um procedimento minimamente invasivo e pouco dolorido, indicado para rugas, flacidez, linhas e rejuvenescimento, além de melhorar também a textura da pele”, afirma o dermatologista Dr. Luis Henrique Moura, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. São indicadas de quatro a seis sessões com intervalos quinzenais.

Pro Collagen: para o tratamento de rugas, o laser Pro Collagen promove um efeito fototérmico que resulta no rejuvenescimento facial. “O tratamento faz uma ‘ablação’, ou seja, ele queima os tecidos. O organismo entende que aquele tecido não serve mais, então ele será eliminado, ocorrendo ao mesmo tempo o estímulo para um novo colágeno. Com isso, temos uma melhora da textura da pele e de rugas, por meio da neocolagênese”, explica a Dra. Ana Paula Urzedo, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Apesar de não ser um tratamento indolor, o procedimento é bem tolerado com a aplicação de anestésico tópico. No geral, são necessárias três sessões, com intervalo mensal.

Laser Peel: conhecido como Hollywood Peel ou Black Peel, o tratamento é ideal para quem deseja conquistar uma pele radiante rapidamente, já que promove brilho imediato na pele, deixando-a mais viçosa, luminosa e com melhora na textura logo após a primeira aplicação. “Em vez de utilizarmos apenas o laser direto na pele, aplicamos uma loção de carbono na face antes da aplicação da tecnologia. Essa loção atua aumentando a penetração do laser, que aquecerá a pele para estimular a produção de colágeno e a circulação sanguínea, além de remover a loção e o estrato córneo. Como resultado, podemos observar melhora imediata na textura, viço e brilho, o que deixa a pele naturalmente saudável e com aparência mais lisa”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. Seguro, rápido e indolor, além de não tirar o paciente de suas atividades diárias, o procedimento oferece resultados já na primeira sessão, mas, caso o tratamento seja realizado quinzenalmente, é possível conquistar melhora ainda maior das linhas finas, poros dilatados, manchas e acne. Podem ser feitas até três sessões, uma a cada quinze dias, segundo a médica.

Eletroderme: mais potente e invasivo, o tratamento Eletroderme é uma radiofrequência microagulhada com excelentes resultados para cicatrizes em geral e melhora na textura da pele. No método, as agulhas ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, preservando a superfície. Isso faz com que a temperatura da derme chegue até a 70ºC, estimulando a produção de colágeno e refazendo as fibras rompidas, explica a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. “A ação do microagulhamento robótico provoca o estímulo da regeneração celular por meio do processo de cicatrização, a proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina, da neocolagênese (produção de colágeno) e angiogênese (proliferação de vasos sanquíneos)”, completa. São necessárias, em média, quatro sessões com intervalos mensais, para melhora acentuada da textura da pele.

Surgical Derm: se a necessidade é por uma ação mais profunda, para combater rugas, perda de colágeno e flacidez da pele, a novidade é um plasma endodérmico de baixa temperatura, que também melhora a textura da pele. “À medida que envelhecemos, a camada dérmica de nossa pele se afina, produzimos menos colágeno e perdemos elasticidade. Todos esses fatores produzem flacidez e enrugamento da pele. O plasma converte energia elétrica em estado gasoso e transmite esse gás energizado de uma forma sem contato para a superfície da pele. O primeiro resultado é a contração imediata do tecido”, explica a dermatologista Dra. Rossana Vasconcelos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Isso causa um microtrauma na camada epidérmica da pele (camadas superiores), enquanto simultaneamente aquece e perturba a estrutura dérmica mais profunda por meio de condução térmica. Este tratamento também ativa os fibroblastos, células mais comuns do tecido conjuntivo do corpo que produzem colágeno. Há, então um grande estímulo para remodelação das fibras de colágeno, o que rejuvenesce a pele”, acrescenta Rossana. O tratamento é realizado com aplicação tópica ou infiltrativa de anestético e são necessárias, no geral, duas a três sessões. O procedimento também melhora a textura da pele, tratando cicatrizes de acne e linhas.

Por fim, lembre-se sempre de consultar um médico, que pode indicar também nutracêuticos para potencializar a ação dos tratamentos. “A maioria dos tratamentos estéticos rejuvenescedores estimulam o fibroblasto, através de fatores de crescimento, a produzir mais colágeno, elastina e ácido hialurônico, melhorando assim a elasticidade da pele. Os ativos orais ajudam neste processo e servem como substrato para que os tratamentos estéticos realmente funcionem. A suplementação com Exsynutriment, silício estabilizado em colágeno marinho, estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, e confere melhora do tônus da pele”, finaliza a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

Mais de Beleza