Top

Óleos capilares: para o que servem e como usá-los na rotina do cabelo

Foto: Adrian Fernández/Unsplash

Foi-se o tempo em que óleo e cabelo não podiam ficar na mesma frase. Prova disso é que a cada ano o mercado recebe os mais diversos tipos de óleos para tratamentos capilares. Mas para que serve o óleo capilar? Por que ele pode ser um ótimo aliado dos fios saudáveis? Como usá-lo no dia a dia? A dermatologista especialista em couro cabeludo Andreia Frange, parceira da Souvie, responde. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Óleo capilar, para o que serve? 

“Geralmente, as pessoas associam oleosidade como uma característica negativa, seja da pele ou do cabelo, o que não é. O problema está no excesso dela. Para piorar, existem fatores externos, como químicas, banhos quentes e cremes que minam a saúde dos fios a longo prazo”, explica a expert, que vê nos óleos capilares uma solução de baixo custo para minimizar esses danos. “Óleos capilares ajudam a preservar a umidade natural dos fios, hidratam, nutrem e os protegem de agressões externas. Por isso, eles são aliados da rotina de cuidados do cabelo.” 

Como usá-lo no dia a dia? 

“Os óleos têm diferentes funções e podem ser recomendados para uso pré, após ou durante o banho. Tudo vai depender da necessidade de cada cabelo. Porém, para quem nunca teve experiência com o produto, indico uma aplicação moderada nos fios secos ou molhados para sentir como será a reação do fio”, diz Andreia.

Qual adquirir? 

Diante de tantas opções, a dúvida sobre qual escolher pode ser a mais intrigante. Nesses casos, a expert sinaliza que produtos orgânicos certificados, que não possuem ingredientes que agridam a estrutura do fio, são ótimas opções. “Silicone, parabenos, petrolatos, óleo mineral, entre outros, são os verdadeiros vilões dos fios. Por isso, escolher soluções veganas, naturais e orgânicas contribui para a saúde dos cabelos a longo prazo e evita problemas no couro cabeludo”, pontua. 

Mais de Beleza