Top

Guia da higiene facial: 10 dicas para não errar durante um dos cuidados mais importantes com a pele

Foto: Pixabay

A higienização diária da pele é um dos cuidados mais importantes para manter o tecido cutâneo bonito, jovem e saudável. Porém, apesar de parecer simples, essa etapa da rotina skincare deve ser realizada de forma extremamente cuidadosa para evitar que a pele sofra com problemas como ressecamento, efeito rebote e maior suscetibilidade aos agressores externos que podem causar envelhecimento. Então, para te ajudar a realizar esse processo sem erros, reunimos um time de especialistas para dar dicas sobre como fazer a higienização da pele da maneira mais segura e eficaz possível. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Antes de qualquer coisa, remova toda a maquiagem – A primeira etapa na rotina skincare noturna deve sempre ser a remoção da maquiagem para evitar a obstrução dos poros, o que pode favorecer o surgimento de cravos e espinhas. Mas não adianta utilizar produtos de higiene básica, como sabonetes e loções de limpeza, pois eles não são capazes de eliminar todas as impurezas. No lugar, aposte em um demaquilante ou cleansing oil. “Os demaquilantes em forma de loção, gel e espuma são ótimos para retirar os resíduos mais leves da pele, como restos de batom, blush e sombra em pó. Porém, para remover produtos de longa duração e à prova d’água, o melhor é utilizar demaquilantes bifásicos ou cleansing oil”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Outra excelente opção para remover a maquiagem é a água micelar, que possui micelas capazes de atrair as partículas de sujeira, poluição, maquiagem e oleosidade sem a necessidade de atrito.

Cuidado com o sabonete que você utiliza – Não adianta utilizar o mesmo sabonete que você usa no corpo para higienizar a face, já que esses produtos podem ser excessivamente abrasivos e prejudicar o pH e a barreira de proteção da pele. “A limpeza da pele requer um delicado equilíbrio entre alcançar uma excelente higiene ao mesmo tempo em que a barreira protetora do estrato córneo é mantida. Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo, fazendo com que a pele fique desidratada”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, consultor em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ada Tina Italy. Por isso, o ideal é optar por produtos especificamente desenvolvidos para o rosto que contenham uma fórmula suave e livre de substâncias como álcool, sabão, detergentes e fragrâncias

Evite a água quente – Algo tão simples quanto a temperatura do banho também deve receber atenção na hora da higiene da pele. “Isso porque a água quente remove excessivamente a oleosidade natural da pele, comprometendo a barreira responsável por proteger o tecido cutâneo e favorecendo o ressecamento”, alerta a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. Logo, o ideal é realizar a higiene da pele com água morna ou fria.

Aposte nas escovas faciais, mas com cautela – As escovas faciais, popularmente conhecidas como Foreo, são uma excelente opção para potencializar a higienização e a remoção das células mortas e do excesso de sebo. Indicadas para serem utilizadas à noite com um sabonete em uma massagem facial suave para que não danifiquem a pele ou causem hipersensibilidade, esses gadgets são ideais por serem feitos de silicone, o que faz com que não criem fungos e durem mais do que as escovas convencionais. “Porém, o aparelho deve ser usado com cuidado, pois pode causar ressecamento, inflamações e manchas quando utilizado com muita frequência e força”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Não pare no queixo – O processo de higienização da pele não deve ser restringido à face, já que o pescoço e o colo também sofrem diariamente com agressores diários como a poluição e outras impurezas. “E manter a saúde e a beleza da pele do pescoço, que é mais fina e, consequentemente, mais suscetível aos danos, é simples, bastando estender os cuidados com a face para essa região. Ou seja, o mesmo sabonete utilizado na face deve ser aplicado no pescoço, o que ajudará a prevenir e combater o surgimento dos sinais do envelhecimento e manter uma pele exuberante e harmônica”, destaca Paola.

Atenção ao overwashing – Limpar a pele em excesso é tão prejudicial quanto não higienizá-la. “Limpar demais a pele sem repor a umidade pode causar um desequilíbrio, levando, em um primeiro momento, ao ressecamento desse tecido e, em seguida, a produção rebote de mais oleosidade, o que favorece o aparecimento de acne em pacientes mais propensos e aumenta a suscetibilidade da pele aos danos ambientais, que causam rugas e danos de forma prematura”, afirma o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por isso, o ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso.

Esfolie na medida certa – De uma a duas vezes por semana, é interessante potencializar a higiene da pele com uma esfoliação. “A esfoliação da pele é capaz de estimular a renovação celular, desobstruir os poros e remover as células mortas e impurezas, além de melhorar a permeação de ativos que serão aplicados em seguida”, diz Roberta. No entanto, é fundamental tomar cuidado para não esfoliar a pele excessivamente, o que pode causar coceira, irritabilidade, vermelhidão, sensação de repuxamento e efeito rebote. “Atente-se também ao produto utilizado, evitando receitas caseiras que podem agredir a pele e utilizando produtos que contenham partículas pequenas ou médias feitas de ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot, e ingredientes calmantes, anti-inflamatórios, hidratantes e antissépticos, promovendo assim uma higienização do tecido cutâneo sem agredi-lo”, diz Paola. 

Seque o rosto corretamente – A toalha que você utiliza para secar o rosto após a higienização é mais importante do que você pensa. E você não deve utilizar a mesma toalha do corpo no rosto. “Isso porque podem permanecer na toalha resquícios de produtos que você coloca em seu corpo, como hidratantes e óleos de banho, e que não vão bem em seu rosto, já que podem obstruir os poros, aumentar a formação de cravos e espinhas e até mesmo causar irritação ou erupções cutâneas”, alerta Claudia. “É importante não apenas ter uma toalha separada para secar o seu rosto, mas ter certeza de que ela está limpa, o que significa que você deve lavá-la ou substituí-la por uma nova a cada dois dias. Se você tem uma pele propensa à acne ou sofre com rosácea, o ideal é que a toalha seja trocada diariamente”, afirma a médica. Além da lavagem regular das toalhas, é importante mantê-las livres de bactérias e umidade, certificando-se que sequem completamente entre os usos.

Complemente a limpeza com um tônico – O processo de higienização não acaba após o sabonete e a esfoliação, pois o pH do tecido cutâneo precisa ser reequilibrado, o que pode ser feito através do uso de tônicos. “Os tônicos, como o próprio nome já diz, tem como principal função tonificar a pele do rosto, para que, após a limpeza, o tecido fique com o pH mais próximo de seu pH original. Além disso, o produto é capaz de remover resíduos persistentes que permaneceram na pele mesmo depois da higienização. Sendo assim, ele deve ser aplicado sempre após a limpeza da pele com o sabonete”, explica Paola. No mercado, existe uma série de opções de tônicos para diferentes finalidades.

Finalize com o hidratante – A higienização da pele deve ser sempre seguida da hidratação para repor a umidade retirada durante o processo e reestabelecer a barreira cutânea. “O ideal é que essa etapa seja feita com produtos específicos para seu tipo de pele. Por exemplo, no caso de peles secas, a hidratação deve ser realizada com produtos formulados com veículos mais pesados, como cremes e loções, enquanto quem tem pele oleosa deve apostar em veículos mais leves, incluindo séruns e géis”, afirma Roberta. Os produtos utilizados podem ser formulados com uma série de ativos para atender às necessidades de cada pele, como substâncias calmantes, anti-inflamatórias, clareadoras, rejuvenescedores e, principalmente, antioxidantes. “A Vitamina C, por exemplo, é um excelente ingrediente para incluir em sua rotina skincare, pois, além de possuir ação reparadora por ser um poderoso antioxidante, o ativo ainda é capaz de fortalecer a barreira da pele, amenizar rugas e linhas de expressão, visto que estimula a síntese de colágeno, e uniformizar o tecido cutâneo, clareando e prevenindo manchas ao inibir a enzima que causa essas alterações”, completa a especialista. 

Mais de Beleza