Top

Como lidar com a pele sensível? Profissional explica

Foto: Unsplash

O que pode deixar uma pele sensível? De acordo com a dermatologista Luciana Garbelini, as causas podem variar desde a irritações provocadas por produtos, como vermelhidão, secura, erupções cutâneas, a doenças genéticas e problemas hormonais. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Geralmente, a sensibilidade passa a ser mais evidente após a aplicação de algum produto. Se a rotina skincare tiver vários steps, indico a eliminação gradativa de cada passo para uma análise cuidadosa de como a pele se comporta”, comenta a especialista, que destaca a importância da paciência nesse processo. 

“A pele nem sempre responde de forma imediata. Embora pareça um processo lento, só assim será possível descobrir qual componente está causando a sensibilidade”, pontua. Independentemente da causa, a dermatologista entrega o caminho das pedras com dicas que podem fazer a diferença na prevenção ou diminuição da sensibilidade. 

Menos é mais

A dermatologista indica uma rotina skincare com menos produtos, mas superpotentes. “Quanto menos química e mistura de produtos, melhor para diminuírem as chances de alergias. Para quem tem maior propensão a ter reações alérgicas, indico o uso de cosméticos orgânicos com alta tecnologia, que são potentes, mas não utilizam tantos ingredientes sintéticos e óleos minerais”, explica a expert.

De acordo com ela, o menos é mais até na quantidade de componentes do produto. “Quanto menor a lista de ingredientes no creme para a pele, menores as chances de ele causar alergias”. Sobre isso, a profissional lista alguns componentes que merecem atenção redobrada por despertarem alergias:

– Fragrâncias sintéticas: comuns em sabonetes;

– Lauril Sulfato de Amônio e Lauril Sulfato de Sódio: agentes espumantes que irritam a pele;

– Ácidos AHA: têm pH baixo e irritam a pele;

– Retinol: ingrediente antienvelhecimento muito forte para peles sensíveis;

– Parabenos: conservantes que podem penetrar a pele e se acumular deixando-a bastante vulnerável.

Fórmulas gentis

Enquanto alguns componentes agem como vilões das peles sensíveis, outros são os queridinhos para quem sofre com o problema, como é o caso da Calêndula, Camomila e Bisabolol.

“A calendula é a estrela para a pele sensível. Ela é bem requisitada por ter ação calmante, antisséptica e cicatrizante. Já a camomila, além de calmante, também é antiinflamatória. O Bisabolol, princípio ativo natural extraído da árvore Candeia, também é um presente para acalmar a pele, pois é antioxidante e hidratante”, explica a expert, que lista apenas esses três exemplos de

matérias-primas naturais, mas não descarta outros óleos à base de ervas naturais que também caem bem para peles sensíveis.

Passo a passo de cuidados

Manhã

Passo 1 – Limpar: comece com um higienizador facial sem sulfato ou água micelar;

Passo 2 – Tonificar: use um tônico com ingredientes que acalmam a pele, a base de extrato de chá-verde ou camomila, por exemplo; 

Paso 3 – Hidratar: escolha um hidratante sem fortes fragrâncias adicionadas e sem álcool;

Passo 4 – Proteger: Aposte em um protetor-solar com óxido de zinco

Noite

Siga os passos 1, 2 e 3 da rotina da manhã e adicione, sempre que possível, máscaras faciais indicadas para a pele sensível.

Mais de Beleza