Top

20 maneiras de preservar e aumentar o colágeno

Foto: Pixabay

A proteína da pele que mais incita a curiosidade das pessoas é o colágeno. Responsável pela sustentação da pele e ligado automaticamente a uma aparência mais jovial, o colágeno pode ser destruído ou estimulado de acordo com seus hábitos de vida.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O colágeno é um glicopeptídeo sintetizado pelos fibroblastos, células da pele responsáveis por sua produção e, para que tenha sua correta função, ele passa por reações químicas cujo resultado final é sua organização em fibras. No organismo, existem mais de 28 tipos de colágeno e na pele, se destacam os tipos I e III que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Por este motivo, muitas pessoas buscam maneiras eficientes de recuperar os níveis de colágeno na pele, seja por meio de uso de produtos, suplementos ou tecnologias e técnicas para o seu estímulo”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Abaixo, consultamos diversos especialistas para lhe oferecer o caminho das pedras em 20 maneiras de preservar ou aumentar o colágeno da pele:

1. Adicione retinóides à rotina skincare

Eles são o que chamamos de ‘padrão ouro’ para redução de rugas em casa. “São derivados da vitamina A, então estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, reduzindo assim o aparecimento de rugas”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética.

Retinóides é o termo genérico para todos esses derivados, incluindo retinol, que você pode encontrar em produtos sem receita, e ácido retinóico, disponível sob prescrição. De qualquer forma, consultar um médico é vital nesse caso, que pode ajudar com estratégias para diminuir riscos de irritação e vermelhidão.

2. Experimente Retinóides-Like

“Os Peptídeos Retinol-Like são quatro vezes mais potentes que o Retinol Puro e capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ada Tina Italy.

3. Proteja o colágeno com vitamina C tópica

A aplicação tópica da Vitamina C é importante, pois a substância atua como coenzima na biossíntese de colágeno, segundo Isabel Piatti, consultora-executiva em estética e inovação cosmética, especialista em estética e cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. “A Vitamina C também é um antioxidante, o que significa que tem capacidade de proteger o colágeno dos danos provocados pelo estresse oxidativo”, argumenta Isabel.

4. Introduza peptídeos na rotina skincare

Os peptídeos são uma cadeia curta de aminoácidos que servem como blocos de construção das proteínas. Segundo o farmacêutico Pupo, os peptídeos agem na pele quase como se fossem medicamentos: “Eles penetram, vão encontrar o receptor, ligam-se à célula e vão produzir determinado efeito. Eles são realmente muito importantes e também contam com ação pró-colagênica (de estímulo ao colágeno)”, explica.

5. Aplique protetor solar todas as manhãs

O filtro solar é vital para a prevenção do câncer de pele – mas também para manter a pele jovem, firme e elástica. “Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar: ele é o creme antienvelhecimento mais importante”, afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A proteção é de todas as camadas da pele, preservando também o colágeno.

6. Em seguida, reaplique ao longo do dia

Você deve reaplicar o protetor solar a cada duas horas em fotoexposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados.

7. Use acessórios para bloquear os raios do sol

Sabemos que o sol degrada colágeno, então, principalmente as pessoas de fototipos mais baixos e peles mais sensíveis, o uso (e abuso) do protetor solar é mais do que recomendável, mas é bom lembrar dos acessórios. “Óculos, chapéu e roupas com proteção UV podem ser usados. Evite também a exposição solar após às 9h e antes das 16h”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

8. E não se esqueça da pele do pescoço

A pele dessa região é mais fina e suscetível aos danos ambientais, por isso o creme para essa área deve auxiliar na reestruturação das fibras de colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza da pele, ao mesmo tempo em que hidrata e atenua os efeitos nocivos.

9. Adicione proteína magra ao seu prato

De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, a pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. “As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários”, diz. Ademais, existe o problema das carências nutricionais. “Além do déficit calórico, o déficit proteico e a pouca ingestão de água são os fatores alimentares que mais rapidamente impactam negativamente as estruturas da pele”, explica.

10. Limite a ingestão de açúcar

O excesso de doces e açúcares na dieta é maléfico para o tecido cutâneo. “Além da inflamação subclínica que atinge a pele, também é responsável por um processo chamado glicação, que é a formação de produtos de glicação avançada, que nada mais é que a glicose excessiva que se liga às proteínas que dão estrutura à derme, como colágeno e elastina, alterando suas funções e seu aspecto”, diz Marcella. Com isso, a pele tende a ficar mais flácida.

11. Carregue o prato de antioxidantes

Há muitos benefícios em encher metade do prato com folhas e vegetais ou aumentar o consumo de frutas, já que uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a evitar os danos dos radicais livres que degradam o colágeno. Um estudo humano recente publicado no final de janeiro no “Journal of the American Academy of Dermatology”, por exemplo, descobriu que o consumo de uvas, rica no polifenóis antioxidantes como o resveratrol, protege contra os danos ultravioleta (UV) da pele. “Os participantes do estudo mostraram maior resistência às queimaduras solares e redução nos marcadores de danos UV no nível celular. Acredita-se que os componentes naturais encontrados nas uvas, conhecidos como polifenóis, sejam os responsáveis por esses efeitos benéficos”, afirma Pupo.

12. Considere tomar suplementos

Tratamentos, em casa ou em consultório, para a pele geralmente buscam estimular o fibroblasto a produzir mais colágeno, elastina e ácido hialurônico. E uma das estratégias mais eficezes, segundo a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos, é a suplementação com Exsynutriment: “O silício estabilizado em colágeno marinho estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico que confere melhora do tônus da pele e diminuição da flacidez”, afirma a nutricionista. Outros ativos que ajudam nessa tarefa por via oral são: In.Cell, Vitamina C, Bio-Arct e Glycoxil.

13. Entenda a importância dos seus genes

O exame de dermatogenética é uma ferramenta importante para ajudar a identificar a melhor estratégia de prevenção e tratamento de acordo com seu gene. “Por exemplo, o genótipo do gene MMP1 está relacionado a uma degradação do colágeno oito vezes maior que o normal após a exposição solar. Existe também o genótipo do gene COL1A1, ligado à menor produção de colágeno”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, pós-doutor em genética e diretor geral da Multigene, empresa que realiza testes de genotipagem. “O exame faz com que seja possível uma abordagem mais precisa para a rotina de cuidados com a pele de cada um, com produtos e tratamentos específicos para oferecer o que o tecido cutâneo mais necessita”, explica a dermatologista Paola.

14. Consulte um médico

Cirurgiões plásticos e dermatologistas podem ajudar muito na indicação de tratamentos para estimular e aumentar o colágeno da pele. Existem estratégias como o Eletroderme, que une o microagulhamento robótico, que consiste em microperfurações da pele por meio de agulhas finas banhadas a ouro, com a já conhecida radiofrequência, que promove o aquecimento das camadas da pele. “As agulhas causam pequenas fissuras na pele que, quando combinadas ao aquecimento de cerca de 70ºC causado pela radiofrequência, estimulam a produção das fibras de colágeno e elastina”, explica Roberta. Também existem tratamentos sem downtime (tempo de recuperação), como Pico Ultra 300 (um laser de picossegundos que estimula colágeno) e Ultraction 3D (um ultrassom micro e macrofocado para forte ação rejuvenescedora).

15. Injetáveis

Os injetáveis podem ser usados como estratégias importantes no rejuvenescimento. “Diferentemente dos suplementos e cremes de colágeno, os bioestimuladores irão estimular a produção natural de colágeno do corpo; dessa forma, o colágeno é realmente produzido onde precisa. Além disso, os bioestimuladores são muito seguros”, diz  Farinazzo. Os mais famosos são Sculptra, Radiesse e Ellanse. Existem opções também como utilizar a gordura do próprio corpo para rejuvenescer a pele, procedimento conhecido como lipoenxertia.

“Como a gordura é do próprio paciente, a técnica é biocompatível e não há os riscos de rejeição. E, mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

16. Não fume

Na fumaça do cigarro existem radicais livres e outras moléculas que têm o poder inflamatório, aumentando o estresse oxidativo, segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do American College of LifeStyle Medicine. “Além disso estudos mostram diminuição da quantidade de oxigênio na pele após um só cigarro. Já foi identificado um gene diretamente alterado pelo cigarro nos pulmões (p53) que é responsável pelo câncer de pulmão e de pele”, alerta a médica.

17. Pratique exercícios físicos

O exercício é outro fator importante para retardar o processo de envelhecimento. “Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa. Também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres, preservando o colágeno; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito anti-aging”, explica cirurgiã vascular Dra Aline Lamaita, médica atuante em medicina do estilo de vida e membro do American College of Lifestyle Medicine.

18. Reduza o estresse

O estresse e a ansiedade prejudicam as células da pele e seu processo de renovação. “Isso acontece porque os hormônios liberados encurtam os telômeros – capas protetoras dos cromossomos que têm como função preservar o DNA. A consequência disso é a aceleração do envelhecimento, causando rugas e manchas na pele”, explica Beatriz. “Um dos efeitos do estresse psicológico é alteração da flora intestinal, o que acaba aumentando a absorção de substâncias prejudiciais à saúde e aumentando a quantidade de radicais livres. Os radicais livres alteram a estrutura do colágeno causando envelhecimento da pele”, completa a médica.

19. Corte a bebida alcoólica

Além de desidratar, o álcool também pode levar a um processo inflamatório da pele. “A inflamação crônica promovida pelo álcool piora a qualidade da pele, prejudicando sua firmeza e elasticidade e acelerando o envelhecimento cutâneo, além de favorecer o surgimento de doenças como acne, psoríase, rosácea e dermatite seborreica”, afirma Cassiano.

20. Obtenha seu descanso de beleza

Nosso organismo usa o horário de sono para fazer uma espécie de reparo dos danos, então use produtos noturnos com antioxidantes. “Mas não esqueça de dormir pelo menos 8 horas de sono durante a noite”, finaliza Salomão.

Mais de Beleza