Foto: Pixabay
Uma hora ou outra as rugas vão surgir. O envelhecimento é inevitável e benéfico, mas é possível reverter alguns sinais da idade e ter uma pele linda com tratamentos direcionados. “Para diminuir as rugas, algumas técnicas podem ser utilizadas, desde as tecnologias não invasivas, passando pelos injetáveis, até a cirurgia de lifting facial, que oferece o melhor resultado quando as rugas são mais acentuadas”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e mestre em cirurgia plástica pela Unifesp.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Segundo a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética, muita exposição ao sol, anos fumando e o próprio envelhecimento natural são os motivos mais comuns para rugas. “Esses fatores contribuem para a diminuição da espessura da epiderme, perda de elasticidade e fragilidade, que causam rugas na pele”, diz Roberta. “Mas há outros fatores envolvidos.
Você pode não controlar a passagem do tempo, mas tem total controle sobre sua exposição aos raios UV e maus hábitos, que incluem o cigarro, a bebida e também a alimentação rica em açúcar”, diz a médica. Sem protetor solar, a exposição à luz ultravioleta do sol quebra o tecido conjuntivo (fibras de colágeno e elastina) que se encontram nas camadas mais profundas da pele. Essa ruptura faz com que a pele ceda e enrugue prematuramente. Além disso, estudos descobriram que o risco de rugas moderadas a graves em fumantes ao longo da vida era mais de duas vezes maior do que em fumantes que haviam fumado por menos tempo. “No caso do açúcar, quando consumido em excesso, ele gera Agentes Avançados de Glicação, que degradam colágeno”, explica Roberta.
De acordo com Rubez, a ritidoplastia, conhecida popularmente como lifting facial, é a cirurgia realizada para reverter o envelhecimento da face, visando amenizar os sinais da idade, como rugas, sulcos faciais e flacidez, o que confere um aspeto mais jovem e descansado ao rosto.
“Podendo englobar tanto o rosto inteiro quanto uma área especifica que gere maior desconforto para o paciente, a ritidoplastia é feita por meio de cortes que permitem que o profissional tracione a pele, remodelando e reposicionando os tecidos. A incisão pode ser feita em partes diversas do rosto como na orelha, no couro cabeludo, na região temporal ou abaixo do queixo”, completa o Dr. Paolo. Em alguns casos, em que o paciente apresenta concentração de rugas e linhas apenas na região da testa, pode ser feita a frontoplastia, também conhecida pelo nome de Lifting Frontal. “A frontoplastia é uma técnica capaz de reposicionar as sobrancelhas baixas e minimizar as rugas e linhas de expressão da testa”, afirma Rubez.
Para tratar essas alterações, o primeiro passo antes de optar por qualquer tipo de procedimento estético para rejuvenescer o rosto, seja ele cirurgia plástica ou aplicação de toxina botulínica, é realizar uma consulta com o cirurgião plástico. “Ele poderá realizar uma avaliação para identificar qual parte do rosto necessita de um rejuvenescimento mais intensivo. Ou seja, o médico poderá indicar se o procedimento precisa focar na melhora da textura da pele, na reposição de volume perdido ao longo dos anos ou no tratamento das camadas mais profundas do rosto, como músculos e ossos. Um diagnóstico preciso é fundamental para atingir os melhores resultados possíveis”, destaca o médico.
Existem opções também como utilizar a gordura do próprio corpo para rejuvenescer a pele, procedimento conhecido como lipoenxertia. “Como a gordura é do próprio paciente, a técnica é biocompatível e não há os riscos de rejeição. E, mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico.
Na técnica, o primeiro passo é retirar a gordura de outra região, que pode ser dos culotes, partes internas ou externas das coxas, costas ou abdômen — sendo que esta última área é a mais comum. “O procedimento é feito através de uma cânula que fará a lipoaspiração do material, levando-o para um recipiente separado. Nele, o médico eliminará partes desnecessárias para que a gordura fique limpa e pronta para ser enxertada no local desejado”, afirma o médico. Logo após, a gordura é injetada na região facial com o objetivo de trazer efeito volumizador, tratando problemas como bigode chinês, olheiras profundas, rugas, ou promovendo a harmonização facial. Pode também ser utilizada para dar volume aos lábios, queixo e mandíbula.
Por fim, é necessário lembrar que, mesmo quando o procedimento realizado é uma cirurgia plástica, que tende a conferir efeitos mais definitivos, os cuidados com a pele devem ser constantes. “Ou seja, mesmo após o procedimento ou cirurgia plástica é importante que você continue a cuidar diariamente de sua pele para retardar o reaparecimento das alterações tratadas. Lembre-se que o uso do filtro solar diariamente é fundamental”, finaliza Roberta.