Top

Veja 5 dúvidas sobre a saúde do cabelo

Foto: Unspalsh

Quando o assunto é manter o cabelo saudável e forte, o excesso em informações nunca vai ser demais. Na hora de cuidar dos fios precisamos saber quais produtos escolher, como lavar corretamente… e a expert Viviane Lopes, do Salão Spaço Annamar, ajudou a gente a tirar as dúvidas!

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1 – Passar condicionador na raiz é prejudicial aos fios? 

É prejudicial, sim, passar condicionador na raiz, isso porque o produto no couro cabeludo provoca o aumento de oleosidade. Além disso pode causar caspa (dermatite seborreica). O condicionador deve ser usado após o xampu, apenas no comprimento do cabelo, e agir por aproximadamente três minutos. Em seguida é preciso enxaguar bem.

2 – Lavar o cabelo com água quente ou com água fria?

O ideal para a saúde capilar é usar água morna a fria na higienização. Isso porque essas temperaturas não são agressivas para o couro cabeludo, nem para os fios. Elas agem com mais naturalidade, não interferem na produção de oleosidade e tampouco promovem a abertura das cutículas e o ressecamento.

3 – De quanto em quanto tempo precisamos cortar o cabelo?

Em tese, a recomendação é ir ao salão de dois em dois meses para acertar, pelo menos, as pontas. Porém, essa periodicidade pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo e os processos químicos que são usados nele. Cabelo bem cuidado pode até levar mais tempo para o uso da tão temida tesoura.

4 – Tem algum tipo de escova que seja ideal para pentear? As que são maleáveis demais, são prejudiciais?

Escova raquete que possui a base achatada e almofadada e costuma ter cerdas com bolinhas nas pontas que protegem e massageiam o couro cabeludo. Essa, inclusive, é uma ótima opção para desembaraçar os fios e deixá-los bem sedosos. Já para as cacheadas indico pentes de madeira com cerdas mais largas e espaçadas. Isso porque o material elimina a estática, evitando o frizz, que é bastante comum nesse tipo de cabelo.

5 – Deixar resíduos de xampu no couro cabelo afeta a saúde dos fios?

Qualquer resíduo no couro cabeludo seja ele xampu ou condicionadores pode afetar o couro cabeludo, gerando coceira e até queda dos fios.

Mais de Beleza