Top

Bons motivos para comer aveia todos os dias

Foto: Divulgação

Sendo uma importante fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, a aveia é alvo de diferentes estudos ano após ano para entender quais os efeitos positivos ou negativos do seu consumo regular. Entre os principais bônus ao organismo humano, a aveia ajuda na perda de peso, mantém os níveis de açúcar baixos no sangue e reduz o risco de doenças cardíacas.

Mas, além dessas vantagens, novos benefícios estão sendo encontrados e divulgados. Confira bons motivos para inserir a aveia em sua alimentação diariamente.

1- Fonte de minerais importantes

Muitos minerais que são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo estão presentes na aveia. Por isso, ao comer farinha de aveia todos os dias, haverá maior absorção de tiamina, magnésio, fósforo, zinco, manganês, selênio e ferro.

2 – Colesterol e intestino em dia

A aveia contém, em sua composição, fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são responsáveis por criar um gel viscoso, que ajuda a baixar o colesterol e estabilizar os níveis de glicose no sangue. Já as fibras com caráter insolúvel contribuem diretamente para reduzir a constipação, melhorando a saúde intestinal.

3 – Alimento prático e equilibrado

Uma única xícara aveia cozida contém cerca de 150 calorias, sendo quatro gramas de fibras solúveis e insolúveis e seis gramas de proteína. Para o café da manhã ou café da tarde, um mingau de aveia é ideal, pois trata-se de um prato simples, saudável e equilibrado para preparar, apenas adicionando leite, açúcar ou adoçante.

4 – Ajuda na saciedade

Além de todos esses benefícios, a aveia também é uma excelente fonte de fibras que reduzem a absorção de açúcar e gordura no intestino e favorecem a saciedade, controlando a vontade de comer.

5 – Isenta de glúten

A aveia é, naturalmente, isenta de glúten. Comer menos glúten também tem sido outro tema bastante discutido em termos nutricionais e de bem-estar para o corpo humano. No entanto, é válido verificar o rótulo antes de comprar a aveia, pois ela pode ter sido processada ou transportada junto com o trigo – algo comum no Brasil.

Como ingerir aveia todos os dias?

Gostou dos benefícios da aveia e quer adicioná-la em seu cardápio do dia a dia? Confira estas dicas.

  • Salada de frutas: adicione aveia à salada de frutas.

  • Hipercalórico: misture aveia com leite e banana, por exemplo, e bata no liquidificador.

  • Omelete: adicione um pouco de aveia na mistura de ovos e temperos para o preparo.

  • Cereais: consome cereais pela manhã? Então, acrescente a aveia na mistura para um café da manhã mais nutritivo.

  • Mingau: como já foi sugerido, o mingau é uma escolha rápida e nutritiva que faz muito bem para a saúde.

Mais de Beleza