Top

Óleo de alecrim pode ajudar no crescimento capilar; saiba como usar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar Brasil

Desde a antiguidade, os óleos essenciais são usados nos cabelos e na pele por conta de suas propriedades medicinais, e o de alecrim é um dos mais famosos. Hoje, o óleo de alecrim é uma das principais opções para quem quer crescimento e fortalecimento dos fios.

Os benefícios do óleo de alecrim

Pesquisas indicam que os componentes do óleo de alecrim são poderosos para combater a queda capilar e estimular o crescimento dos fios. Também serve como tônico, pois limpa o couro cabeludo e estimula a circulação local. Por isso, evita problemas como a caspa.

“Pesquisas indicam que esse óleo é tão eficaz quanto o Minoxidil, famoso remédio para crescimento de cabelo. A vantagem é ser um ingrediente natural, além de mais barato”, afirma Viviane Coutinho, tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

“O tratamento é feito com a aplicação do óleo no couro cabeludo. Ao penetrar a pele, ele é absorvido no sistema circulatório e começa a ativar a circulação periférica. Assim, provoca um aumento da nutrição do folículo piloso e traz os inúmeros benefícios que a gente conhece”, explica.

Como aplicar o óleo no cabelo

O primeiro ponto a ser destacado, segundo a especialista, é que o óleo de alecrim não deve ser utilizado sozinho. “É necessário fazer uma mistura com um óleo carreador, aquele que dilui o óleo essencial. Utilizar ingredientes naturais é uma escolha excelente para cuidar da beleza, mas requer responsabilidades. Como a concentração de um óleo essencial é alta, é muito importante respeitar a dosagem correta”, alerta Viviane.

A tricologista recomenda uma dosagem padrão: 5 ml de óleo vegetal para uma ou duas gotas de óleo essencial, tendo em mente que 1 ml equivale a 20 gotas. Óleos vegetais, como os de abacate e de semente de uva, funcionam como carreadores e são facilmente encontrados em lojas de cosméticos.

Para aplicar nos fios, é bem simples. “Menos é mais sempre! Comece a utilizar esse blend uma vez por semana, deixando, no mínimo, cerca de 20 minutos atuando no cabelo. Na hora de retirar, deixe bastante água cair nos fios para começar a limpeza, para somente depois colocar o xampu. Use um produto que também condicione, respeitando a necessidade do seu cabelo”, acrescenta.

Mais de Beleza