Top

Treino em casa: personal trainer indica utensílios para treinar e manter o corpo em dia

Personal trainer Márcio Mutuca dá dicas valiosas sobre como é possível treinar em casa apenas com utensílios que você já tem na sua própria casa – Foto: Reprodução/Instagram

Desde que as adaptações de treinamentos fora das academias surgiram em consequência da paralisação por conta da pandemia, atletas e amantes da educação física entraram numa onda de que é possível se exercitar e cuidar da saúde física e mental através de objetos e utensílios de casa fugindo da regra dos equipamentos tradicionais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Márcio Mutuca, empreendedor e fundador do programa de treinamento online “Mutuca VIP” dá as melhores dicas de equipamentos improvisados para treinar em casa.

“Não tem erro. Qualquer exercício pode ser realizado com excelência mesmo sem os equipamentos clássicos que todo mundo já conhece. Com uma garrafa pet, é possível praticar uma série completa de superiores por exemplo. Quem quiser ousar e colocar areia ou água na garrafa para servir de peso para realizar agachamentos também é uma ótima escolha. Um banco ou qualquer cadeira resistente ajudará bastante.”

Questionado sobre a eficácia dos treinos praticados dentro de casa, o personal diz que é possível ter resultados incríveis somente com esse materiais que já temos em casa, sem precisar investir em novos itens.

“Os resultados só vem com dedicação, isso tanto dentro de casa quanto fora. Se não houver foco e planejamento, nada acontece. A verdade é que não importa tanto quais são os equipamentos disponíveis, o importante é adquirir um método”.

Aproveitando para tirar todas as frequentes dúvidas sobre essa nova tendência da prática de exercícios físicos, Mutuca especifica a diferença entre treinar por conta própria e assinar programas de treinos on-line com auxílio de profissionais especializados:

“Se fizer por conta própria, você só vai estar se mexendo, mas não é isso que traz resultado e sim a metodologia que faz a diferença. Quando não existe um suporte profissional, você fica sujeito a praticar exercícios de qualquer jeito, sem o menor entendimento e consequentemente não te trará benefícios.”

Empresário destaca a importância de não pular a fase de aquecimento antes do treino.

“Nosso corpo quando está de repouso, toda a nossa musculatura fica adormecida e fria. O corpo precisa de forma cautelosa ir acelerando e se mobilizando para perceber que a gente vai entrar em estado de ação. Quando acontece uma troca muito brusca, ocorre a lesão. Em situações em que a pessoa é sedentária por exemplo, o corpo pode tomar um choque provocando mal estar entre outros sintomas”.

Para finalizar a entrevista, Márcio explica a relação entre praticar treinos em casa e se essa rotina oferece riscos para o corpo.

“Treinar em casa oferece menos risco do que em uma academia sem assistência de um professor. Na academia costumar ter muito peso e se você não for bem atendido ou leigo em exercico físico, acaba correndo grande risco de machucar. Em casa, não tem tanto risco por ser um trabalho mais focado em peso corporal e não em sobrecarga”, finaliza ele.

Mais de Beleza