Top

Dossiê beleza masculina: dermatologista responde dúvidas

Cauã Reymond para Harper’s Bazaar Brasil de janeiro 2021. Ele veste look total Foxton – Foto: Henrique Gendre, com edição de moda de Luis Fiod, beleza de Max Weber, produção executiva de Zeca Ziembik e Pedro Aboud e produção de moda de Natan Machado.

A Dra. Cintia Cunha, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, é a nossa entrevistada para falar sobre beleza masculina e seus cuidados. Cintia dá dicas e tratamentos bem interessantes para esse público e, em específico, envolvendo oleosidade da pele, transpiração e todos os cuidados e tratamentos dermatológicos já conhecidos – mas prestando atenção à praticidade e discrição exigida pelos homens.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Quando falamos de beleza masculina, temos que pensar em peles com uma tendência de oleosidade maior. Por isso, homens, no geral, não gostam de cremes que deixam a sensação pegajosa no rosto. A indústria farmacêutica evoluiu muito nos últimos anos e hoje conseguimos cremes super ajustados à pele masculina”. explica.

Vale lembrar que o homem também gosta de praticidade. Muitas vezes eles não têm paciência de passar um hidratante, mais um anti-idade, mais um filtro solar… “é muita coisa!”. Hoje associa-se, por exemplo, vitamina C, retinol, ácido hialurônico e filtro solar em um mesmo produto, que traz  todos os benefícios possíveis. A indústria tem pensado muito nesse público que exige praticidade tanto de homens quanto mulheres com a vida cada vez mais corrida.

Quando falamos de tratamentos especificamente masculinos, várias clínicas dermatológicas têm protocolos exclusivos para o homem, com procedimentos realizados em menos tempo, inclusive a Clínica Audatti, da Dra. Cintia Cunha. “É rápido! O homem para bem pouco de sua rotina para melhorar sua imagem pessoal e logo já está liberado para o trabalho, família, amigos… São tratamentos que não deixam a pele queimada e nem um aspecto tão visível, para manter a discrição – preferível para a grande maioria dos homens – e a praticidade.”

Nesses protocolos, muitas vezes, o responsável é a toxina botulínica, usado para suavizar um pouco as expressões, mas com um efeito natural. As tecnologias variam e podem incluir também o laser de thulium ou BB laser para melhorar a pele, fechar os poros, reduzir manchas e criar a luminosidade com aspecto suave para que o paciente se sinta confortável em se expor socialmente mesmo durante o tratamento.

Muitos homens se sentem incomodados com o excesso de transpiração no dia a dia, seja em reuniões ou em atividades físicas. A solução estética para hiperidrose, é o uso da toxina botulínica, que além das axilas é possível fazerem outras áreas, como por exemplo costas e abdômen.

– Quais são as diferenças entre a pele masculina e feminina?

As peles masculina e feminina são bem diferentes e isso tem a ver com as características como espessura de pele, quantidade de glândulas e também com relação ao processo de envelhecimento. Na pele dos homens, esse envelhecimento acontece de maneira mais lenta ou mais tardia, já a pele feminina é uma pele mais delicada, mais fina, mais propensa a manchas, e precisa de cuidados extra.

– É verdade que a pele dos homens é mais oleosa? Por quê?

O homem já tem a pele com uma espessura um pouco maior e tem mais quantidade de glândulas sebáceas. Oleosidade é uma queixa muito comum entre os pacientes, então é importante entender as características de cada pele para escolher os produtos adequados e a melhor forma de abordagem de cada um. Vale lembrar que a oleosidade não depende só da quantidade de glândulas que temos, mas também da alteração hormonal do nosso corpo com essas glândulas. Como o homem tem mais testosterona, hormônio que tem uma ligação direta com a quantidade da produção do sebo na nossa pele, a oleosidade é mais estimulada. É por esse motivo que mulheres que estão fazendo reposição hormonal utilizando géis de testosterona podem muitas vezes apresentar aumento da oleosidade e piora da acne.

– Existe tabu entre os homens em manter cuidados com a pele?

Vemos que isso tem diminuído bastante entre os homens, eles estão mais cuidadosos e vaidosos, até porque o mercado tem entendido que é possível criar produtos e tratamentos personalizados para esse perfil de paciente. Hoje já existem dermocosméticos específicos no mercado para tratar a pele masculina e nas clínicas de dermatologia a demanda por tratamentos também tem aumentado. Percebemos que entre os homens existe uma busca maior por tratamentos práticos, objetivos, rápidos e discretos. Eles não querem tratamentos muito dolorosos, que deixem o rosto muito inchado ou que faça a pele descamar bastante.

– Os cuidados com a pele masculina demanda tantos passos como a feminina? Quais são?

Em relação aos passos, o tratamento da pele masculina precisa ser ajustado ao perfil do paciente e ao estilo de vida dele. De uma maneira geral, a maioria dos homens gosta de tratamentos práticos, simples. Hoje já existem, por exemplo, filtros solares que têm ativos anti-idade e vitamina C para que o paciente já tenha um tratamento da pele durante o dia em um único produto. Outra opção é um pós-barba que serve como hidratante ao mesmo tempo para deixar a pele mais cuidada. Esse tipo de produto facilita no cuidado com a pele e faz com que a rotina do passo a passo não seja tão difícil e/ou complicada para que os homens tenham maior adesão aos tratamentos.

– Homens tendem a ser menos disciplinados na hora de cuidar da pele?

É uma verdade que homens tendem a ser menos disciplinados na hora de cuidar da pele por não terem tanto esse hábito como as mulheres. A vida muitas vezes atribulada também contribui para essa falta de rotina. Por esse motivo é importante que o dermatologista se ajuste ao estilo de vida de cada paciente. Hoje, por exemplo, um passo a passo de uma rotina feminina envolve muitas vezes hidratante, creme para a área dos olhos anti-idade, às vezes antioxidantes e filtro solar. A gente vê que cinco ou seis itens fazem parte da rotina dermatológica feminina. Já na rotina masculina eles costumam utilizar geralmente três itens: um sabonete adequado, um protetor que já tem efeito anti-idade e um hidratante que já pode ser usado no pós barba. Eu procuro criar uma rotina mais tranquila para que eles possam realmente gostar e criar o hábito do tratamento.

– Quais são os produtos adequados para o cuidado da pele masculina?

O homem deve lavar o rosto com sabonete próprio, ajustado ao seu tipo de pele. Como na maioria das vezes eles possuem uma pele oleosa, sabonetes que têm ácido glicólico e ácido salicílico são boas alternativas. Em seguida ele deve utilizar um filtro solar. Existem vários no mercado que contêm ativos como vitamina C, antioxidantes e ácido hialurônico que vão ao mesmo tempo proteger a pele,  estimular a produção de colágeno e melhorar as rugas. E vale a pena sempre ter um pós-barba que tenha uma ação hidratante e cicatrizante para evitar foliculite, aquelas espinhas que aparecem no pós-barbear. Então, esse passo a passo de sabonete, filtro solar e ainda um hidratante com efeito pós-barba é suficiente para alcançar uma pele mais bonita e saudável.

– A pele negra masculina demanda cuidados especiais? Quais e por quê?

A pele negra masculina precisa dos mesmos cuidados que os outros tipos de pele, ou seja, utilizar protetor solar, utilizar uma rotina de hidratação adequada que vai ser muito mais focada no estilo da pele, seja ela uma pele oleosa, seca ou sensível do que na cor da pele. A pele negra tem mais melanina e uma pigmentação extra contra as radiações solares, mas nem por isso deve deixar de utilizar o protetor solar, os cuidados são os mesmos.

– Que procedimentos simples e rápidos os homens podem fazer em clínicas?

A procura maior tem sido pela toxina botulínica, tanto para tratar a expressão como para trabalhar o excesso de suor. Entre os homens é muito comum a queixa do excesso de transpiração na região das axilas, abdômen e costas, então a toxina botulínica pode ser aplicada com o objetivo de reduzir a transpiração, geralmente uma vez por ano. Mas os homens também buscam suavizar as expressões sem congelar, com resultados discretos e naturais, então a toxina botulínica tem sido uma ferramenta interessante. Outra opção para os homens que querem se sentir bem mas querem evitar artificialidade é o uso de bioestimuladores, produtos injetáveis que farão com que a própria pele do paciente produza colágeno e dê efeitos naturais.

Entre os lasers, o queridinho dos homens é a depilação porque eles gostam de depilar a região do pescoço, a região da barba onde a inflamação no processo de depilação acontece com frequência. Também existem tecnologias como, por exemplo, a luz pulsada e o laser de thulium que conseguem tratar a pele do paciente sem deixá-la marcada, vermelha  e inchada. Isso faz com que o paciente tenha mais adesão ao tratamento, pois ele não fica incomodado com a recuperação pós-laser porque o tratamento é bem tranquilo.

– Quais são as principais reclamações do público masculino em sua clínica? Que procedimentos são adequados para essas reclamações?

As principais reclamações do público masculino são: o excesso de suor nas axilas que é tratado com toxina botulínica, aumento de oleosidade na pele, poros dilatados que são tratados com peeling e tecnologias de laser específicas, a calvície masculina também chamada de alopecia androgenética masculina é tratada com diversos tipos de terapias capilares que usam tecnologias do tipo laser, medicações injetáveis, entre outros. Vale lembrar que os homens também se queixam das rugas onde a toxina botulínica também pode ser utilizada para melhorar as linhas de expressão.

– A sudorese excessiva é um problema entre os homens? O homem negro também? Quais são as soluções?

A sudorese é sim uma queixa, tanto no homem branco como no negro. Como falei acima, a sudorese é tratada com toxina botulínica, assim como as rugas de expressão localizadas principalmente na testa. Os poros dilatados são tratados com o laser de thulium, que ajuda a melhorar o aspecto da pele.  Outra das principais queixas entre os  homens é em relação ao cabelo. A queda de cabelo é algo importante que acontece entre os homens e é difícil disfarçar quando aparece e por isso a busca por tratamentos capilares tem sido cada vez maior. Estima-se que 50% da população masculina sofre de calvície genética. Então o centro de tratamento capilar busca oferecer alternativas para esses pacientes. É possível sim recuperar, mesmo em casos mais avançados. Existem tratamentos chamados terapias capilares que variam de acordo com cada clínica e que podem sim estimular o crescimento e recuperação dos fios.

– As Rugas são, hoje em dia, um problema para os homens também?

Rugas são problemas também em homens. Eles são mais resistentes a procedimentos invasivos, têm mais receio de resultados artificiais e realmente vale a pena investir em tratamentos menos e mais para eles. Quando eu faço, por exemplo, a aplicação de toxina botulínica, costumo deixar uma ou outra ruga, se é desejo do paciente, para que o resultado fique bem natural.

– Melasma pode atingir os homens?

As manchas acontecem, homens também estão sujeitos a elas e também podem ter melasma, assim como as mulheres. Os homens tendem a apresentar maior resistência no uso de uma base de maquiagem, por isso eles buscam bastante tratamentos para ter uma pele uniforme. E os escolhidos são tratamentos que têm um pouco “downtime”, com prazo de recuperação rápido ou imediato, que não deixam a pele vermelha ou inchada para que eles possam manter suas rotinas de trabalho e suas atividades habituais sem chamar a atenção para o tratamento. Homens gostam de ser discretos nas abordagens.

– Além

Mais de Beleza