Top

Pele oleosa x protetor solar: dicas de cuidado para as altas temperaturas

Foto: Pixabay

As temperaturas elevadas e os dias mais abafados e quentes fazem com que se transpire mais e ocorra um aumento na produção das glândulas sebáceas. E quem tem pele oleosa a sensação é ainda mais desconfortável, aumentando o brilho e o aspecto de oleosidade na pele.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Diante disso, as pessoas têm dificuldade em escolher um protetor solar, já que este produto, muitas vezes, tem uma textura mais densa e cremosa, fazendo com que a pele pareça ainda mais oleosa. Porém, este item não deve ser excluído da rotina de cuidados diários. O caminho é acertar na escolha e optar por um produto específico para este tipo de pele.

A médica Manoela Fassina, dermatologista da Clínica Leger, explica como escolher um protetor solar para pele oleosa nestes dias de temperaturas elevadas. “A escolha do protetor solar é muito individual, porém, o mais importante é considerar seu tempo de proteção e o controle da oleosidade, assim como a textura mais adequada. O ideal é evitar itens com muito óleo na fórmula e optar por um produto de rápida absorção”, avalia.

A dermatologista também destaca as diferenças entre os protetores físicos e químicos. “Os físicos costumam ter uma textura não muito agradável, pois são mais encorpados, como se fossem uma película que reflete o raio solar no momento da exposição. Apesar do mercado já ter evoluído bastante, ele ainda é o mais indicado, por exemplo, para gestantes e para quem tem a pele sensível, como as crianças. Já o protetor solar químico é diferente, pois as moléculas absorvem os raios fazendo com que o efeito da exposição seja minimizado, além disso, ele é indicado para todos os tipos de pele e costuma ser o mais procurado no mercado de dermocosméticos.”

Geralmente quem sofre com oleosidade sente principalmente os efeitos no rosto mas, o corpo, também merece cuidado, sobretudo para quem transpira em excesso. Para estes casos, Manoela indica os protetores solares em spray ou as brumas, que estão super em alta.

“Estes produtos costumam ser muito práticos, não só no dia a dia mas principalmente para o uso em piscina pela sua facilidade na aplicação. Mas é importante lembrar, que para ter o efeito de proteção, o produto precisa ser aplicado de forma homogênea, com as mãos. Outra vantagem é que também são indicados para peles sensíveis mas devem ser mantidos sempre, no fator 50 ou 60. Afinal, o cuidado com a pele deve ser sempre redobrado”, finaliza.

Mais de Beleza