Top

Karen Junqueira fala sobre seu vegetarianismo e dá dicas para quem quer aderir a esse estilo de vida

Karen Junqueira – Foto: Sergio Bochart

A atriz. Karen Junqueira, que atualmente está no ar na edição especial de “Haja Coração” com a vilã icônica Jessica, tornou-se vegetariana há cerca de 2 anos, mesmo já não consumindo carne vermelha há algum tempo. Faz um período que a atriz entendeu que sua escolha não somente mudou seu estilo de vida e como enxerga a alimentação, mas como sua opção impacta positivamente o meio ambiente. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Desde criança não gostava de comer carne, os anos foram passando e percebi que, além do gosto não me agradar, meu organismo não digeria muito bem, então optei por cortar definitivamente a carne vermelha, até que o mesmo aconteceu com o frango e com o peixe, mesmo que o gosto me agradasse um pouco mais. Logo, comecei a ler sobre os impactos ao meio ambiente e entendi que poderia fazer parte de algo maior. De uma escolha mais empática. Tenho profundo respeito pelos animais, e não tenho como deixar de falar que fico triste com o sofrimento deles”, diz a atriz.

Sabemos que a emissão de gases de efeito estufa atingem negativamente o meio ambiente, para além disso, também há o impacto do desmatamento da natureza para que as criações de gado cresçam cada vez mais. Esse conhecimento, fez com que a atriz refletisse ainda mais sobre a importância do vegetarianismo. 

‘’É importante que as pessoas comecem a pensar em um consumo mais consciente. Entendo que essa mudança não será repentina, respeito às particularidades de cada um, mas acho que a sociedade precisa pensar em como será o nosso futuro e quais os impactos que vamos sofrer se esse consumo desenfreado continuar. As vítimas não serão só os animais, mas nós também”, reflete.

Karen entende as dificuldades de mudar a alimentação e como isso pode impactar na rotina de vida das pessoas, mas a atriz acredita que ter vontade de fazer essa mudança já é um passo importante. E para ajudar quem deseja adotar uma alimentação vegetariana, ela separou algumas dicas simples que lhe ajudaram no começo, quando optou pelo vegetarianismo, mas vale lembrar que é importante consultar um médico nutricionista que pode te ajudar nesse planejamento e orientar sobre a quantidade de alimento que deve ser consumido para não afetar a sua saúde.

Segunda sem carne

Começar com a “segunda sem carne” é uma boa opção, basta tirar qualquer tipo de carne de suas principais refeições, substituindo-as por vegetais ricos em proteínas, como lentilhas, soja, quinoa, grão-de-bico, ervilhas, entre outros. Em apenas um dia é possível ter um impacto ambiental muito positivo.

Pesquise dicas de receitas sem carne, hoje é possível encontrar centenas de opções na internet.

Karen Junqueira – Foto: Sergio Bochart

Não pare de uma hora para a outra

Seu organismo está acostumado a consumir a carne, afinal, sua vida inteira foi assim. Por isso, para que essa mudança seja feita de forma saudável, procure a ajuda de uma profissional, como nutricionistas, que te ajudará a fazer essa transição sem que falte nutrientes em seu organismo e você não corra o risco de adquirir uma anemia, por exemplo.

Entenda mais sobre o assunto

É importante saber por que você está optando por essa mudança, saber quais são os impactos gerados pelo consumo da carne e como isso mudará ao escolher um novo estilo de vida. É essencial entender quais são as procedências do alimento que consome. Temos que ter responsabilidade em relação ao que estamos colocando na mesa, saber a procedência do alimento. Penso que essa decisão é pessoal e intransferível, mas há de se informar como pode ser nocivo certos consumos que antes não pensávamos. Hoje temos informação e só cabe a nós tomar a melhor decisão.

Créditos:

Foto: Sergio Bochart.

Beleza: Guto Moraes.

Styling: Alê Duprat.

Direção criativa: evva comunicação.

 

 

Mais de Beleza