Top

Especialista em ioga facial lista seis dicas do que não fazer na rotina de pele

Alessandra Scavone – Foto: Divulgação

A fonoaudióloga e especialista em ioga facial Alessandra Scavone, criadora da técnica Masc Facial, atenta: “Para começar, é importante lembrar: quem não faz exercícios físicos, ou para de fazer por um período, fica com os músculos atrofiados. O mesmo acontece com a musculatura da face. Se ela não é trabalhada, perde-se a tonificação, e isso prejudica a sustentação da pele. Como ajudar? Exercícios de ioga facial, com massagem para os músculos em casa e na clínica”, explica a expert.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Descubra seis dicas da especialista sobre o que não fazer ao aplicar cremes em casa, a fim de evitar a flacidez do rosto:

1. Colocar o creme e fazer movimentos de qualquer jeito. Ou pior, fazer na direção de cima para baixo. Já temos a lei da gravidade para levar tudo para baixo. Por que ajudá-la a piorar a flacidez do nosso rosto?

2. Um dos maiores sinais reveladores de envelhecimento é um pescoço enrugado. E justamente no pescoço temos um grande músculo chamado platisma. Portanto, se você quiser um pescoço tonificado e lindo, nunca faça movimentos de cima para baixo, pois isso causará mais flacidez ainda. Como eu sempre falo nas consultas, no programa online e no livro, hoje em dia está todo mundo o tempo todo olhando para baixo, para celular ou com o computador colocado mais baixo do que seria ergonomicamente correto. Com isso, a flacidez e as indesejadas rugas no pescoço estão chegando antes do tempo.

3. Na região das bochechas, é comum somente fazer o movimento de abrir, do centro para fora.  Esquece-se de que antes disso deve-se subir da mandíbula até o osso da região da maçã do rosto e só então deve-se abrir, na direção das orelhas. Com isso, além de abrir, você melhora o temível “buldogue”.

4. Cuidado ao fazer caretas, como enrugar entre as sobrancelhas ao aplicar o creme, pois muita gente ao se concentrar, em vez de relaxar e soltar a musculatura, tensiona em locais que não devia. Isso serve também para outros momentos do dia, como se maquiar etc.

5. Ao massagear a linha mandibular, realizar movimentos com os dedos indicadores e polegares, sempre do queixo até as orelhas, e nunca voltando, ou seja, sempre levantar os dedos quando chegar às orelhas e voltar no ponto inicial (queixo) e recomeçar o movimento

6. Um dos erros mais comuns é: ao aplicar os cremes na região dos olhos levantar as sobrancelhas. Isso causa rugas na testa desnecessariamente.

Mais de Beleza