Top

Pele perfeita no verão: dermatologista dá dicas de alimentos para deixar o rosto bonito em plena estação do sol

Foto: Unsplash

Existem muitas formas de deixar o rosto com um aspecto mais lisinho e ainda mais bonito, como cremes hidratantes, esfoliação e maquiagem. Mas, apesar da rotina de cuidados com a pele ser essencial para ter esse resultado, é preciso entender que uma alimentação saudável é essencial. Segundo a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existe algumas vitaminas e minerais em alimentos que são fundamentais para ter a pele perfeita.

Aposte nas vitaminas A, B, C, D e E

Todas as vitaminas são essenciais para o cuidado com a pele. Elas estimulam a produção de colágeno, reparam o DNA celular e protegem contra os danos causados pela radiação ultravioleta. Para que o corpo receba a quantidade adequada de cada uma delas é preciso ingerir frutas, legumes e verduras.

Abaixo, veja uma lista de onde encontrar cada uma delas:

Vitamina A: Fígado, gema de ovo, óleos de peixes, cenoura, espinafre, manga e mamão.

Vitamina B: Bife, fígado, salmão, atum, peito de peru, ovos, banana, batata, abacate, feijão, espinafre, amêndoas e leite.

Vitamina C: Pimentão amarelo, suco de laranja, morango fresco, mamão papaia, kiwi, goiaba vermelha, melão-cantalupo, suco de tomate, manga, laranja, brócolis.

Vitamina D: Carnes, peixes, salmão, sardinha, mariscos, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Vitamina E: Sementes de girassol, avelãs, castanhas, salmão, bacalhau e ovo cozido.

Abuse dos alimentos antioxidantes

“Eles são muito importantes para combater o dano causado pela radiação ultravioleta e pela poluição, que provocam o envelhecimento precoce ou até mesmo a formação de um câncer de pele. Aposte em frutas vermelhas, frutas cítricas, aveia, açafrão, linhaça, mamão, abacaxi e melão”, destaca a médica.

Beba bastante água

Pode parecer óbvio, mas um corpo bem hidratado resulta em uma pele bem hidratada, até porque as nossas células são também compostas de água. “O ideal é que seja ingerido, pelo menos, dois litros de água todos os dias”, ressalta.

Cuidado com os carboidratos e proteínas em excesso

“O que não faz bem para pele é aquilo que também não faz bem ao nosso corpo, ou seja, a gordura ruim, uma alimentação com excesso de carboidratos. O excesso de proteína também causa acne, então é recomendado um equilíbrio na alimentação”, finaliza Ana Carolina Sumam.

Mais de Beleza