Top

Veja 5 dicas para ficar longe do inchaço nas pernas nos dias quentes

Foto: Pixabay

Extremidades frias, inchaço dos membros inferiores, dor, cansaço excessivo, sensação de formigamento e aparecimento de varizes podem ser sinais de má circulação. “As mudanças de hábitos simples podem ajudar a melhorar esses sintomas”, diz Caio Focássio, cirurgião vascular de São Paulo. O especialista lista medidas para manter o sistema circulatório saudável.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O médico explica que pode ser até normal que, depois de um longo dia de trabalho, as pernas fiquem inchadas e até doloridas. Porém, o constante aparecimento desses sintomas pode ser sinal de algo mais grave, como falhas na circulação. Com isso, pode haver uma concentração excessiva de líquido na região, que pode ser causada por vários motivos, dificultando o fluxo sanguíneo.

Os fatores hormonais também podem ser desencadeantes desse problema. “Além disso, situações como o sedentarismo, doença renal e até cardíaca podem ser o cerne do problema”, explica o médico. Mas, em grande parte das vezes, o inchaço no final do dia é causado pela falta de movimentação que se agrava nos dias mais quentes.

O cirurgião vascular listou 5 dicas que podem livrar suas pernas desse mal – principalmente nos dias mais quentes do verão. Veja a seguir:

1 – Levante: para quem trabalha sentado é recomendável levantar a cada hora. As pessoas que trabalham em pé precisam ficar atentas, o uso de meias elásticas para quem não tem contra indicação é uma boa medida a ser tomada.

2 – Mexa-se: Praticar exercícios físicos regularmente – caminhada, bicicleta ou corrida que estimulam o retorno sanguíneo.

3- Pés para o alto: em casa, relaxe e eleve os pés – com uma almofada, por exemplo. Assim, o retorno venoso é facilitado, diminuindo o inchaço.

4- Beba água: O consumo de água diário ajuda o funcionamento dos rins e, com isso, pode também diminuir o inchaço.

5- Controle a balança: Manter o peso diminui os riscos do aparecimento de varizes. Além disso, estar em forma diminui os sintomas de inchaços das pernas.

Mais de Beleza