Top

Vitamina C: 10 verdades e benefícios para o uso diário do produto

Foto: Apostolos Vamvouras/Unsplash

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ingeridas por meio da alimentação ou suplementadas, elas promovem inúmeros benefícios, inclusive para a saúde e beleza da pele, especialmente quando aplicada diretamente na superfície cutânea.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Dr. Antonio Gomes Neto, médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que muitas delas são responsáveis pela síntese e regeneração celular, como é o caso do ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C.

“É um ingrediente dermocosmético aliado à rotina diária de cuidados com a pele, muito encontrado no mercado e recomendado por médicos dermatologistas. Porém, há muitas dúvidas sobre sua ação e é extremamente importante conhecer as propriedades e estar alerta quanto à qualidade e à preservação deste produto”.

Para esclarecer alguns receios dos consumidores, o especialista elenca 10 verdades e benefícios sobre a vitamina C, para que seu uso seja adequado e consciente.

1 – É um poderoso antioxidante

As substâncias antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, ou seja, formam uma barreira protetora adiando o envelhecimento celular. O uso da vitamina C no rosto, pescoço e colo retarda a degradação do tecido cutâneo, prevenindo e amenizando as rugas e as linhas de expressão.

Há produtos no mercado com concentrações altas de ácido ascórbico puro, tornando os efeitos ainda mais evidentes. Como existem muitas opções, hoje em dia, aconselho meus pacientes a lerem o rótulo e não escolherem unicamente pela marca ou pelo preço.

2 – Potencializa a ação do protetor solar

A recomendação do uso diário de protetor solar não é uma novidade. Ele é essencial para proteger a pele dos raios UVA e UVB, prevenindo contra o câncer de pele, manchas e envelhecimento cutâneo precoce. Porém, combinar a aplicação com vitamina C vai promover uma ação ainda mais ampla de fotoproteção, auxiliando no combate ao efeito oxidativo da radiação solar, responsável por gerar os radicais livres.

A dica é lavar o rosto logo pela manhã, aplicar a vitamina C, aguardar o produto secar na pele e seguir com o filtro solar.

3 – Auxilia no clareamento de hipercromias

O ácido ascórbico age na prevenção de hiperpigmentações, pois inibe a formação da melanina na pele, auxiliando no combate ao escurecimento e nas hipercromias provocadas pela ação inflamatória das lesões de acne ou de algumas dermatites.

Ele pode ser usado em uma combinação com outros produtos para tratamentos da pele. Porém, é extremamente importante a recomendação de um dermatologista, que vai avaliar cada caso e prescrever a quantidade e frequência das aplicações, de acordo com a necessidade de cada paciente. Em alguns casos, o uso da vitamina C precisa ser feito em dias alternados, intercalando com a manipulação de ácidos, por exemplo.

4 – Deixa a pele mais viçosa

O ácido ascórbico também promove a iluminação natural da pele. Desde as primeiras aplicações do ingrediente é possível notar o brilho saudável na pele. Alguns produtos no mercado têm textura de sérum. Eles são opções incríveis para uniformizar, proteger e dar o viço adequado à pele. E, para quem gosta de maquiagem, aqui vai uma dica excelente: utilize-o antes de todos os produtos e terá um efeito aveludado, como a de um primer.

5 – Estimula a formação de colágeno

A vitamina C age diretamente na formação de colágeno, uma proteína fabricada pelo corpo humano. Porém, na terceira década de vida inicia-se um processo de lentidão na produção e um aumento de degradação do colágeno, sendo recomendada a realização de cuidados e tratamentos com o objetivo de diminuir esses efeitos. Realizando aplicações do produto localmente, a ação estimula a produção natural, promovendo mais elasticidade da pele e prevenindo o envelhecimento cutâneo.

6 – Poder cicatrizante

O ácido ascórbico tem uma grande capacidade de atuar na regeneração da pele. Ele age diretamente na proliferação e migração das células em áreas danificadas, sendo um ingrediente potencialmente útil para quem sofre de acne, por exemplo.

O uso diário vai auxiliar na cicatrização da pele, auxiliando na recuperação das lesões recentes e na melhora da uniformização da pele com as hipercromias causadas pelas lesões inflamatórias de acne.

7 – Pode ser usada em todas as estações do ano

Alguns ativos dermocosméticos, especialmente quando manipulados para aplicação na face, possuem prescrições restritas. Muitas vezes recomendamos o tratamento em períodos específicos do ano, como por exemplo, no uso de alguns ácidos que promovem um efeito descamativo e de renovação celular, conhecido como efeito peeling, durante o inverno. Porém, a vitamina C é um ingrediente geralmente muito bem tolerado, o que permite ser administrado diariamente, uma ou duas vezes por dia, exceto em casos específicos.

8 – Cuidado! Ela pode oxidar

O ácido ascórbico é um composto instável e facilmente sofre oxidação quando exposto ao oxigênio, luz, água e altas temperaturas. Para evitar que o produto fique com a cor alterada – um dos fatores que demonstram a oxidação ativa -, e com isso também tenha sua eficácia diminuída, opte por embalagens que dificilmente promoverão o contato da composição com o ambiente externo.

9 – Pode ser usada por todos os tipos de pele

Uma das maiores preocupações é sobre os produtos que podem ser usados nas peles sensíveis. A vitamina C é um ativo com boa aceitação em todos os tipos de pele. Pessoas com pele seca, mista ou oleosa podem inclui-la na rotina de cuidados diários.

O alerta que sempre dou é ler a composição de cada produto. Pessoas que são alérgicas a qualquer substância presente naquele item, devem evitar o seu uso.

10 – Não há contraindicação para gestantes e lactantes

As mulheres que estão grávidas ou na fase de amamentação costumam ter cuidado redobrado para ingerir ou usar qualquer produto que possa prejudicar o bebê. O uso da vitamina C pura no rosto não é prejudicial, e ela pode ser utilizada diariamente.

Mais de Beleza