Top

Beleza: 5 motivos para os homens ficarem mais atentos no verão

Foto: Pixabay

Sabemos que a pele masculina é mais oleosa, há uma maior tendência à acne e isso pode piorar no verão. Mas os fios da barba e do cabelo também sofrem, por isso os homens devem ficar atentos: os cuidados com pele e pelo devem ser constantes.

Abaixo, listamos os 5 principais motivos para os homens redobrarem os cuidados estéticos no verão.

A incidência de câncer de pele é maior nos homens

Dados sobre o câncer de pele no Brasil apontam que a doença tem maior frequência entre os homens. Além da genética, a principal causa do câncer de pele é justamente a falta de proteção contra os perigosos raios UV – um cuidado muito negligenciado pelos homens. Moramos em um País tropical, mas a nossa pele pode sofrer com os índices altos de raios UV. “Principal responsável pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), o raio UVA é um tipo de radiação que atravessa nuvens, vidro e epiderme, é indolor e penetra na pele em grande profundidade, até as células da derme – sendo o principal produtor de radicais livres. Os raios UVA afetam a pele o ano todo, independentemente da estação. Esse tipo de radiação não é bloqueado totalmente com protetor solar e traz prejuízos, desde lesões mais simples até, em casos mais graves, câncer de pele”, afirma a Dra Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Já a radiação ultravioleta B deixa a pele vermelha e queimada, danificando a epiderme e é mais abundante entre as 10h e 16h. “Seu grau de proteção é medido pelo FPS e é uma radiação que pode furar o bloqueio dos filtros químicos e aumentar o risco de cancerização”, diz a médica.

“Use sempre filtro solar, diariamente, independentemente da estação do ano”, afirma Isabel Piatti, consultora executiva em estética e inovação cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. Nada substitui o protetor solar, mas você pode reforçar as defesas da sua pele por meio nutracêuticos, como Polipodium Leucotomos, Bio-Arct, Glycoxil, Vitamina C e FC Oral.

A oleosidade excessiva pode piorar a acne

A pele do homem, de maneira geral, já produz mais gorduras porque ele tem as glândulas sebáceas maiores, principalmente em relação à face. “Além disso, temos a ação dos hormônios masculinos que são os grandes estimuladores da produção de gordura, dos ácidos graxos e que muitas vezes – quando produzidos em grande quantidade e de forma inadequada – acabam servindo para alimentar as bactérias da nossa pele, tornando-a mais congesta, mais gordurosa e com tendência à formação da acne”, afirma a dermatologista.

Nessas circunstâncias, não é fácil controlar a produção de oleosidade da pele, mas é necessário ter cuidado com o que é chamado de efeito rebote. “O efeito rebote ocorre quando há um ressecamento excessivo da pele, o que estimula a produção da oleosidade”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Foto: Pixabay

Negligência com a pele corporal pode trazer problemas

“Quando falamos em fotoproteção, não estamos apenas nos referindo ao uso do filtro solar. Mas um amplo conceito de proteção solar, que inclui chapéu, óculos escuros, e, principalmente para proteger o corpo, o uso de roupas com proteção UV”, afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A falta de proteção no corpo, principalmente em fotoexposição direta na praia, no clube ou na piscina, pode causar queimadura solar. “Sintomas leves de ardência devem ser tratados com compressas geladas e a hidratação da pele diminui o tempo de vermelhidão. Em casos mais graves, é necessário o uso de corticoides tópicos. Queimaduras com bolhas devem ser avaliadas por médico”, diz o médico.

Os fios da barba sofrem mais

Assim como o cabelo, a qualidade dos fios da barba pode piorar durante o verão devido à exposição excessiva dos pelos faciais ao sol, mar e piscina. “Estes fatores causam o ressecamento dos fios, deixando-os quebradiços e opacos. A incidência dos raios UV, o cloro e a água salgada também podem oxidar os pigmentos dos fios, causando mudanças na coloração da barba. Por isso, é importante adotar alguns cuidados extras para manter a barba saudável durante o verão”, afirma o Dr. Lucas Fustinoni, médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society e da European Hair Research Society. “Além disso, o calor estimula a oleosidade da pele que, em excesso, pode afetar o crescimento da barba”, completa o médico. Lavar e manter a barba hidratada são dois passos fundamentais.

De olho no couro cabeludo

Apesar de ser um problema mais relacionado ao inverno, a dermatite seborreica, ou caspa, pode acometer o couro cabeludo durante todo o ano, inclusive no verão. “Essa patologia crônica inflamatória recorrente traz lesões descamativas importantes que coçam muito e frequentemente avançam para a pele. Pioram com o suor, com shampoos leitosos, cremosos ou perolizados. Ela pode provocar queda capilar na crise aguda e está muito relacionada ao estado emocional do paciente em questão”, diz a médica Claudia. O tratamento requer diagnóstico realizado por dermatologista para a indicação de tratamentos, que podem ser com loções e xampus à base de ácido acetilsalicílico, piritionato de zinco, cetoconazol, Calêndula, Camomila e Melaleuca e às vezes indicado o uso de corticoides para o controle inflamatório na crise aguda e severa. “Tônicos com Defenscalp, que preserva a microbiota do couro cabeludo, podem ser indicados”, finaliza a médica.

Mais de Beleza